mercado de tecnologia fora do Brasil

Como está o mercado de tecnologia da informação fora do Brasil

Uma das áreas com maior demanda de profissionais é a de tecnologia da informação. Ao longo das últimas duas décadas a oferta de vagas em TI cresceu exponencialmente, devido aos avanços tecnológicos e em telecomunicações.

Hoje, vivemos um cenário de excesso de vagas e falta de mão de obra qualificada, fato de um problema recorrente que se intensificou durante a pandemia. A crise provocada pela Covid-19, que forçou o mundo a adaptar-se rapidamente ao “work from home”, veio agravar esta tendência, pois muitas empresas aceleraram os seus projetos de digitalização.

Isso acaba sendo um cenário otimista para quem tem qualificação ou está se qualificando nessa área.

E como anda o cenário pelo mundo?

Essa ausência de mão de obra em tecnologia não é exclusiva no Brasil. Segundo a IDC, o mercado de TI, globalmente, terá déficit de 570 mil profissionais este ano.  Importante destacar que alguns países criaram até um visto especial para quem é da área da tecnologia da informação, a fim de facilitar a permanência desse profissional em seu país.

Brasileiros e as oportunidades de mercado pelo mundo

Os brasileiros formados em TI encontram ótimas oportunidades na Europa, na América do Norte ou mesmo na Oceania.

Segundo pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), os EUA são o destino preferido dos brasileiros com formação na área de TI. De 131 profissionais ouvidos pela consultoria, 63% afirmaram estar dispostos a se mudar para o país. Canadá, Portugal e Alemanha aparecem em seguida.

Abaixo alguns países que estão de portas abertas para profissionais de TI.

  • Canadá

Quebec é a principal província que oferece vagas, mas Montreal, Alberta e Toronto também possuem vagas. Para se candidatar, o profissional precisa ter inglês ou francês fluente e ter formação em TI ou áreas correlatas.

  • Portugal

A área de TI no país possui uma grande demanda de profissionais qualificados. Por isso, o país criou até um visto especial para atrair profissionais de TI. Batizado de Tech Visa, o novo visto é menos burocrático do que muitos dos vistos de trabalho. Para ser elegível ao visto tecnológico, o candidato precisa ser recrutado por empresas que tenham aderido ao programa junto ao Ministério da Economia português.

  • Estados Unidos

A maior economia e berço das maiores companhias de TI do mundo também está de portas abertas para especialistas do setor de TI. O país possui uma política de desenvolvimento nacional e busca profissionais de destaque em suas áreas de atuação. Por lá, profissionais com sólida bagagem em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas, entre as muitas possibilidades dentro da área de TI, têm portas abertas para desenvolver uma carreira internacional.

  • Alemanha

Passou a ser vista como um dos países europeus mais bem preparados para conquistar posições mundiais de liderança nos mais complexos campos da tecnologia. Um dos motivos é o recente boom de investimentos em startups. Segundo o estudo Start-up-Barometer Deutschland, da Ernst Young, os investimentos em startups alemãs saltaram 88% em 2017, atingindo 5,3 bilhões de euros. E para isso, abre oportunidades para profissionais gabaritados a ajudar o país nessa missão.

  • Polônia

Enquanto a Alemanha concentra mais startups, a Polônia tem empresas mais robustas. Inglês é desejável, mas há oportunidades também para profissionais que falam português. Há uma estimativa de que atualmente a Polônia está com um déficit de 50 mil programadores.

  • Inglaterra

A Inglaterra é um país bastante desenvolvido e com grandes empresas nacionais e multinacionais. Atualmente, o país tem cerca de 1 milhão de vagas abertas, 60 mil somente na área de Tecnologia da Informação e software.

  • Irlanda

Atualmente, as empresas de TI estão com cerca de 12 mil vagas em todo o país. Mais do que formação na área, as empresas exigem profissionais capacitados, que tenham habilidades específicas para as vagas que estão abertas.

  • Suécia

Conhecida por ser uma referência em qualidade de vida, a Suécia tem se destacado como um dos destinos preferidos entre profissionais brasileiros de TI. O número de vistos concedidos para brasileiros trabalharem na área de TI chega hoje em 36% do total de vistos concedidos. O inglês é um requisito básico e, quanto mais gabaritado é o profissional, maiores são as chances de contratação.

  • França

Entre os profissionais mais procurados na França, destacam-se engenheiros de software, desenvolvedores e analistas de TI. O país, recentemente, anunciou que vai fixar, a cada ano, cotas para entrada de trabalhadores de acordo com a necessidade do mercado de trabalho local, com visto de trabalho de duração pré-determinada.

O propósito da Blue é usar a força revolucionária da tecnologia para conectar pessoas e expandir horizontes com metodologias e ensino inovador.

Nossos cursos são focados no mercado de trabalho, com aulas dinâmicas, incluindo Inglês voltado à programação, e professores altamente preparados. Tudo para você ir mais longe, e buscar o futuro que deseja ter. Bora dominar o mundo?

 

Leia também:

10 tendências de negócios em TI para ficar de olho em 2021

Governos do mundo devem investir 5% a mais em TI em 2021