Como se tornar um programador disputado pelo mercado?

Como se tornar um programador disputado pelo mercado?

O processo de transformação digital tornou o profissional de TI qualificado, como o programador, em um sonho de qualquer grande empresa que busque por crescimento contínuo.

A evolução tecnológica, a necessidade das empresas estarem presentes na internet e a implantação de inovações na gestão empresarial têm garantido boas vagas para profissionais da área, mas para aproveitar ao máximo todas as oportunidades e garantir as melhores colocações desse mercado é preciso muito mais do que um bom currículo.

À medida que você conclui seus estudos ou espera pela posição perfeita para iniciar sua carreira em TI, é importante não se acomodar. Essa inquietação e vontade constante de aprender e evoluir como profissional lhe dará uma grande vantagem competitiva, mesmo que você ainda não tenha tanta experiência. Desse modo, para você que está começando agora, separamos algumas dicas que podem alavancar o início da sua trajetória profissional. Confira!

8 dicas para você destacar como programador

1. Tenha um lugar onde você possa demonstrar o seu trabalho: 

A era digital derrubou as barreiras que impediam que nos comunicássemos com pessoas de todas as partes do país e do mundo e, por conta disso, suas conquistas profissionais não só podem como devem ser compartilhadas. É importante que você invista em um portifólio que possa ser facilmente acessado por recrutadores quando necessário.

Manter o LinkedIn atualizado pode funcionar, mas você também pode criar perfis no GitHub, Behance ou Dribbble. Dependendo da sua área de atuação.

2. Junte-se à comunidade profissional de programadores

A comunidade composta por profissionais de tecnologia da informação é, sem dúvida, uma das mais unidas. Ser um membro ativo pode ajudá-lo a se consolidar nesse mercado. Participar de hackathons, encontros e webinars pode permitir que você alcance as portas em que precisa bater. As pessoas que participam desse tipo de evento, em algum momento, vão precisar formar equipes de programadores e aí poderão lembrar de você.

3. Tenha seu próprio projeto profissional em paralelo 

Sabemos que conseguir a melhor posição como programador dentro da melhor empresa exige tempo e bastante empenho. Por isso, é sempre bom ter seu próprio projeto em paralelo. Não apenas como uma opção para um possível negócio no futuro, mas também como um complemento ao seu trabalho. Uma das facetas mais empolgantes desse setor é justamente a possibilidade de ser seu próprio chefe, fazer ser horários e trabalhar de qualquer lugar. Tire proveito disso!

4. Aprender é um ato contínuo 

A tecnologia é um mar de infinitas possibilidades que está em constante movimento. Busque relatórios e dados que reflitam as necessidades tecnológicas das empresas que você deseja trabalhar. Identifique:

– Quais são os idiomas mais solicitados
– Quais conhecimentos são mais valorizados pelos recrutadores

Fazer essas pesquisas e conhecer as necessidades mais reais desse mercado pode funcionar como um guia para determinar em quais áreas você deve investir mais tempo de estudo.

Manter-se atualizado sobre novos tópicos e tendências consumindo informações em mídias especializadas contribui para o seu crescimento.

5. Reforce os fundamentos de forma profissional 

Às vezes as tarefas do dia a dia nos fazem esquecer os fundamentos da nossa área. Voltar ao básico pode nos ajudar. Retomar e revisar teorias fundamentais, tópicos abstratos que parecem chatos e não diretamente relacionados ao trabalho diário, podem nos ajudar a evoluir na carreira de programador.

6. Pratique inglês profissionalmente 

Parece clichê, mas a proficiência em inglês é prioridade nas carreiras relacionadas à tecnologia. Muitos programas e ferramentas que são constantemente utilizados nesse trabalho existem apenas em inglês, portanto, dominar o idioma vai te colocar em um patamar avançado.

7. Continue participando de recrutamento para vagas na área de tecnologia 

Procurar novas oportunidades te permitirá conhecer novas pessoas, além de te deixar fera nas entrevistas. Peça feedbacks, pois muitos recrutadores apreciam essa postura e, mesmo que você não seja selecionado naquele momento, essa conduta pode te abrir muitas portas no futuro. Os feedbacks são importantes para que você saiba detectar os seus pontos fracos e seus pontos fortes.

8. Invista em um ensino que tem você como prioridade 

Existem muitos cursos que te mostram o que você pode conquistar investindo naquela metodologia de ensino, mas que não te ajudam a derrubar as barreiras que podem te impedir de alcançar aquele resultado. Desse modo, é importante estar cercado por bons profissionais que saibam como te auxiliar a extrair o que há de melhor em você!

Seja um programador com a Blue! 

Que tal começar o curso da Blue para programadores?

Aqui você sai na frente. Além da metodologia difereciada, ajudamos nossos alunos a se conectarem com as oportunidades de trabalho em empresas com crescimento acelerado.

Não vai perder essa oportunidade, né?!

Acesse o site e confira os nossos cursos, carga horária e grade curricular!

Seja um Bluemer 😀