Edutainment: metodologia de aprendizado

Edutainment: metodologia para aprendizado

18/05/22

Muito se fala na velocidade em que a tecnologia tem avançado e expandido em todo mundo, mas, quando falamos sobre educação, qual é o real impacto que esse avanço tem no setor?

A área tecnológica está, cada vez mais, incluída na rotina da população, por isso, tudo precisou ser adaptado, já que agora, estamos ao alcance de literalmente, tudo a um clique. Com a educação não foi – ou não deveria – ser diferente.

O que é Edutainment?

O termo é a junção da palavra educação (education) e entretenimento (entertainment). Esse é um formato educacional que utiliza ferramentas de entretenimento para ajudar na aprendizagem. Essas ferramentas podem variar entre jogos, brincadeiras, livros, séries, filmes e aplicativos.

Outra característica do Edutainment é o uso de tecnologias no processo educacional. Então, se tendemos a estar conectados na maior parte do tempo, porque não fazer a junção das duas coisas para incentivar melhor o aprendizado?

Quais as funcionalidades do Edutainment?

São muitas as funcionalidades do Edutainment, mas, a principal delas, é o estímulo educativo por meio do entretenimento. No caso, o meio é o entretenimento e o fim é a educação. Dessa forma, há maior chance e efetividade na aprendizagem.

Esse formato de transmissão de conhecimento, em que há recursos interativos, faz com que mais pessoas sejam atraídas para conteúdos educativos, ou seja, quanto mais recursos interativos, maior a chance das pessoas consumirem o conteúdo.

Uma pesquisa da Unesp, com 400 alunos, mostrou que esse formato educacional melhor em 32% o rendimento escolar. Porém, é importante destacar que, Edutainment não é direcionado apenas para o público infantil e adolescente, mas também para o público adulto, que pode aumentar, inclusive, o grau de empregabilidade.

Por que escolher Edutainment?

Edutainment é a melhor opção para que haja mais atratividade e engajamento em conteúdos educacionais. Dessa forma, há mais interesse nesses conteúdos, principalmente pelo uso de ferramentas digitais. Alguns princípios do Edutainment são:

Envolvimento:

Os formatos incluem a participação do usuário.

Imersão:

Quando a ferramenta possui atrações interessantes, o usuário se interessa e foca mais no desenvolvimento do conteúdo.

Interação:

Outra característica do Edutainment, é a variedade de experiências, que torna o aprendizado mais interativo e, consequentemente, interessante. A tecnologia possibilita a criação de redes de contato, como fóruns e chats, por exemplo.

Diversão:

Com as ferramentas certas e as estratégias assertivas, o aprendizado torna-se divertido e não monótono.

A importância de Edutainment para a educação

Com a tecnologia 100% presente no dia a dia das pessoas, a adaptação da educação a esses formatos tornou-se quase que obrigatório. Sabemos que, com a tecnologia, também houve a dispersão em outros conteúdos que não, os tecnológicos. Quanto tempo, por exemplo, você passa mexendo no seu smartphone ao invés de estar lendo um livro? Ou estudando? Por isso, há uma impressão de que temos menos tempo, apesar de hoje, tudo ser mais rápido e de fácil acesso.

Essa impressão se deve ao fato de que estamos cheios de estímulos com menos foco. Dessa forma, houve a necessidade de criar um método em que aprende-se algo novo que gere atenção, interesse e concentração. Essa é a vantagem do Edutainment,  ajudar pessoas a conseguirem aprender de forma mais interessante.

As escolas ainda adotam modelos de aulas expositivas, sem ferramentas interativas, que possam ajudar a prendem a atenção dos alunos. Muitas vezes, isso acontece, pois há resistência em mudar e adotar novas estratégias e professores têm receio de perderem o protagonismo em sala de aula. Vale lembrar e frisar que o Edutainment surgiu para agregar e enriquecer a educação e não para substituir outros métodos. Pensando nisso, e no quanto perde-se em desenvolvimento educacional, novas abordagens poderiam ser adotadas e inseridas em ambientes escolares.

Exemplos da união de educação e entretenimento

Pense Bem:

Pense Bem sempre foi um sonho de consumo no final dos anos 80. O produto era um brinquedo educativo que lembrava um computador, que na época, era um item para uma parte pequena da população.

Castelo Rá-Tim-Bum:

A série infantil era educativa e foi considerada inovadora na época. O programa tratava de assuntos educativos de forma leve e divertida.

O mundo de Beakman:

Nesse programa, os telespectadores mandavam cartas com perguntas e o Beakman – personagem de um cientista, explicava os questionamentos com ações práticas, como experimentos científicos.

Khan Academy:

A plataforma online, Khan Academy, disponibiliza cursos gratuitos de matemática, saúde, economia, química, biologia e programação, com ferramentas de entretenimento.

Aplicação do Edutainment:

Com a internet, temos todas as informações na palma de nossas mãos, mas também, com tanto estímulo, o nosso foco ficou cada vez mais distante de acontecer. Por isso, aprender se tornou um desafio. Assim, é importante que escolas e ambientes corporativos adotem, cada vez mais, o Edutainment. Com esse sistema escolas e empresas terão melhores resultados em questões de foco e aprendizagem.

Edutainment no ambiente escolar e corporativo trará maior motivação aos estudantes e colaboradores, desenvolvimento de novas habilidades, ampliação de aprendizagem e foco.

Edutainment e a Blue EdTech

A metodologia Blue coloca os alunos como protagonistas do seu aprendizado em uma metodologia dinâmica e prática!

O corpo docente da Blue preza pelos meios educacionais mais modernos, com CodeLabs – sessão de aprendizagem colaborativa, aula invertida, material e conteúdo educacional enviado pré-aula, recurso estrutural prático para aprendizagem de conceitos e desenvolvimento de projetos. Tudo isso sendo monitorado e guiado durante todo o curso por professores e monitores Blue.

Saiba mais sobre a Blue, acesse AQUI a grade curricular do curso e se torne um Bluemer agora mesmo!