Indústria 4.0

Indústria 4.0

28/01/22

O que mais ouvimos hoje em dia, seja na mídia, no trabalho ou em casa, envolve as constantes evoluções da tecnologia e como ela é imprescindível para que empresas se tornem cada vez mais atualizadas e competitivas. O cerne dessa questão está no conceito de Indústria 4.0.

Como surgiu? 

Pode ser que você até conheça, mas que não seja familiarizado com esse termo, apesar de estar imerso em um mundo totalmente dominado por ele! Nasceu em 2011 na Alemanha, na feira de Hannover, conhecida como a maior vitrine industrial do mundo, onde o governo alemão, com a intenção de aumentar tanto produtividade e quanto competitividade, elaborou um plano estratégico para promover uma reviravolta envolvendo alta tecnologia na indústria.

Foram inovações nos campos de automação, controle e tecnologia da informação, que trouxeram inúmeras mudanças no contexto industrial. Estes, inundaram o mundo todo com incríveis perspectivas sobre o potencial da tecnologia e os benefícios econômicos que trariam como consequência.

Os 9 pilares da indústria 4.0 

De acordo com o Boston Consulting Group, são 9 pilares que definem a indústria 4.0:

Muitos destes conceitos já eram utilizados anteriormente, mas com a revolução industrial 4.0 iniciada em 2011, transformaram as produções. Antes isoladas, células agora otimizadas são cruzadas, integradas e automatizadas em um fluxo de produção otimizado. O resultado dessa junção é um grande aumento na eficiência e mudanças significativas nas relações entre fornecedores, produtores, clientes e claro, entre humanos e máquinas.

Os impactos dessa revolução industrial

Além da velocidade na produção e de ter elevado a experiência do consumidor a um novo patamar, a indústria 4.0 tem impacto direto na geração de empregos, futuro das profissões, otimização de custos e aumento em investimentos, fatores que influenciam diretamente na economia nacional.

Para que você conheça a fundo esse conceito e para que entenda mais sobre qual é a raíz que encabeça todas as tendências no mercado de trabalho atual, nós da Blue, darem início a uma série de textos que vão explorar os pilares que definem a Indústria 4.0. Na próxima semana, iremos detalhar o pilar de Realidade Aumentada. Fique ligado no blog!