ESG: O que é e quais são as habilidades necessárias?

ESG: O que é e quais são as habilidades necessárias?

3/10/22

Se você administra uma empresa ou está em busca de emprego, já pode ter ouvido falar da abordagem ESG (sigla em inglês para melhores práticas ambientais, sociais e de governança). Com a chegada novos perfis de investidores e consumidores, as organizações estão buscando maior sustentabilidade ambiental. Mas, apesar de muitas companhias terem vontade de aplicar essa política, faltam profissionais capacitados para ajudá-las nessa tarefa.

Convidamos você a aprender um pouquinho mais sobre a perspectiva do ESG e sobre quais características precisam ser desenvolvidas para atuar nessa área.

Mas afinal, o que é ESG?

Quando pensamos em ESG estamos falando sobre questões ambientais, sociais e de governança que têm ganhado cada vez mais notoriedade por conta da preocupação crescente do mercado financeiro com a sustentabilidade dos negócios.

Em outras palavras, ESG é uma avaliação da consciência coletiva de uma empresa sobre fatores sociais e ambientais.

Quando a ESG começou? 

As discussões sobre o assunto ganharam força em 2020, quando uma carta escrita pela BlackRock, maior gestora de investimentos do mundo, expôs que suas políticas de investimentos iriam demandar conexões ambientais, sociais e de governança.

Esse movimento serviu de inspiração para grandes instituições financeiras do mundo, provocando uma reação em cadeia. Na América Latina, por exemplo, o número de empresas que passaram a implementar estratégias que possuem relação com as pautas ESG em 2022 já é de 69%, contra 46% em 2021. Se bem implementadas, as práticas ESG causam boa impressão em investidores e clientes, garantindo que a empresa colha bons frutos.

Consequências da ESG 

Como resultado da introdução dessa política nas organizações, houve um aumento na oferta de vagas para profissionais desse setor, pois ao perceberem que empresas que adotaram as diretrizes ESG tiveram um desempenho melhor do que aquelas que ignoram sua importância, várias companhias passaram a procurar por profissionais capazes de ajudá-las a implantar essas práticas da melhor forma possível.

Um relatório atual da consultoria britânica GlobalData constatou que as vagas ofertadas aos profissionais que querem iniciar sua carreira na área do ESG aumentaram cerca de 98% no último ano, indo de 531 postos em maio de 2021 para 1.049 no mesmo período de 2022. Por conta da alta demanda, muitas instituições têm encontrado dificuldade na hora de preencher essas vagas. Um levantamento do grupo global de capacitação profissional “CFA Institute”, que analisou cerca de 1 milhão de contas no LinkedIn, apontou que apenas 1% dos perfis possuíam qualificação necessária na área de ESG.

Quais habilidades eu preciso para ingressar no mercado ESG?

Em primeiro lugar é importante entender que não é possível separar o ESG em caixinhas e estudar cada habilidade separadamente, pois essa prática não pode sobreviver sem seus três pilares: Meio Ambiente, Social e Governança. Portanto, um ponto não funciona sem o outro, já que a governança está dentro do social que, por sua vez, reflete em um ambiente mais saudável para todos. Ao que tudo indica, as empresas estão em busca de profissionais que saibam como ir além do básico e que consigam mesclar os 3 pilares.

Podemos dizer que um bom profissional de ESG deve incentivar o uso eficiente de água, se preocupar com a emissão de carbono, zelar pelo direito do trabalhador, monitorar o processo de gestão de resíduos, incentivar políticas que apoiem a inclusão / diversidade em empresas, se preocupar com a saúde dos funcionários, transparência fiscal, gestão de risco etc.

Ambev, Vale, Natura, Boticário, Ambipar e Apple são alguns exemplos de empresas que já anunciaram a implementação de ações ESG e, desde então, têm colhido bons resultados por conta disso!

Conte com a Blue para ter uma carreira de sucesso 

Na Blue, acreditamos que dedicação e desejo por aprendizado contínuo são os principais pilares para a formação de bons líderes. Aqui você encontra um ambiente que proporciona autonomia e suporte de ensino técnico, com uma grade elaborada especificamente para as habilidades comportamentais que incluem liderança, além de comunicação e trabalho em equipe.

Nossa intenção é oferecer todas as ferramentas necessárias para formar profissionais preparados e que possam, não apenas agregar valor ao mercado de ESG, mas também gerar bons frutos ao mercado de trabalho no futuro!

Gostou? Inscreva-se aqui e seja um Bluemer!