A pandemia foi um fator inesperado e disruptivo que exigiu que a tecnologia, que já era conhecida por seu ritmo acelerado, fosse ainda mais veloz para  acompanhar as mudanças trazidas pela crise.

Analytics: a importância da área no cenário de pandemia e as perspectivas para o futuro

25/04/21

A pandemia foi um fator inesperado e disruptivo que exigiu que a tecnologia, que já era conhecida por seu ritmo acelerado, fosse ainda mais veloz para  acompanhar as mudanças trazidas pela crise. Ao mesmo passo, também foi exigida uma adaptação tão rápida quanto por parte das empresas em suas operações. Analytics: a importância da área no cenário de pandemia e as perspectivas para o futuro

O esforço do mercado para o entendimento sobre o “novo normal” esbarra nas novas formas de consumo, e qual será a adaptação necessária  à este novo cenário. Mudanças estruturais ocorreram nas dinâmicas sociais e, em mesma potência, as prioridades dos consumidores foram revisitadas. Se antes o varejo de vestuário compunha um dos top 3 fatores de consumo, hoje, deram lugar à itens de necessidades básicas como higiene e alimentação, por exemplo.

E como isso impacta internamente nas operações das empresas?

Segundo estudo realizado pelo MIT Sloan Review, as ferramentas preditivas e automatizadas já não estão funcionando de forma assertiva, uma vez que a disrupção causada pela pandemia alterou de maneira drástica os padrões de consumo. Segundo Fernando Aires, diretor pedagógico da Blue e executivo do mercado de tecnologia, já é necessário que se tenha profissionais de Analytics capazes de desenvolver modelos de previsão de consumo tendo como base o cenário atual:

“Se anteriormente nas empresas um operador de Analytics conseguia contribuir com previsões de consumo assertivas, hoje não funciona mais. Os modelos de consumo estruturados já não são válidos e, por isso, é cada vez mais necessário que empresas tenham em seus quadros de funcionários pessoas especializadas na produção de novos modelos de predição”.

Aires atuou no mercado financeiro exatamente na área de modelagem de predições e ressalta que na área tem-se uma visão de que o mundo muda de forma gradual. Com a mudança abrupta de cenário por conta da pandemia, foi necessário revisitar este ponto, o que exigiu do mercado uma rápida adaptação para acompanhar as novas tendências de consumo.

Segundo estudo da MIT Sloan Review, a área de Analytics vem tendo mais enfoque desde 2017, quando passaram a ter uma utilização voltada à transformação de dados em conhecimento e influência. Tendo em vista o período de alta volatilidade que estamos vivendo, a importância desta área na nova configuração se consolidou. Fernando Aires, traz uma visão sobre a disrupção vivida até agora e o que podemos esperar do futuro:

“Vivemos uma primeira disrupção com a pandemia instalada, mas estamos caminhando para uma segunda e, desta vez positiva, disrupção: a volta das relações comerciais pós vacinação, com a imunidade de rebanho. Novamente será necessária uma adaptação, porque os consumidores voltarão para o mercado com uma nova postura e prioridades reestabelecidas”.

O mercado, portanto, voltará a se deparar com um novo cenário quase sem histórico para predições assertivas e é neste momento que a necessidade por profissionais de ciências de dados mostra-se indispensável.

“A tendência atual é a alta demanda por cientistas de dados e ela tende a aumentar. As empresas que tiverem em seus quadros estes profissionais, com certeza sairão na frente”, pontua Aires.

A Blue é uma escola de tecnologia que tem como um dos principais propósitos acompanhar o movimento acelerado das mudanças no mercado. O time de professores é composto por profissionais da área de tecnologia que vivenciam as mudanças citadas acima cotidianamente, trazendo-as para dentro da sala de aula. Na Blue você encontrará uma grade curricular completa e contemporânea com especializações em Desenvolvimento de Software e Analytics.

Vem voar com a Blue!

Leia mais:

10 tendências de negócios em TI para ficar de olho em 2021

Governos do mundo devem investir 5% a mais em TI em 2021

Como a educação e a tecnologia mudaram a história de um jovem programador