Desenvolvedor de software: benefícios e mercado de trabalho

Desenvolvedor de software: benefícios e mercado de trabalho

24/01/22

O Brasil é uma das comunidades de desenvolvedores de software que mais cresce no mundo, segundo o relatório anual Octoverse, do Github: o país teve um crescimento anual de 40% no total de usuários. Como resultado dessa alta o país passou a ocupar o top cinco das nações com maior crescimento de desenvolvedores de software. O relatório também constatou que o Brasil apresenta um crescimento de 229,3% ano após ano para o total de estudantes ativos na plataforma.

Diante de um cenário tão otimista, que segue em constante crescimento, fica a dúvida: qual o motivo de tanto sucesso? Afinal de contas, quais são as possibilidades que a carreira de desenvolvedor de software pode oferecer para o futuro desses profissionais?

Como já explicamos em conteúdos anteriores aqui do Blog, o programador é o profissional responsável por escrever códigos de computadores que solucionam um problema ou que ajudam a alcançar um determinado objetivo. Essa profissão pode ser aplicada em inúmeros setores e ter um impacto real no crescimento de qualquer negócio. Dentre os principais tipos de programadores podemos destacar: programador Web, Desktop, de dispositivos móveis, de sistemas embarcados etc.

Com a transformação digital, que foi impulsionada pela pandemia da Covid-19, milhares de empresas de diferentes áreas tiveram que investir em novas tecnologias para expandir os níveis de inovação de seus serviços, que com o passar dos anos e sem a devida atenção, inevitavelmente, acabam se tornando obsoletos. Por conta disso, é válido afirmar que hoje, qualquer tipo de empresa emprega desenvolvedores e programadores. Isso porque elas precisam de analistas e desenvolvedores de sistemas, encarregados de propor melhorias e soluções rápidas para os problemas do cotidiano na rede de computadores.

Benefícios da profissão do desenvolvedor de software 

Grande oportunidade e bom salário 

Além de ser uma área com diversas oportunidades de trabalho, justamente porque todos os dias nascem novas empresas, a profissão também é bem remunerada, e esse bônus inclui desde os profissionais iniciantes até aqueles com mais experiência. Mas antes de sair se candidatando para todas as vagas, vale destacar a necessidade de passar por uma avaliação das competências. Desse modo, o valor da remuneração poderá variar conforme o porte da empresa, a qualificação do profissional e a linguagem utilizada na programação.

Liberdade Geográfica e Horários flexíveis

A possibilidade de trabalhar livremente é outro ponto importante no momento de escolher essa profissão, já que o programador, muitas vezes, possui liberdade para administrar seu tempo e pode escolher trabalhar de uma forma mais livre.

A área permite o trabalho a distância e de qualquer lugar, desse modo você pode morar em um estado e trabalhar em outro, hoje em dia, inclusive, muitos profissionais trabalham para empresas que estão localizadas em outros países. Justamente por conta dessa característica que muitas empresas, que contratam programadores, investem em um horário de trabalho mais flexível. Além do mais, também é possível trabalhar como freelancer, profissional autônomo que, de forma resumida, tem uma maior liberdade para escolher a hora de começar a trabalhar, encerrar o expediente etc. Ou seja, você pode ser o seu próprio chefe.

Autonomia 

Ainda falando sobre a possibilidade de ser dono do seu próprio tempo, o mercado de trabalho na área de programação também permite que mesmo com pouca experiência, seja possível criar seu próprio negócio.

Um bom exemplo que ilustra esse cenário são as startups, em que a partir de uma ideia e conhecimento, é possível ir atrás de parceiros e patrocinadores que podem ajudar a alavancar sua empresa. O melhor de tudo é que para esse tipo de setor não é preciso muito: apenas uma ideia e seu computador já podem ser suficientes para te ajudar a construir grandes feitos.

Futuro do mercado de trabalho de desenvolvedor de Software 

Como tentamos mostrar ao longo desse artigo, o crescimento no número de desenvolvedores no país pode ser explicado por vários motivos e a carreira deve crescer ainda mais nos próximos anos, pois essa parece ser de fato a profissão do futuro. Independente da especialização e formação, um programador não terá grandes dificuldades de conseguir uma boa renda desenvolvendo softwares e aplicativos. Com a evolução das pesquisas e descobertas, novas áreas têm surgido e abarcado mais profissionais qualificados.

Contudo, apesar das inúmeras possibilidades, com a alta demanda por profissionais com experiência e boa formação na área de programação, muitas empresas ainda encontram uma enorme dificuldade na hora de contratar um programador devidamente qualificado para ocupar esses cargos. Principalmente quando falamos das áreas que estão em alta demanda no momento, como por exemplo: inteligência artificial, mobile e análise de dados. Em resumo a equação não fecha, pois existem muito mais vagas a serem ocupadas que mão de obra qualificada para suprir essa demanda.

Curso Desenvolvedor de Software é na Blue

Na Blue EdTech você pode realizar o curso de desenvolvedor de software pronto para você se destacar no mercado de trabalho, com metodologias de desenvolvimento de soft e hard skills e ensino inovador.

Clique aqui para fazer sua inscrição e junte-se a nós para transformar o mundo por meio de educação e tecnologia.