Tendências Tecnologia

5 Tendências de tecnologias de alto crescimento

11/07/21

Um estudo da Gartner indicou que as principais tendências tecnológicas para os próximos anos incluem inteligência artificial, segurança cibernética e soluções de Big Data.

O disparo do uso da internet nos últimos dois anos por conta das plataformas de comunicação de trabalho, redes sociais, serviços de entregas, alimentação e entretenimento, fez a pesquisa por tecnologia avançar.

A prometida casa inteligente é um assunto em alta, uma casa toda conectada com a internet que recebe comandos do dono, e também a melhor comunicação entre inteligências artificiais e humanos é um tópico bastante discutido.

Listamos aqui e falamos um pouco sobre 5 tendências que só crescem no mundo da tecnologia:

1 – Analytic e Big Data

A maior das tendências é o desenvolvimento mais específico e completo para as soluções de Big Data.

O desenvolvimento das novas tecnologias caminha junto com a análise de dados, já que é necessário conhecer as necessidades do usuário para uma melhora na experiência, aumentar a produtividade das empresas, além de ajudar na tomada de decisões de negócios mais inteligentes.

2 – Reconhecimento facial

O reconhecimento facial torna-se cada vez mais fundamental para a segurança do usuário em relação aos dispositivos tecnológicos.

Celulares, caixas eletrônicos e portas de bancos, por exemplo, começaram a utilizar o reconhecimento facial desde que na pandemia do Covid-19 houve implicação com a impressão digital.

3 – Soluções em nuvem

As soluções em nuvem também são uma tendência crescente, porém com características diferentes como conhecemos atualmente. A nova solução tem se chamado Nuvem Distribuída, ou seja, serviços de nuvem distribuídos geograficamente.

A intenção é ter uma nuvem “pública”, um serviço que não fica preso a apenas um data center.

4 – Segurança cibernética e blockchain

A segurança das redes tem sido cada vez mais discutida e um projeto é que tudo seja cada vez mais confiável e seguro. Devido aos grandes ataques à corporações e grandes empresas nos últimos anos, essa necessidade só cresce.

A segurança e confiança das transações online como da Bitcoin também entram em discussão e o blockchain deve se unir com a internet das coisas e a inteligência artificial.

5 – Inteligência artificial

Essa tecnologia deve ganhar ainda mais recursos ainda em 2021, especialmente pela chegada do 5G em grande parte dos países.

A projeção é que a inteligência artificial, em conjunto com o machine learning, possam “ensinar” para as máquinas como combater, e até prever, ataques cibernéticos com maior precisão e sem comprometer recursos da empresa.

A formação da Blue prepara pessoas para ingressar no mercado de trabalho para atuar com ferramentas, técnicas, linguagens modernas e mais utilizadas pelo mercado. Conheça nosso programa de curso.