Habilidades Sociocomportamentais

As principais habilidades sociocomportamentais no mercado de trabalho

10/10/21

Há algum tempo as habilidades sociocomportamentais, que antigamente eram avaliadas em segundo plano, entraram no páreo de vez e passam a ser fundamentais no momento decisivo de uma promoção ou de uma contratação.

Mas por que isso acontece?

Pode ser que nem sempre uma pessoa tenha as habilidades técnicas “afiadas”, mas caso ela seja aberta a aprender, saiba ouvir e se comunicar de maneira eficaz, muito provavelmente essa curva de aprendizado técnica será mais curta. O acelerador dessa curva é a postura que o colaborador adota no ambiente corporativo, e é ela quem faz toda a diferença no seu desempenho.

Vamos te contar abaixo quais são as principais habilidades sociocomportamentais no mercado de trabalho atual:

Comunicação

Em tempos de trabalho remoto, a comunicação segue sendo uma das habilidades chave. Foi necessário adaptar o modo pelo qual nos comunicamos e, o que antes era resolvido com um café na copa do escritório, agora precisa ser resolvido por uma videoconferência ou mensagens de texto. Portanto, é imprescindível que os colaboradores saibam se comunicar de maneira clara e objetiva, independente do meio pelo qual estão conversando!

Trabalho em Equipe

A habilidade de trabalhar em equipe é muito ligada à habilidade de comunicar-se bem. Afinal o trabalhar em equipe, na verdade, nada mais é do que um grupo de pessoas atuando juntas com foco em atingir um objetivo em comum, certo? Para tanto, é necessário saber dividir tarefas de maneira clara, delegar quando necessário, e o principal, ter uma postura colaborativa para com os outros membros do seu time.

Flexibilidade/Adaptabilidade

A necessidade de se reinventar é cada vez mais frequente, e em um ambiente onde tudo pode mudar a qualquer momento, é preciso saber dançar conforme a música! Colaboradores que reagem bem à mudanças de rota, sabem reorganizar suas demandas e manter a motivação diante dessas situações, destacam-se em meio à multidão.

E como a Blue te ajuda nisso?

A proposta de ensino da Blue engloba também o desenvolvimento das soft skills de seus alunos, com foco em formar profissionais diferenciados não apenas tecnicamente, mas também sob a ótica sociocomportamental. Estas habilidades são trabalhadas ao longo do curso por meio de palestras, aulas teóricas e dinâmicas, replicando situações reais em sala de aula.

Não perca tempo e inscreva-se para a próxima turma da Blue! Você já pode se inscrever aqui e dar o primeiro passo rumo a um futuro brilhante!

Leia também:

Você sabe quais são as suas soft skills e como expressá-las em uma entrevista?