Deep Web e Dark Web: O que é? Quais são os riscos?

Deep Web e Dark Web: O que é? Quais são os riscos?

12/09/22

A Internet se tornou parte fundamental das nossas vidas. Todos os dias utilizamos este serviço para gerar entretenimento, buscar informações, estudar, se comunicar e também como forma de trabalho. Diante dessa imensidão, não é segredo que a internet possui diversas camadas de navegação e é justamente essas camadas que vamos conhecer melhor neste post.

Deep Web x Dark Web 

Os termos Deep Web e Dark Web são facilmente confundidos por aí. Quer ver? Quando você pensa em algum desses termos, o que vem à mente? Atividade ilegal? Phishing e golpes? Nesse caso, você não estaria completamente certo, mas também não podemos dizer que está errado.

Qual a diferença entre Web Aberta e Deep Web?

A chamada Web Aberta ou Surface Web, assim como a Deep Web, são níveis que os usuários podem acessar. A Web Aberta é uma coleção de todas as páginas disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, acessíveis por navegadores convencionais como Chrome ou Mozilla e representa menos de 10% do conteúdo de toda a internet. Já a Deep Web é uma coleção de páginas que não são visíveis pelos navegadores convencionais e representa 94% do conteúdo disponível na rede.

A maioria das pessoas não sabe, mas a Deep Web contém sites benignos, como sua conta de e-mail protegida por senha, Facebook, Instagram, serviços de assinatura paga, como Netflix, e sites que podem ser acessados apenas por meio de um formulário on-line. Afinal, imagine a bagunça que seria se alguém pudesse acessar sua caixa de entrada do e-mail simplesmente pesquisando seu nome no Google? É para evitar situações como essas que a Deep Web existe. Desse modo, podemos dizer que todo lugar que você acessa com senha na internet faz parte da Deep Web.

O que é Dark Web 

Já os sites encontrados na Dark Web são caracterizados pelo uso de um software de criptografia muito específico que torna seu usuário e localização anônimos. É como se, através desse software, você fosse capaz de entrar em uma outra rede, a camada mais profunda da internet, um mundo completamente diferente que te permite criar seus próprios sites e compartilhar apenas com uma pequena parcela de usuários que possa acessar essa rede.

É por isso que a atividade ilegal é tão comum na Dark Web, pois os usuários podem esconder sua identidade; os proprietários de sites ilegais podem ocultar sua localização; e os dados podem ser transferidos anonimamente.

Mas, a Dark Web não precisa ser completamente obscura, pois embora exista muita ilegalidade, ela também pode ser utilizada para fazer denúncias. Muitos ativistas e jornalistas que correm o risco de retaliação política, por exemplo, utilizam essa camada da internet como uma forma de buscar justiça.

Em relação aos riscos da Dark Web, podemos considerar o seguinte: 

  • Existem muitos hackers e criminosos à espreita, bem como um software malicioso à espera de alguém desavisado que, ao fazer um download, acaba permitindo o acesso e/ou roubo de informações pessoais.
  • Existe a possibilidade de encontrar e se comunicar com criminosos, o que pode colocar em risco sua própria integridade física.
  • Também é possível comprar algo ilícito ou ser vítima de fraude. Dependendo do conteúdo do acesso, isso pode gerar responsabilidade com consequências criminais.
  • Os maiores governos e instituições mundiais estão sempre monitorando a Dark Web em busca de criminosos de computadores ou de pessoas que possam atacá-los.

A importância dos cuidados com dados e segurança na internet 

Sem dúvida, a tecnologia avança em uma velocidade vertiginosa que exige muita responsabilidade por parte de seus usuários. Por esse motivo, embora a Deep Web ofereça maior privacidade ao navegar na internet, as informações não podem ser inseridas levianamente. É preciso conhecer suas características, conteúdo e riscos antes de se aventurar e explorar esse oceano de informações que cresce a cada dia.

Por essa razão, é imprescindível investir em uma estratégia de segurança, monitoramento e acompanhamento da Deep e da Dark Web (principalmente as empresas). Atitudes preventivas são sempre as melhores opções para quem não quer ter dor de cabeça, sobretudo quando possuem o poder de evitar exposições indesejadas, golpes, ameaças ou crises.

Tudo sobre o Mercado Tech na Blue 

Gostou desse conteúdo? Aqui na Blue você vai aprender TI de forma didática e com técnicas que te levarão a ser um programador incrível, mudando seu futuro!

Quer fazer parte do mercado de TI que não para de crescer? Conheça nossos cursos e seja um Bluemer. CLIQUE AQUI