Cloud Computing: O que é e quais são os tipos de serviço?

Cloud Computing: O que é e quais são os tipos de serviço?

30/03/22

Os conceitos de Cloud Computing são muito presentes no nosso dia a dia. Temos email, espaços de armazenamento e softwares que funcionam sob essa tecnologia. Você pode transferir um arquivo via WeTransfer por exemplo para qualquer lugar do mundo! Elas são tão presentes em nosso cotidiano que pode ser que nem nos damos conta do quão geniais e, mais do que isso, cruciais para o funcionamento de nossas vidas que hoje são completamente envolvidas pela tecnologia! Você sabia que a computação em nuvem é um dos pilares da Indústria 4.0?

Entendendo melhor a origem de Cloud Computing

Foi na década de 90 que surgiram as primeiras ideias de cloud computing, na indústria de telecomunicações. Uma grande empresa de telefonia criou uma rede virtualizada que facilitava as interações entre suas filiais, concentrando as informações em um só espaço onde todas tivessem fácil acesso.

No entanto, o termo “Computação em Nuvem” foi criado alguns anos depois, em 1997, pelo professor Ramnath Chellappa das universidades de Emory e Southern California, em uma palestra intitulada “Intermediários em Cloud Computing”.

Os conceitos de Cloud Computing

O conceito vem de John McCarthy, um dos pioneiros da Inteligência Artificial. Ele idealizou um ambiente onde dois usuários utilizam a mesma rede, em máquinas diferentes, e só pagam pela utilização da tecnologia. O conceito de computação em nuvem consiste no fornecimento de serviços pela internet configurados sob demanda pelo cliente, que paga apenas por aquilo que utilizar.

Os tipos de computação em nuvem

Dentro do universo de Computação em nuvem, pode-se elencar ao menos 4 tipos de serviços:

Saas, Software como Serviço

É mais próximo do usuário final, oferece aplicativos executados em nuvem que devem estar disponíveis via navegador web. Promove também o arquivamento e compartilhamento de dados, segurança e fornecimento de licença de software, por exemplo.

Iaas, Infraestrutura como Serviço  

Baseada na virtualização dos recursos computacionais, composta por hardware e software, que sustentam as plataformas dos aplicativos. Esse tipo consiste em fornecimento de armazenamento e processamento. A sua infraestrutura não precisa estar concentrada em um local, pode estar espalhada por diversas regiões geográficas.

PaaS, Plataforma como Serviço

Composto de hardware, computador virtual e software para o desenvolvimento de aplicações e serviços de comunicação, tornando ferramentas de trabalho valiosas para os desenvolvedores, disponíveis a preços competitivos. Por meio dela, é possível que vários profissionais trabalhem juntos, de maneira sincronizada e organizada.