mercado de contratação de pessoas mais velhas

Carreira na área de tecnologia: como está o mercado de contratação para pessoas mais velhas

A área de tecnologia da informação é um dos segmentos com maior procura por profissionais atualmente, e pesquisas do mercado indicam que este setor continuará crescendo no futuro. Dessa forma, é possível afirmar que com a crescente busca por profissionais em cargos juniores, há espaço para colaboradores de todos os níveis de expertise e idade.

A realidade em números

A grande maioria das pessoas do mercado de programação, hoje, são com até 34 anos. Analisando os gráficos do StackOverflow e do HackerRank, que fazem um levantamento anual com pessoas que utilizam suas plataformas, podemos observar que 49,2% do mercado é de pessoas na faixa dos 25 até 34 e isso acaba sendo um impacto para as acima dessa idade.

Hoje acompanhamos o fato crescente de pessoas acima de 40 anos terem chances menores no mercado de trabalho, pois o número de pessoas nesta faixa etária desempregada é muito alta.

O mundo atual e seus desafios

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que, no Brasil, existem 32,85 milhões de idosos. E, em mais de 17 milhões de famílias, o principal provedor possui mais de 60 anos. Ou seja: 24,89% das famílias, ou quase um quarto do total, têm como responsável pela renda da casa um idoso. Segundo estimativas do IBGE, um terço da população brasileira terá 60 anos ou mais até 2050.

O desafio é entender a diversidade como relação à produtividade do trabalhador. Se por um lado houve o aumento da expectativa de vida no país, por outro o desemprego cresceu, as pessoas estão em casa e estão sofrendo com a falta de renda. Por isso, percebemos uma procura ainda mais ativa por emprego nessa faixa etária. Há uma necessidade de voltar a trabalhar por questões sociais e econômicas.

Para especialistas, para ser bem-sucedido na busca por uma vaga, o profissional mais velho deve estar atento às mudanças no mercado de trabalho e à forma de se cadastrar para as oportunidades e se comportar durante o processo seletivo.

Uma dúvida frequente na comunidade de TI é a questão da idade para contratação dos profissionais.

Afinal, existe profissional velho demais para a carreira de TI?

A desinformação e, às vezes, o preconceito são os principais desafios. O mito de que o profissional mais jovem pode ser mais barato. Nem sempre isso é verdade. O trabalhador mais velho tem muita experiência e comprometimento. É preciso derrubar as percepções erradas sobre os custos, falta de intimidade com tecnologia e agilidade. A idade não vai caracterizar a pessoa. As empresas já perceberam isso e muitas criaram programas de contratação específicos que estão crescendo mesmo na pandemia.

Não há motivos para o profissional mais velho ter medo de preconceito na hora de uma contratação ou de não encontrar um novo espaço no mercado. Afinal, os responsáveis pelas contratações de profissionais de TI nas empresas já mostraram que a idade não é um fator decisivo. Se você se enquadra nessa faixa etária e estava com dúvidas, siga em frente que tem tudo pra dar certo. Pesquisas tem mostrado que existe espaço no mercado para todas as idades.

A Blue é uma escola para todos. Buscamos pessoas que adoram desafios e querem se desenvolver na carreira de Tecnologia da Informacão. Se você é uma dessas pessoas, vem conhecer a gente. Esse é o primeiro passo para ser um #Bluemer e reprogramar seu futuro, em qualquer momento e qualquer idade.