Impacto Social

Impacto social da contratação de um jovem talento de TI

“Hoje, o que motiva as empresas deve estar ligado à cultura dos jovens talentos, pois com eles, há futuro para os modelos de negócios – Daniela Lopes, CEO e fundadora da Blue”

Atrair bons talentos profissionais é um dos grandes desafios que as companhias brasileiras enfrentam atualmente. Cada vez mais, as novas gerações têm se preocupado com as posições propagadas e os impactos sociais gerados pelas ações das empresas, pesando na decisão de concorrer ou não a uma vaga de emprego.

Diante desse cenário, muitas companhias estão reforçando seus valores para com a sociedade, a fim de se tornarem ‘desejáveis’ às novas ondas de profissionais no mercado de trabalho. Mas, ficar só no discurso, ou colocar um sofá colorido com escorregador na sala de convivência, não é suficiente para se tornarem atraentes a esse público.

Impacto Social

Para gerar impacto social de verdade, as empresas devem primeiramente olhar para dentro, e se perguntarem como podem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de onde estão inseridas, seja bairro, cidade, Estado, ou mesmo o segmento de mercado. E uma das maneiras de realizar essa contribuição é a contratação de jovens profissionais, para exercerem cargos de aprendizes ou juniores.

Parece pouco, mas contratar um jovem que acabou de se formar, em curso profissionalizante ou técnico em EdTech, por exemplo, pode mudar a realidade de quem mais precisa, e das pessoas ao seu redor, como um efeito de onda, no qual o impacto gerado não fica limitado a apenas um indivíduo, mas a uma parcela significativa da sociedade.

Isso pode ser observado principalmente com os jovens em situação de vulnerabilidade e na periferia das grandes cidades, por exemplo. Segundo especialistas, a profissionalização e inserção de jovens no mercado de trabalho é uma das melhores formas de combater a diferença social. Isso sem contar na experiência de estar ajudando alguém a mudar de vida para melhor.

Mercado de Trabalho para Tecnologia da Informação

Quando falamos no mercado de trabalho de TI, a questão se torna ainda mais importante, tanto para quem contrata quanto para quem é contratado. De acordo com dados da Associação Brasileira de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o país deve apresentar uma demanda que pode chegar a 260 mil de profissionais de TI, até 2024.

Por isso, quanto mais cedo as companhias contratarem jovens talentos de TI, estarão melhores preparadas  para o futuro, afinal, terão colaboradores mais experientes e sintonizados com os valores corporativos. Por outro lado, os jovens contratados estarão inseridos em um dos segmentos que mais crescem em oportunidade de trabalho e bons salários.

Dar emprego a um jovem talento de TI significa para as empresas, abrir portas para mais conhecimento, inovação e produtividade, ao mesmo tempo em que cooperam para uma sociedade mais inclusiva e um ambiente organizacional mais diverso, enquanto para os contratados representa uma oportunidade de sucesso no mercado de trabalho de TIe alcançarem melhores condições de vida.

Na Blue, você pode encontrar o talento ideal para o seu negócio. Venha conhecer a gente, e se torne parceiro de um futuro melhor.