Travou com alguma coisa?

< the future
is blue />

Perguntas frequentes

A BLUE

1. Quem é a Blue?
Essa nós adoramos responder! Somos uma EdTech. E o que é isso? Traduzindo, a Blue é uma Escola de Tecnologia com foco em programação. Nós selecionamos, ensinamos e colocamos pessoas talentosas no mercado de trabalho, oferecendo um curso on-line que só começa a ser pago quando você já estiver ganhando R$3.000,00 de salário bruto. Somos focados em realizar um trabalho disruptivo, valorizando a diversidade e a ágil adaptação às constantes mudanças de cenários presentes no mundo contemporâneo.

2. O que significa ser um Bluemer?
Ser um Bluemer é querer transformar o mundo através da educação e da tecnologia! É acreditar no papel delas na construção de um futuro melhor, unindo o talento de quem trabalha com a gente e o potencial de quem escolhe ser nosso aluno!

3. Qual o objetivo da Blue?
Nosso principal objetivo é transformar pessoas para transformar o mundo! Queremos impulsionar pessoas e suas carreiras, transformando a vida de quem estuda com a gente por meio da educação e, assim, garantir que eles tenham a oportunidade de obter uma carreira de sucesso. Nascemos para revelar talentos, formá-los e dar oportunidades para suprir a alta demanda por profissionais da área de Tecnologia.

4. Qual é o diferencial da empresa, por que fazer Blue?
Bom, são muitos motivos! Aqui na Blue nós oferecemos uma formação completa e imersiva, com os melhores profissionais da área, que não só prepara o aluno para a carreira como também o ajuda a chegar lá sem pagar nada até estar inserido no mercado de trabalho e recebendo um salário a partir de R$3.000,00.

Em 12 meses você adquire a qualificação necessária para trabalhar na área da tecnologia e ainda decolar na carreira com uma combinação poderosa de Hard Skills e Soft Skills, mentoria, aulas com foco em solução de problemas reais e acompanhamento personalizado. Tudo isso, em horários que te possibilitam continuar trabalhando enquanto estuda.

Temos uma equipe preparada para desenvolver talentos não somente para o mercado atual, mas também de olho nas tendências do futuro com foco para resolução de problemas. Acreditamos que é isso que realmente fará a diferença no mundo. Profissionais e empresas mais felizes, menores taxas de rotatividade e um futuro bem mais Blue!

5. Qual é a metodologia Blue?
A metodologia Blue coloca os alunos como protagonistas do seu aprendizado em uma metodologia dinâmica e prática! Sabe como?

Nosso corpo docente preza pelos meios educacionais mais modernos, com CodeLabs - sessão de aprendizagem colaborativa, aula invertida, material e conteúdo educacional enviado pré-aula, recurso estrutural prático para aprendizagem de conceitos e desenvolvimento de projetos. Tudo isso sendo monitorado e guiado durante todo o curso por professores e monitores Blue.

Essa metodologia irá fazer com que o aluno desenvolva as habilidades de programação mais relevantes da área de tecnologia.

Estamos prontos para ter você, não só como aluno, mas como pilar fundamental da escola, sendo ativo e realizando projetos práticos, para mais capacitação e agilidade na inserção no mercado de trabalho.

6. Posso fazer uma faculdade?
Com certeza! A Blue oferece um curso de especialização que te capacita para o mercado de trabalho. Você aprende a parte técnica e muitas das habilidades comportamentais que as empresas exigem, facilitando o ingresso na área e você ainda pode cursar uma faculdade em paralelo, ou até mesmo depois de se formar aqui. Afinal, conhecimento nunca é demais.

INSCRIÇÃO (PROCESSO SELETIVO)

7. Quais os pré-requisitos para ser um Bluemer?
✅ Ensino fundamental completo;
✅ Ter no mínimo 16 anos completos;
✅ Ter disponibilidade para estudar de 2ª a 6ª das 18h às 23h;
✅ Ser aprovado no processo seletivo;
✅ Ter vontade de aprender mais sobre tecnologia e programação;
✅ Gostar de resolver problemas;
✅ Ter um bom computador e internet (detalhes na pergunta 50);
🚫 Não há pré-requisito em relação à conhecimento técnico ou inglês.

8. Como posso me inscrever?
Você pode se inscrever diretamente pelo site! Após preenchimento dos dados, você receberá um e-mail com os próximos passos.

9. Realizar a inscrição garante minha vaga no curso?
Não. Para garantir sua vaga é preciso passar em todas as etapas do processo seletivo.

10. O que é necessário para ser aprovado no processo seletivo?
O processo seletivo está divido em 5 etapas:
i. Inscrição: Preencher formulário com dados pessoais e o curso desejado.
ii. Teste de Lógica: Acertar pelo menos 50% das questões do teste.
iii. Teste de Programação: Concluir o desafio proposto.
iv. Entrevista com Recrutador Tech da Blue.
v. Matrícula e envio de documentos.
Durante o processo seletivo, nossa comunicação é feita via e-mail, por isso fique de olho na caixa de entrada e spam.

11. Como saber se minha inscrição foi concluída ou se passei no processo seletivo?
Enviamos um feedback por e-mail para todos os candidatos do processo seletivo, seja positivo ou negativo.

12. Se eu não passar em alguma etapa do processo seletivo, posso fazer novamente?
Em caso de reprovação no processo seletivo atual, você poderá se inscrever no processo seletivo da próxima turma. Temos uma frequência de uma nova turma por mês.

13. Preenchi uma informação errada, mudei de telefone ou endereço. Como atualizo o meu cadastro?
Entre em contato conosco via e-mail: atendimento@blueedtech.zendesk.com ou WhatsApp: (11) 96649-6101.

14. Há limite de vagas?
Sim. Para garantir a qualidade do aprendizado, as salas de aula têm limitação na quantidade de alunos.

15. Preciso saber inglês
Não. A Blue oferece aulas de inglês técnico no segundo semestre do curso, com foco na carreira, onde você aprenderá o necessário para entender os comandos e termos mais comuns.

16. Quantas perguntas tem o Teste de Lógica?
O teste é composto por 30 perguntas de raciocínio lógico.

17. As turmas são separadas de acordo com o nível de conhecimento técnico de programação?
Não fazemos distinção por nível de conhecimento. O curso da Blue tem como objetivo ensinar programação desde o básico, tendo conhecimento técnico prévio ou não.
No entanto, se já possui conhecimento prévio, terá a possibilidade de fazer uma prova para iniciar o curso em um módulo mais avançado.

18. Não vou poder fazer o curso agora. Posso cancelar a minha inscrição?
Sim, você pode cancelar e não haverá nenhum custo se cancelar antes do início das aulas. Mas se você já iniciou o curso, tem 30 dias para solicitar cancelamento, após esse período será cobrado um valor proporcional ao tempo cursado.

19. Estou interessado em um curso que já começou. Ainda posso me inscrever?
Infelizmente não. Se o curso já iniciou, você poderá se inscrever para a próxima turma!

20. Já tenho conhecimentos em programação, consigo pular algum módulo?
Sim, dependendo do seu nível de conhecimento, você pode pular os módulos introdutórios M1 e M2 do nosso curso! Para pular, basta solicitar à BLUE através do email atendimento@blueedtech.zendesk.com para fazer remotamente o Teste de Conhecimento do Módulo M1 e/ou o Teste de Conhecimento do Módulo M2. Você então receberá por e-mail um desafio com instruções e prazo para nos enviar as respostas. Os resultados dos testes serão enviados antes das aulas iniciarem e você poderá pular os módulos cujos testes forem aprovados. Cada módulo que você pula gera um desconto de R$1.000,00, ou seja, é possível conseguir até R$2.000,00 de desconto sobre o valor total do curso pulando os módulos M1 e M2, além da redução do tempo de curso de 10 semanas (5 semanas por módulo).

CONTRATO

21. Quando o contrato de aluno se inicia?
No ato da matrícula você recebe o contrato para aceite e assinatura, após este processo, o contrato entra em vigência.

22. Quando o contrato termina?
A validade do contrato pode variar de acordo com a forma de pagamento contratada (detalhes da pergunta 80).

23. Quais documentos preciso para o contrato?
✅ RG ou CHN;
✅ CPF (necessário enviar separadamente se o número não constar no RG);
✅ Passaporte (para alunos nascidos fora do Brasil);
✅ Comprovante de Residência (no seu nome, do seu responsável ou em nome de terceiros mediante assinatura de um atestado de residência).

24. Já fiz um curso na Blue, preciso refazer o contrato?
Sim! Os contratos são para estabelecer seu vínculo de matrícula no curso e formalizar a prestação de serviço.

25. No caso de pular algum módulo introdutório, como fica meu contrato?
Se você iniciar nosso curso pulando algum dos módulos iniciais (M1 e/ou M2), você receberá um aditivo de contrato (termo de proficiência) destacando os módulos que não serão cursados, o valor do desconto e a data que você iniciará o curso.

EDUCACIONAL (SOBRE O CURSO)

26. A Blue oferece curso presencial?
Não, o curso da Blue é 100% remoto, online, ao vivo e material assíncrono didático de apoio.

27. Por que estudar online?
O mercado de trabalho tem migrado cada vez mais para o modelo remoto, inclusive com oportunidades fora do país. Aprender neste modelo vai te ajudar a aplicar essa realidade se necessário, além de respeitar as regras vigentes de distanciamento social. O ensino à distância conta com maior liberdade do aluno para assistir as aulas de onde quiser, oferecendo economia de tempo e deslocamento, maior praticidade e flexibilidade no aprendizado.

28. Quando dou início ao curso?
O início das turmas é anunciado no site da Blue. Ao realizar a sua inscrição no processo seletivo, deve se atentar ao cronograma para saber a data de início do curso.

29. Eu preciso estar em casa na hora do curso?
Não necessariamente! Você pode acessar o curso de onde quiser, desde que esteja com o seu computador e acesso à internet.

30. Como funciona o curso da Blue?

1º ciclo: composto por 4 módulos, sendo os 2 primeiros introdutórios e os 2 últimos, avançados.
Nesta jornada você inicia o seu aprendizado e o desenvolvimento das suas habilidades técnicas, com conteúdos teóricos e práticos, de maneira dinâmica.

2º ciclo: é composto por 2 Bootcamps, em metodologia ágil, onde o aluno irá vivenciar desafios do mercado, enfrentando uma situação-problema, aplicando as habilidades e os conhecimentos técnicos adquiridos para a solução da problemática.
Estes módulos serão conduzidos pelos nossos Tech Leads, com o acompanhamento de empresas parceiras. Ao final do ciclo, o aluno fará a apresentação em banca do seu projeto.

3º ciclo: 2 módulos de especialização.
O terceiro ciclo é composto por 2 módulos de especialização. Aqui são apresentados vários temas de aprimoramento (Testes Unitários, DevOps, Nest Avançado e Revisões dos conteúdos aprendidos), onde os alunos deverão escolher um tema e entregar o projeto proposto ao final de cada módulo.

31. Quem são os professores da Blue?
O corpo docente Blue é formado por profissionais atualizados e minuciosamente selecionados. Os professores são especialistas de mercado, além de docentes de pós-graduação e treinamentos corporativos, com experiência para ensinar as tecnologias mais utilizadas no mercado, do básico ao avançado.

32. Já tenho conhecimento em programação. Posso pular de módulo?
Você poderá solicitar um teste de proficiência e, caso obtenha aprovação, terá a opção de começar o curso desde o início ou a partir do segundo módulo. Se já fez outra especialidade na Blue anteriormente, poderá cursar apenas os módulos de especialização (3, 4 e 5), se houver turma disponível.

33. Posso fazer mais de uma especialidade?
Claro que sim! Porém, não de forma simultânea. Primeiro você deverá concluir o curso completo (hard skills e soft skills) de uma especialidade e depois você pode optar por fazer apenas o currículo de hard skills da segunda especialidade.

34. Como escolho a minha especialidade?
Se você estiver em dúvida sobre qual especialidade escolher, poderá contar com a ajuda e orientação dos professores. Saiba mais abaixo:
FAC Especialidades

35. Posso fazer apenas as Hard Skills?
Se você já tiver feito um curso na Blue anteriormente, sim!
Se estiver cursando pela primeira vez, ainda terá essa possibilidade, mas receberá apenas um certificado referente ao currículo de hard skills e não o certificado Blue! Por isso, recomendamos que também complete o curso de soft skills para que saia um profissional completo, melhor preparado para o mercado de trabalho.

36. As aulas ficam gravadas? Posso acessar para assistir novamente?
Sim. As aulas gravadas ficarão disponíveis enquanto você tiver acesso ao módulo em questão (aproximadamente 5 semanas).

37. Após a conclusão do curso eu continuo tendo acesso às aulas gravadas?
Não. Concluindo o curso, você deixará de ter acesso ao ambiente de aprendizagem.

38. Serão aplicadas provas?
Não. Mas há atividades em todos os módulos, que avaliam os alunos continuamente com desenvolvimento de projetos, testes, exercícios e o BootCamp, como projeto final.

39. Como funcionam os trabalhos em equipe e projetos?
Os alunos serão estimulados a utilizar ferramentas de trabalho colaborativo e serviços de vídeo chamadas, para realização de atividades em equipe/grupos.

40. Qual a carga horária do curso?
O curso completo tem carga horária de 1000 horas.

41. Qual a duração do curso? Tem prazo para concluir?
O curso tem duração de 12 meses, sendo este o prazo de conclusão.

42. Com quem posso entrar em contato se tiver dúvidas sobre o conteúdo?
As aulas serão ao vivo, segunda à sexta. Portanto, será possível tirar as dúvidas diretamente com os professores. Aos sábados há reuniões de grupos de estudos para os alunos que quiserem revisar a matéria.

43. Com quem posso falar em caso de problemas técnicos de acesso, login ou uso da plataforma?
O aluno da Blue abre um chamado gerenciado pelo time da Secretaria.

44. Consigo terminar o curso antes do prazo de 12 meses?
Não, pois todas as aulas são ao vivo, sem a possibilidade de cursar mais de uma aula por dia.

45. Não sei nada sobre programação, posso fazer o curso?
Sim. Você receberá todo suporte para aprender desde o básico.

FALTAS

46. Quantas faltas posso ter para não ser reprovado(a)?
Você deverá ter 75% de presença por módulo.

47. Há tolerância de tempo para entrar na aula e não ficar com falta?
O curso da Blue é curto e intenso. Os atrasos podem comprometer o seu entendimento do conteúdo.

48. Fiquei sem luz/internet e não consegui assistir a aula, terei falta?
A princípio sim. Neste caso, deverá justificar a sua ausência, cada ocorrência será analisada individualmente.

49. O que devo fazer se precisar faltar em dia de avaliação?
A metodologia de ensino da Blue é baseada em projetos, que devem ser construído ao longo das aulas. Se você precisar faltar no dia da entrega do projeto, se organize para entregar antes.

MATERIAL DIDÁTICO E FERRAMENTAS

50. Preciso ter meu próprio notebook?
Sim. E o ideal é que seja um computador que suporte aplicações pesadas. Um exemplo de aplicação pesada é uma planilha de Excel ou Google Sheets com 10 colunas e 5 mil linhas e com fórmulas em todas as células. Se o seu computador roda uma planilha nesta configuração, ele pode ser usado para as aulas da Blue.

51. O sistema operacional precisa ser Windows?
Sim, é necessário que o seu computador tenha sistema operacional Windows, pois há aplicações que serão desenvolvidas ao longo do curso que não rodarão adequadamente em outros sistemas operacionais.

52. Em qual plataforma as aulas serão ministradas?
As aulas ao vivo serão ministradas via Google Meet em paralelo será utilizado o ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

53. Posso acompanhar o curso pelo meu smartphone ou tablet?
É imprescindível que tenha um computador que suporte aplicações pesadas, no entanto as aulas são ministradas por vídeo chamada e podem ser acessadas de dispositivos móveis, desde que possua uma boa conexão e tamanho de tela que permita acompanhar os slides de aula. Recomendamos que recorra a estes dispositivos apenas em casos de emergência.

54. Qual vai ser o material didático?
O material didático é personalizado, com apresentações desenvolvidas especialmente pela equipe docente da Blue, com indicação de livros, artigos e outras mídias externas.

55. Precisarei baixar algum aplicativo ou software durante o curso?
Sim, você receberá as instruções ao longo do curso.

56. Quais materiais preciso ter em mãos na hora da aula?
Você precisa de um computador com acesso à internet.

57. Posso compartilhar o material?
Não. O material disponível é de uso pessoal e intransferível, conforme contrato.

DESISTÊNCIA E REPROVAÇÃO

58. Se eu não gostar do curso, posso desistir?
Você tem 30 dias de experiência, podendo desistir até o fim desse prazo sem custo algum. Após este período, deverá pagar o valor proporcional ao tempo cursado até a data de solicitação de cancelamento.

59. Arrumei emprego, mas no horário noturno, como faço para concluir o curso?
Todas as aulas são síncronas e no período noturno, por isso você não conseguirá dar continuidade no curso caso seja empregado neste período.

60. Recebi convocação para o exército, como ficará o andamento do meu curso?
Especificamente para esta condição, você poderá trancar a matrícula e retomar os estudos posteriormente, desde que não ultrapasse o prazo de 1 ano.

61. O que acontece se eu reprovar nas avaliações?
É possível refazer um módulo durante o curso sem custo adicional. Se quiser refazer um módulo ou reprovar mais de uma vez, será necessário pagar o módulo novamente até obter aprovação.

62. Se eu desistir do curso e quiser voltar depois, preciso recomeçar do zero?
Não, o ex-aluno da Blue tem um prazo de um ano após o cancelamento da matrícula para garantir que retomará os estudos de onde parou. Após esse prazo, passará pelas avaliações da Blue e seguirá com o curso a partir do módulo ideal para o seu aprendizado.

63. Se eu desistir de uma especialidade, posso começar outra?
Sim. Mas deverá aguardar o início da próxima turma e pagar os valores proporcionais ao período cursado.

CERTIFICAÇÃO

64. Como recebo a certificação Blue?
Com a conclusão do primeiro semestre, você receberá a certificação técnica, que garante o início da atuação como programador ou desenvolvedor no mercado de trabalho. E, após a conclusão total do curso (12 meses), você receberá a certificação Blue!

Requisitos para certificação:
✅ Aprovação com nota igual ou maior que 7
✅ Ter frequência acima de 75%

65. Qual certificação vou receber?
FAC Especialidades Certificação


66. O curso é reconhecido pelo MEC?
A Blue oferece um curso livre que, mesmo não regulamentada pelo MEC, é uma modalidade de ensino legal e válida em todo o território nacional.

67. Preciso pagar um valor extra para receber o certificado?
Não. Com o encerramento e aprovação no curso você já recebe o certificado automaticamente.

68. Como posso obter o certificado impresso?
Você receberá o certificado digital e poderá imprimi-lo quando quiser.

69. O certificado vale como horas extracurriculares na minha faculdade?
O certificado contém a informação da carga horária, mas poderá ser aceito ou não, de acordo com a instituição de ensino.

70. Preciso validar meu certificado para atuar na área?
Não, os certificados são válidos em qualquer instituição. Vale lembrar que certificados são diferentes de diplomas, ok?

71. Tem uma informação errada no meu certificado. O que fazer?
O aluno deve entrar em contato com a Secretaria através de um chamado pela Área do Aluno.

72. O certificado é enviado por e-mail?
Sim. O aluno recebe os certificados por e-mail após a conclusão de cada módulo.

EMPREGABILIDADE

73. A Blue me ajuda a obter um emprego?
Sim! Garantimos que com o curso da Blue você sairá com melhor capacitação, orientação e preparação para enfrentar o mercado de trabalho. Por isso trabalhamos incansavelmente na busca de parceiros para criar pontes entre nossos alunos e empresas. Lembrando que a Blue oferece todo o suporte necessário para que você possa alcançar os objetivos, mas tudo depende do seu comprometimento.

74. Qual nível profissional terei ao final do curso?
Os cursos da Blue são direcionados para dar início à sua carreira como Analista ou Desenvolvedor Júnior.

75. Preciso necessariamente trabalhar na área de T.I?
Não. A Blue capacita seus alunos através do nosso curso com o intuito de formar profissionais para a área de tecnologia. Além disso, as parcerias que fechamos com empresas são voltadas para preenchimento de vagas na área, mas esperamos que com o currículo de hard skill e soft skills você irá adquirir experiência suficiente para exercer qualquer tipo de função, mesmo fora da área de tecnologia.

76. Consigo arrumar emprego na área antes dos 6 meses?
Sim. Você receberá um certificado ao final de cada módulo do curso e uma certificação técnica após conclusão do sexto mês, momento em que a Blue entende que nossos alunos estarão prontos para trabalhar com nossos parceiros ou em qualquer outra empresa do mercado. Mas, nada impede que você consiga um emprego na área antes, a contratação fica a critério do empregador.

77. Preciso estar em alguma cidade específica para encontrar emprego?
Não! Além da popularização do home office, há vagas em todos os lugares do mundo e como o curso é 100% online, sua localização não é um empecilho.
Esse é um critério que fica a cargo de cada empregador. Grande parte das empresas e das vagas que estão abrindo hoje seguem o modelo de trabalho remoto, na maioria das vezes, você vai poder trabalhar de casa para qualquer empresa dentro e fora do Brasil.

78. Quais regimes de contratação são aceitos para dar início ao pagamento do curso?
Qualquer regime de contratação será aceito, desde que a remuneração bruta seja, no mínimo, R$ 3.000,00. O mesmo é válido para prestadores de serviço (PJ) e empreendedores.

79. Há um limite de tempo para eu me empregar?
Não há um prazo para você conseguir um emprego. Se você passar no curso, mandar bem nas aulas e tiver força de vontade, acreditamos que conseguirá um trabalho rapidinho.

PAGAMENTOS

80. Como funciona o pagamento?
Na Blue você poderá pagar o curso à vista, parcelado ou pelo modelo ISA (Income Share Agreement). Segue o detalhamento dos modelos:
  • • À vista no valor de R$ 16.000, pago 30 dias após o início do curso.
  • • Parcelamento de 11x R$ 1.900, com início de pagamento 30 dias após o início do curso. O pagamento é realizado direto para a Blue.
  • • Parcelamento de 18x R$ 1.500, com início de pagamento 30 dias após o início do curso. O financiamento é realizado direto com a Revelo-Up.
  • • Parcelamento de 24x R$ 1.230, com início de pagamento 30 dias após o início do curso. O financiamento é realizado direto com a Revelo-Up.
  • • ISA, com parcelas de 17% da renda mensal corrigido anualmente pelo IPCA. O início do pagamento ocorre quando o aluno tiver uma renda mensal maior ou igual a R$ 3.000. O pagamento é realizado direto com a Provi. Este modelo está liberado somente para maiores de idade.

Importante
Os modelos de financiamento com terceiros Revelo-Up e Provi estão sujeitos a aprovação destas empresas. Além disso, os valores podem ter alteração conforme alinhamento com estas empresas.

81. Posso pagar o curso à vista?Tem desconto?
Pode, o pagamento à vista fica no valor de R$ 16.000,00.

82. Preciso pagar a taxa de matrícula?
Não há taxa de matrícula.

83. É obrigatório ter avalista?
Não exigimos avalista como condição para matrícula.

84. Posso começar a pagar o curso antes de arrumar emprego?
Pode. É possível alinhar o pagamento a qualquer momento, basta entrar em contato com a secretaria através de um chamado.

85. Caso não consiga me inserir no mercado de trabalho, ainda tenho que pagar o curso?
Caso tenha optado pelo modelo ISA, você não precisa pagar nada até estar em uma posição que pague a você, no mínimo, R$ 3.000,00.

86. O que acontece se eu perder o emprego enquanto estiver pagando a Blue?
Caso tenha optado pelo modelo ISA, se houver uma redução de salário ou perder o emprego, seu pagamento será congelado até que você retorne a uma posição que pague a você, no mínimo, R$ 3.000,00.

87. Se eu pular algum módulo introdutório (M1 e/ou M2), terei algum desconto no valor total do curso?
Sim, se você pular um dos módulos introdutórios do curso, receberá desconto de R$1.000,00 por módulo pulado sobre o valor total do curso.
   
Faça parte agora do grupo de pessoas que vão reprogramar o mundo!

Buscamos quem adora desafios e quer se desenvolver na carreira de TI. Se você é uma dessas pessoas, dê o primeiro passo, vem ser um #Bluemer e reprograme seu futuro. Bora dominar o mundo?

Inscreva-se agora