Alfabetização de Dados: uma aliada para as empresas

Alfabetização de Dados: uma aliada para as empresas

Hoje vamos aprender sobre a importância da alfabetização de dados. Sim, todos os colaboradores de uma organização, que devem tomar decisões baseadas em dados, precisam aprender a pensar criticamente sobre as informações que utilizam para realizar uma análise mais precisa sobre como avaliam e interpretam os resultados de seu trabalho.

Em um mundo cada vez mais conectado, no qual o fluxo de informações geradas cresce a cada segundo, torna-se imprescindível preocupar-se com a qualidade dos dados e saber analisá-los. Já ouvimos muitas vezes a frase: “os dados são o novo petróleo”. Mas, a verdade é que os dados só têm valor quando passam por um processo de “refino”, pois é durante essa etapa que eles são organizados, analisados e geram insights que permitem que a empresa tome decisões e faça projeções mais acertadas para o futuro.

O que é alfabetização de dados?

A alfabetização de dados descreve a capacidade de ler, trabalhar, analisar e argumentar com dados. Ela também é uma forma de engajar os colaboradores para que suas ações sejam direcionadas para a tomada de melhores decisões para a organização. Os dados permitem que as empresas melhorem seu desempenho, aumentando a precisão, a eficiência e a capacidade de interpretar, solucionar e se antecipar aos futuros problemas.

Desafios da alfabetização de dados nas empresas

O grande desafio da alfabetização de dados é compreender que ela é um processo com começo, meio e sem fim, pois ao se tornar parte da cultura da organização, o processo de alfabetizar precisa ser reciclado e aprimorado continuamente para ser capaz de acompanhar as mudanças da empresa.

As companhias precisam investir em pessoas com capacidade de interpretar dados, de extrair insights e de fazer as perguntas certas para os dados. Neste cenário, o papel das lideranças é fundamental, pois elas precisam impulsionar a alfabetização em dados e estarem receptivas às transformações que certamente causarão impacto em seus negócios.

Alfabetização de dados: grande aliado para a retenção de talentos 

Entre as inúmeras soluções que o setor de TI propôs para o mercado nos últimos anos, uma tarefa ainda parece ser difícil de solucionar: a retenção de talentos. É um problema enfrentado por companhias do mundo todo, que atraem, recrutam, treinam e depois perdem esses profissionais.

Você sabia, por exemplo, que o tempo médio de permanência de um profissional na Amazon é de apenas um ano? De acordo com um levantamento realizado pela Payscale, a Apple exibe uma média de dois anos e o Facebook possui a mais alta taxa de retenção, com funcionários que permanecem na empresa por até dois anos e meio.

Uma pesquisa feita pela Robert Half em parceria com a Fundação Dom Cabral revelou que encontrar profissionais qualificados está muito mais difícil do que antes.

Para tentar equilibrar esse jogo e conseguir o profissional, as empresas podem contar com o processo de análise de dados como seu maior aliado!

Análise de Dados para o setor de RH 

Como tentamos demonstrar, ao longo desse conteúdo, reduzir a subjetividade no momento de tomar decisões é uma tarefa que deve se espalhar por quase todas as áreas e com o setor de RH não seria diferente! Por isso, esse profissional deve saber como a área de recursos humanos orientados a dados funciona.

Com o uso correto das informações os recrutadores podem realizar mensuração de desempenho; entre outras possibilidades que podem ajudar a empresa a aumentar o nível de retenção de talentos.

Aqui vão algumas soluções que podem auxiliar sua empresa a vencer esse desafio:

  • Melhore a remuneração dos funcionários detectando o peso de cada trabalhador nos resultados da empresa
  • Crie planos personalizados de carreira e treinamento
  • Tenha uma visão completa do desempenho da equipe que ajude a aumentar a produtividade e melhorar os processos internos de promoção
  • Aumente a retenção de talentos estudando o nível de satisfação dos funcionários. Desse modo será possível detectar quais deles estão pensando em deixar a empresa e oferecer a eles benefícios e melhorias no trabalho

Importância da formação em ciência de dados 

Independentemente da finalidade da análise, o seu mérito consiste na capacidade de basear a tomada de decisões. Dessa forma, as escolhas feitas com base em “achismos” e sem qualquer embasamento serão substituídas por decisões amparadas por evidências, sempre da maneira mais objetiva possível!

Apesar de todas as políticas de incentivo que podem ser implementadas nas empresas, para potencializar e encontrar os profissionais que elas precisam, mais do que nunca é preciso investir em uma formação de qualidade e que possa te diferenciar quando estiver diante dos recrutadores.

Quer saber como? Conheça nossos cursos e venha ser um Bluemer!