A importância das soft skills no momento da contratação

A importância das soft skills no momento da contratação

18/07/22

Saber como demonstrar suas soft skills pode ser crucial no momento da sua entrevista!

Houve um tempo em que se acreditava que o conhecimento acadêmico era suficiente para construir uma carreira de sucesso e garantir as melhores oportunidades do mercado de trabalho. No entanto, esse tempo ficou para trás. Atualmente, muitas empresas têm levado em consideração habilidades que não podem ser ensinadas em sala de aula.

As definições de soft skill e hard skill

Se buscamos pela diferença entre soft e hard skills vamos descobrir que hard skills são as habilidades técnicas, e soft skills, as comportamentais / interpessoais. Você também pode ouvir termos como: habilidades não-cognitivas, habilidades comportamentais, habilidades emocionais ou habilidades essenciais. (Isso é apenas um outro modo de dizer: soft skills). Juntas, essas habilidades formam Power Skills.

Hard Skills 

As hard skills podem ser comprovadas por meio de diplomas, certificados, testes, cursos, entre outras formas que, geralmente, estão listadas no currículo do candidato.

Soft Skills

Já as soft skills são mais difíceis de serem percebidas ou avaliadas no primeiro momento, mas podem ser determinantes para uma contratação. Em um recente estudo do LinkedIn 92% dos recrutadores afirmaram que enxergam a soft skills como tão ou mais importantes que as hard skills. Além disso, 89% dos entrevistados veem a falta de soft skills como um dos principais motivos para reprovar em um processo seletivo.

Por que as soft skills são TÃO importantes?

Ainda de acordo com o estudo do LinkedIn, “as soft skills são um parâmetro essencial para pautar o dia a dia e o bem-estar de uma equipe. Elas são úteis em todas as áreas.” Por essa razão, a cada dia mais empresas e recrutadores reconhecem a importância dessas habilidades no local de trabalho.

O ambiente de trabalho está se tornando mais flexível. A Internet revolucionou a forma como trabalhamos e o acesso à informação facilitou a aquisição e o desenvolvimento do conhecimento. Atualmente, alcançar o sucesso neste novo ambiente requer comunicação sofisticada, trabalho em equipe e habilidades de interação. Aqueles que as possuem são altamente valorizados e considerados essenciais, e por esse motivo essas habilidades têm mais peso no currículo.

Conheça algumas soft skills mais valorizadas:

Trabalho em equipe 

Independentemente do papel que você irá desempenhar, é essencial que você tenha habilidades de trabalho em equipe. Saber como trabalhar em conjunto com colegas, superiores e outros, enquanto cria um ambiente amigável, pode ajudá-lo a realizar tarefas com mais eficiência.

Liderança

A liderança inclui muitas soft skills. Líderes eficazes aplicam habilidades como comunicação clara, tomada de decisão, motivação e habilidades analíticas para aumentar a produtividade do seu time. À medida que sua carreira se desenvolve, é importante trabalhar em suas habilidades sociais para aumentar suas chances de avançar para cargos de liderança.

Assertividade

A assertividade consiste em expressar suas opiniões de forma adequada, bem como fazer sugestões ou defender seu ponto de vista. Saber como falar e escrever com clareza é uma dica valiosa. Além disso, saber a hora certa de calar e ouvir também é muito importante.

Compromisso social 

Ser confiável e amigável são qualidades essenciais no mundo dos negócios. Você pode ter talentos incríveis e conhecimento inestimável, mas se não souber como demonstrar tudo isso, será difícil ter sucesso a longo prazo.

Adaptação à mudança 

Ter habilidades de adaptabilidade significa que você está disposto a aprender coisas novas, assumir novos desafios e fazer ajustes para se adaptar às mudanças.

Resolução de problemas

Os colaboradores devem demonstrar como se adaptam, resolvem pequenos problemas e colaboram com outras pessoas para desenvolver soluções para situações inesperadas. A resolução de conflitos depende de fortes habilidades interpessoais e da capacidade de construir relacionamento com colegas e clientes.

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 Como a Blue te ajuda a compreender suas habilidades comportamentais?

Atualmente, a Blue oferece quatro cursos, que são divididos nas disciplinas de Desenvolvimento de Software (Frontend, Backend, Full Stack) e Analytics (Ciência de dados), e são compostos por dois ciclos de desenvolvimento de competências: Hard Skills (habilidades técnicas) e Soft Skills (habilidades sociocomportamentais), que incluem também suporte técnico e comportamental com acompanhamento personalizado; além de mentorias, orientação de carreira e aulas de conversação em inglês.

Por isso, ao final dos cursos, o aluno estará apto para desenvolver autoconhecimento para compreensão de pontos fortes, habilidades e interesses; dicas sobre oratória, liderança e gestão de equipe e carreira; construção de currículo atrativo, presença ideal no LinkedIn e aprimoração do inglês técnico utilizada na área de TI!

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