A Importância e as vantagens das EdTechs no Brasil

A importância e as vantagens das EdTechs no Brasil

As buscas pelo significado da palavra “Edtech” deram um salto nos últimos anos, um claro reflexo do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, que fez com que muitos estudantes tivessem que aprender uma nova forma de adquirir conhecimento de casa. Diferente da maioria dos setores, que enfrentaram dificuldades durante o início da pandemia, as EdTechs não precisaram realizar cortes na folha de pagamento e, inclusive, investiram em novas contratações.

Mas afinal, o que é uma Edtech? 

Para explicar de maneira mais direta costumamos dizer que “edtech” é uma abreviação de “education technology”, ou tecnologia educacional. É uma startup que geralmente atua com o uso ou desenvolvimento de tecnologias no setor educacional.

O mercado de edtechs começou a se desenvolver em um momento onde a internet ainda dava seus primeiros passos para se tornar algo mais comercial e evoluído. Atualmente as edtechs dão uma nova perspectiva e funcionam como uma forma alternativa de enxergar o modelo tradicional de aprendizagem.

Seja para o ensino convencional ou voltada ao setor corporativo, não podemos negar que as edtechs significam um avanço promissor para o país, já que podem reinventar os métodos de aprendizado, revolucionando os processos educacionais por meio da tecnologia.

Estudos apontam que hoje, o setor já se firmou como um dos mais promissores no mundo das startups, com um faturamento estimado em cerca de US$ 186 bilhões em 2020.  Ainda de acordo com a plataforma de inovação Distrito, as edtechs receberam cerca de US$ 22,5 milhões em investimentos em 2021, superando em 770% todo o valor arrecadado no ano anterior. Um crescimento que não deve desacelerar com o fim da pandemia.

Quais são as vantagens das Edtechs? 

Motivos para tamanho sucesso não faltam: o uso da tecnologia na educação possibilita que o professor e as instituições de ensino, bem como as empresas, encontrem novas formas de driblar os desafios da sala de aula. Alguma das vantagens que podemos citar são:

Disponibilidade de conteúdos Audiovisual: 

A tecnologia viabiliza que outros formatos, além do texto, façam parte da rotina de aprendizagem dos estudantes e agrada os mais diversos perfis.

Para ilustrar esse exemplo podemos citar o aumento na busca por videoaulas, materiais digitais e as plataformas de aprendizagem e treinamento online.

Adaptabilidade e melhora contínua do ensino:

Além disso, também é possível capturar dados para que o professor ou a empresa possam analisar os resultados e traçar estratégias de ensino personalizadas que solucionem demandas específicas de seus alunos/colaboradores.

Democratização do ensino:

Com novos recursos, é fato que elas tendem a crescer ainda mais nos próximos anos, contribuindo com ideias para democratizar e melhorar o acesso à educação no Brasil.

Atualmente, podemos listar sete categorias principais de edtechs no Brasil: ensinos específicos (22,4%), novas formas de ensino (22,2%), plataformas para a educação (20%), ferramentas para instituições (17,5%), foco no estudante (11,1%), conteúdo educativo (4,1%) e financiamento do ensino (2,7%).

Quando falamos especificamente sobre as edtechs voltadas para a área de programação esse mercado ganha ainda mais fôlego, principalmente com o aumento no gap de profissionais capacitados para preencher as vagas que surgem diariamente.

Aprendizagem eficiente:

O modelo de aprendizagem adotado pela grande maioria delas tornam a aprendizagem muito mais eficiente, isso significa que a relação entre o tempo dispendido com o ensino e o conteúdo absorvido pelo aluno costuma ser bastante favorável.

Nunca tivemos acesso a tanta informação quanto hoje. E hoje, podemos considerar que as edtechs ajudam a retomar o interesse dos jovens pelo aprendizado, pois unem o melhor dos dois mundos: soluções criativas que motivam os jovens e, ao mesmo tempo, utilizam métodos de ensino eficientes que otimizam o aprendizado.

Blue EdTech 

Esse é justamente um dos grandes diferenciais da Blue, que utiliza a força revolucionária da tecnologia para conectar pessoas e expandir horizontes com metodologias e ensino inovador. Nosso objetivo não é apenas atuar como uma escola de tecnologia da informação, mas se destacar nesse mercado como impulsionadores da carreira de nossos estudantes.

E ai, ficou mais fácil de entender o conceito e os diferencias das Edtechs? Tem interesse em fazer parte desse mundo?

Não perca a oportunidade de ser um #Bluemer, CLIQUE AQUI para fazer sua inscrição em nossos cursos e se destacar no mercado de trabalho.
.