Hackathon: o que é e qual a sua origem?

Hackathon: o que é e qual a sua origem?

3/05/21

Algumas das coisas mais utilizadas por nós cotidianamente, que hoje parecem elementares e tão intrínsecas às nossas rotinas, foram criadas de maneiras inusitadas. Você sabia que, por exemplo, a função do “boomerang” do Instagram e a start up Easy Taxi foram criadas durante maratonas de programação? Também conhecidos como Hackathons, esses eventos reúnem pessoas com espírito inovador, com verdadeira paixão por tecnologia e com grande vontade de impactar o mundo em tempo recorde. Hackathon: o que é e qual a sua origem?

Uma das primeiras maratonas de programação foi datada em junho de 1999, no Canadá. Um grupo de desenvolvedores Java se reuniu com o objetivo de construir um programa que permitisse a comunicação entre dispositivos por meio de portas de infravermelhos. Os Hackathons viraram tendência depois de 99 e acabaram se tornando um evento cada vez mais frequente, onde empresas e até mesmo governos convocam grupos de programadores para desenvolver soluções rápidas para questões de todos os tipos. Desde soluções voltadas ao incremento de redes sociais ou à criação de empresas, até mesmo para aquelas voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Sejam estas maratonas organizadas tanto pelo setor público quanto pelo setor privado, o fator principal que faz com que esses eventos tenham frutos tão impactantes é que os participantes se empoderam daquilo que sabem fazer melhor e, com trabalho em equipe, conseguem apresentar soluções inovadoras. A grande questão que envolve estas maratonas é a atmosfera que se cria e o quanto ela engaja a quem está ali presente. Imagine um grupo de pessoas reunidas em um acampamento, que se deslocaram para juntas, desenvolverem algo que pode mudar o mundo? Parece incrível!

Em tempos de pandemia, juntar um grupo de pessoas parece algo ainda distante, e por isso, os Hackathons acontecem agora de maneira online. O processo seletivo da Blue, inclusive, conta com um Hackathon online em uma de suas últimas fases. Nós adaptamos o modelo, que já é bastante utilizado por diversos setores do mercado, em uma versão enxuta para que os futuros alunos possam sentir uma parte da experiência empolgante que é esta maratona.

Como funciona o Hackathon da Blue?

O nosso time de recrutamento e seleção envia um e-mail aos alunos com todos os direcionamentos e ferramentas a serem estudadas para que o ambiente de um Hackathon online seja criado. Lembrando que não é necessário qualquer tipo de conhecimento prévio na área de tecnologia, o que analisamos nesta fase é justamente a sua vontade, dedicação e atitude para ir em busca dos conhecimentos necessários para que o desafio proposto seja solucionado.

Vem com a gente nessa! As inscrições para a próxima turma já estão abertas.

#VemSerUmBluemer

Leia mais:

10 tendências de negócios em TI para ficar de olho em 2021

Governos do mundo devem investir 5% a mais em TI em 2021

Como a educação e a tecnologia mudaram a história de um jovem programador