RegTech: um novo nicho no mercado

Conheça mais sobre essa inovação em proteção de dados: as RegTechs

A crise financeira global e o endurecimento das exigências regulatórias e de compliance no setor, abriram as portas para o surgimento de um novo nicho de mercado: as RegTechs – conheça mais sobre essa inovação em proteção de dados.

O termo “RegTechs” é novo e se refere à “Regulatory Technology” ou Tecnologia Regulatória. Essas startups estão cada vez mais desvinculadas das Fintechs (startups financeiras) e devem movimentar um mercado de bilhões de dólares nos próximos anos, segundo estimativas de analistas do setor.

Como elas surgiram?

O aumento dos níveis de regulamentação, a preocupação cada vez mais latente com riscos relacionados à corrupção corporativa, e um foco maior em dados e relatórios, são fatores que fortalecem a posição das RegTechs como ferramentas importantes para reduzir riscos e alcançar maior produtividade nos departamentos financeiros e contábeis.

O que elas fazem?

Na prática, essas startups trazem soluções tecnológicas que automatizam os processos de cumprimento das regulamentações e determinações de compliance, utilizando recursos como inteligência artificial na transformação digital, análise de dados e machine learning.

Algumas das características das RegTechs são:

  • Velocidade: soluções mais especializadas apresentam um menor período de implementação, permitindo a percepção de benefícios já após o primeiro mês.
  •  Integração: flexibilidade de comunicação das plataformas com outros sistemas, facilita a adoção dessas soluções e geram integração entre sistemas.
  •  Automação: permite uma redução expressiva no tempo consumido em rotinas manuais e os profissionais investem mais tempo de análises que agreguem valor aos negócios.
  •  Report & Analytics: as soluções das RegTechs são naturalmente desenvolvidas levando-se em consideração o alto volume de dados e o desafio de criar ideias relevantes para a tomada de decisões.

Uma das bases das soluções tecnológicas das RegTechs é a ciência de dados, área que envolve a coleta e análise dos dados, bem como a criação de modelos em inteligência artificial para automatizar soluções. Não apenas o cientista de dados, mas programadores em geral também estão atuando nessas empresas e criando soluções inovadoras.

Se interessou por essa área? Sabia que ciência de dados é uma das especializações na formação da Blue? Vem aprender com a gente e faça a diferença no mundo da tecnologia!

Seja um #Bluemer, junte-se a nós! Faça sua inscrição AQUI