8 dicas para criar um currículo diferenciado em TI

8 dicas para criar um currículo diferenciado em TI

O maior desafio de fazer um bom currículo é prender a atenção do recrutador e demonstrar que se encaixa no perfil profissional que está sendo procurado. Se você deseja encontrar o trabalho dos seus sonhos, é importante que construa uma imagem de marca pessoal que o diferencie dos demais.

O primeiro passo para fazer isso é passar alguns minutos revisando seu currículo e ter certeza de que ele reflete tudo o que você é capaz de fazer. Se você não sabe como fazer isso, aqui estão algumas dicas que vão te ajudar nessa etapa. Anote!

O que colocar no currículo de TI?

Apresente-se:

Resuma em 3 ou 4 linhas quem você é, em que é especializado ou o que gostaria de fazer em seu próximo trabalho.

Essa parte deve funcionar como o trailer de um filme: o objetivo é chamar a atenção com um texto curto e atrativo.

Se você colocar muitas informações em dados pessoais, poderá se perder em seu real objetivo. Lembre-se de que o currículo deve parecer bom à primeira vista.

Foco no setor de TI:

Se você já trabalhou anteriormente, concentre-se em agregar as experiências que estejam relacionadas ao cargo para o qual você está se candidatando e que agreguem valor à sua candidatura.

Detalhe sua carreira: 

Inclua suas qualificações mais relevantes e escreva sua experiência em ordem cronológica, especificando os projetos em que participou, o papel que desempenhou neles e as tecnologias ou idiomas com os quais já trabalhou.

O recrutador terá muitos currículos em suas mãos, portanto, mantenha-o curto e objetivo. Lembre-se que se trata de um currículo, não de um livro de 100 páginas. Certifique-se de que as informações que você está compartilhando serão realmente úteis para quem está lendo.

Mostre o que você sabe fazer: 

Os perfis de TI têm a grande vantagem de poder mostrar detalhadamente os projetos que desenvolveram. Use e abuse dessa estratégia para incluir links do seu portfólio de projetos, perfil do GitHub, Stack Overflow ou qualquer outro site relevante.

Adicione palavras-chave relevantes: 

Às vezes, a primeira triagem do processo de seleção é automática e não há pessoas envolvidas. Por isso, é importante que você adicione palavras-chave (“programador”, “full stack”, “.NET”…) que evitem que você seja excluído do processo seletivo.

Mantenha seu currículo atualizado:

Você já sabe que as tecnologias mudam constantemente, e o que você fez há 5 anos já pode estar desatualizado. A atualização de suas informações lhe dará a oportunidade de aproveitar novas oportunidades.

Cuide do design: 

Certifique-se de estruturar as informações de forma simples e visual.

Esqueça os formatos clássicos do Word para fazer o currículo. Esse tipo de design é chato e muito antigo! Você precisa se modernizar, e para isso existem modelos de currículo que você pode usar. Você pode criar seu próprio design ou usar recursos que estão disponíveis na Web, como modelos de currículo.

Use mais o seu LinkedIn:

O LinkedIn é uma excelente rede social para profissionais. Lá você pode fazer um currículo muito bom. Você deve preencher o cartão de visita e mencionar seu nível de formação acadêmica, bem como suas habilidades.

Lembre-se de que o texto deve ser claro e conciso. Evite informações irrelevantes, lembre-se que este espaço é para você se vender como profissional, e você não fará isso se usar um léxico muito rebuscado, não é mesmo?

A vantagem de fazer um CV no LinkedIn é que, por um lado, te ajuda a candidatar-se para vagas em qualquer empresa e, por outro, ao tornar o seu perfil público, outros empregadores podem contatá-lo para ofertas de emprego que você nem tem em mente.

Falta experiência? 

O mais complicado na hora de redigir um currículo é fazê-lo sem nunca ter trabalhado. Sendo assim, podemos ter muitas dúvidas, como o que colocar na seção de experiência de trabalho.

Se este for o seu caso, aconselhamos que você pense se realmente não fez nenhum tipo de trabalho, mesmo que seja para ajudar um amigo em uma tarefa ou fazer algo por conta própria.

Crie uma carta de apresentação, e explique para a empresa na qual está interessado porque quer fazer parte de sua equipe. Destaque todas as suas qualidades e diga por que você é o que eles precisam. Não tenha medo de não ter experiência de trabalho. Às vezes, atitude é tudo!

Dica extra para turbinar um currículo de TI!                                             

Um detalhe especial capaz de turbinar qualquer currículo: investir em uma formação que realmente te prepara para o futuro. A proposta de ensino da Blue engloba o desenvolvimento das soft skills de seus alunos, com foco em formar profissionais diferenciados não apenas tecnicamente, mas também sob a ótica sociocomportamental. Estas habilidades são trabalhadas ao longo do curso por meio de palestras, aulas teóricas e dinâmicas, replicando situações reais em sala de aula.

Com tudo isso em mente você já pode se inscrever e dar o primeiro passo rumo a um futuro brilhante!