cybersecurity

Cybersecurity: o que podemos aprender com Mr Robot?

12/12/21

Se você gosta de tecnologia e se encantou pela área de Cybersec, ou Cybersecurity,  já deve ter ouvido falar do seriado americano “Mr Robot”. O protagosnista, Elliot Alderson, é um engenheiro de cibersegurança que acaba sendo recrutado por uma empresa criminosa para ser um hacker vigilante. Elliot finge estar trabalhando para os criminosos, mas na verdade, está fazendo de tudo para proteger pessoas e empresas de ataques hackers.

Os críticos geekies dizem que Mr Robot é uma das ficções que mais se assemelha ao mundo real na área de tecnologia, e, assistindo ao seriado, é possível que se aprenda muito sobre o mundo cybersec e o mais importante, aprender sobre como não se tornar vítima de golpes online.

Fizemos uma seleção do que podemos extrair de aprendizado com Mr Robot:

  • Invista em elaborar senhas complexas e nada populares!

Parece tão óbvio, né? Mas é justamente por parecer óbvio e por ser algo tão presente em nosso cotidiano que não nos atentamos tanto a este ponto. As técnicas de “força bruta” ou “ataques de dicionário” testam milhares de combinações possíveis até encontrar a correta. Se a sua combinação de palavras estiver entre as mais populares, você provavelmente será pego.

Curiosidade: a senha “123456” é uma das mais populares e já foi vazada no Brasil mais de 1 milhão de vezes!

  • Não compartilhe seu dispositivo com terceiros

E quando falamos de dispositivos não estamos nos limitando apenas a celulares e computadores. Cabos e pendrives também podem estar contaminados e configurados para hackear seus dados. Alguns dispositivos como o “bad usb” por exemplo, quando conectados à sua máquina, passarão a registrar tudo o que é digitado no seu teclado.

  • Não compartilhe informações pessoais por telefone, email ou WhatsApp

Hoje em dia os golpes podem acontecer tanto por chamadas telefônicas, quanto por e-mails ou outros aplicativos de mensagens, como WhatsApp. É possível replicar perfeitamente o site de um banco, e, ao digitar suas senhas, você potencialmente poderá ser hackeado nessas supostas plataformas. Isso vale também para chamadas telefônicas! Nunca compartilhe dados como CPF e endereço à supostos funcionários de instituições, escolha por fazer isso pessoalmente.

Se você quer saber mais sobre o mundo de cybersegurança não pode perder a aula que daremos  em nosso YouTube que acontecerá em breve, onde relativos à cybersegurança aplicada à hardwares serão amplamente discutidos! Fica esperto e vem com a Blue!