Integração entre sistemas: Quais os tipos?

Integração entre Sistemas: quais são os tipos?

9/03/22

Já parou para pensar como a integração entre sistemas facilita o nosso dia a dia? Se fizermos uma publicação no Instagram, podemos escolher um compartilhamento simultâneo no Facebook, por exemplo. Ou ainda, quando baixamos um aplicativo novo, é possível que o vinculemos a uma conta já existente, assim não há necessidade de criar um cadastro. Esses são exemplos simples de como algumas pequenas integrações fazem com que otimizemos tempo e que façamos um uso mais inteligente dos nossos dados, imagine só a aplicação de integração de sistemas em um ambiente gigantesco! Hoje vamos abordar mais um pilar da indústria 4.0, que é justamente Integração entre Sistemas.

Vantagens da integração entre sistemas

Abordamos em nossos textos anteriores sobre alguns objetivos da indústria 4.0, e um deles é a integração entre processos para que se tenha uma eficiência maior no ambiente produtivo. Pense na quantidade de processos que temos dentro das unidades fabris, e todos eles são gerados e abastecidos por meio de dados. Para que uma etapa seja funcional ela depende invariavelmente dos dados da etapa anterior e, sem a integração dessas informações, teriam de ser aplicados processos manuais e muito lentos, que impactariam na produtividade da unidade como um todo.

Ao implementar a integração de sistemas, estamos também digitalizando estes processos fabris, permitindo a troca de informações de maneira rápida e eficiente, dando maior visibilidade aos gestores para tomadas de decisões mais velozes e, ao mesmo tempo, reduzindo perdas e otimizando os recursos. Essa visibilidade mais apurada, permite que a gestão analise se o que está sendo fabricado condiz com a demanda e se todos os interessados estão alinhados com essa produção.

Os tipos de integração de sistemas

Para que a integração seja bem-sucedida, as integrações devem acontecer nas esferas Vertical e Horizontal.

O que é Integração Vertical?

A integração vertical contempla todas as camadas e sistemas, desde o chão de fábrica (nível 1) até o ERP (nível 5). Cada uma destas camadas contém sistemas e informações específicas, a integração promove a fluência de comunicação entre cada uma delas, sendo assim possível que se mantenha um alto nível de produtividade, monitoramento das máquinas e acompanhamento de necessidades em tempo real. Os níveis são:

  • Sensores e motores
  • Controladores Lógico-Programáveis
  • Nível de produção
  • Nível de Operação
  • ERP (sistema geral e estratégico)

O que é Integração Horizontal?

É a conexão entre todos os sistemas e setores da cadeia produtiva de uma fábrica, desde a gestão de fornecedores, análises de mercado, produção, logística e distribuição. Essa conexão interliga todos os dados de diversas áreas e auxilia plantas fabris em uma gestão mais assertiva, desde a compra de matéria prima, por exemplo, passando pela gestão dos fornecedores e no cálculo mais acurado de entregas, gerando assim altos níveis de satisfação de seus clientes.