Inteligência Artificial: em constante evolução

Inteligência Artificial: em constante evolução

16/05/22

O filme Eu Robô narra uma história que se passa no ano de 2035, em Chicago, nos EUA, onde a evolução dos tempos levou o homem a construir robôs para auxiliá-lo em diversas tarefas do dia a dia. Para os fãs de teorias da conspiração o enredo é um prato cheio, mas o filme também traz um questionamento importante: Afinal, você é capaz de definir o que é Inteligência Artificial (IA) e até onde ela pode chegar?

O que é Inteligência Artificial? 

Ainda não existe uma definição aceita por todos os especialistas sobre o significado de inteligência artificial. Podemos dizer, de forma mais simples, que a IA é a tentativa de imitar a inteligência humana usando um robô ou software para isso.

Uma solução de IA é composta por várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros que possuem uma capacidade de simular capacidades humanas ligadas à inteligência. Por exemplo, o raciocínio, a percepção de ambiente e a habilidade de análise para a tomada de decisão.

As IAs também podem “aprender por si mesmas” graças aos sistemas de aprendizado que analisam grandes volumes de dados, possibilitando a elas ampliarem seus conhecimentos.

Existem algumas tecnologias presentes em nossa vida que norteiam o campo da Inteligência Artificial e que são importantes para sua evolução:

Machine Learning 

O Aprendizado de Máquina é um método de avaliação de dados que automatiza o desenvolvimento de padrões analíticos. É baseado na concepção de que sistemas tecnológicos podem aprender usando dados, para descobrir padrões, tomar decisões e se aperfeiçoar com pouca interferência humana.

A tecnologia é muito utilizada no mercado de trabalho, nas traduções do Google, nas sugestões da Netflix, no funcionamento do Facebook, na programação de carros autônomos e até para selecionar o que vai parar na caixa de spam do e-mail.

Deep Learning 

O Deep Learning, ou aprendizagem profunda, é um tipo especial de aprendizado de máquina, que “treina” máquinas para executarem atividades como se fossem humanos.

Exemplos disso envolvem o reconhecimento de fala com a Siri (Apple), Cortana (Windows), Alexa (Amazon), reconhecimento facial, recomendações personalizadas baseadas em suas buscas mais recentes do Google, identificação de fake news, etc.

Processamento de Linguagem Natural (PLN) 

O Processamento de Linguagem Natural estuda um caminho para reproduzir processos de desenvolvimento ligados ao funcionamento da linguagem humana. Para isso, faz uso de softwares, programação e outras soluções.

Por meio do PLN, as máquinas podem compreender melhor os textos — o que envolve reconhecimento de contexto, extração de informações, desenvolvimento de resumos etc. O PLN é muito utilizado em áreas como atendimento ao consumidor e na produção de relatórios corporativos.

Benefícios da Inteligência Artificial

Com esses exemplos fica mais fácil de entender que a IA, muitas vezes, está presente em nosso cotidiano, nos ajudando a realizar tarefas básicas. Desse modo, não é exagero dizer que a Inteligência Artificial é a revolução mais importante da tecnologia, desde que a computação foi inventada, sendo responsável por mudanças significativas que alteraram, para sempre, o modo como os humanos se relacionam com as máquinas, principalmente no mercado de trabalho, que tem vivenciado melhoras significativas graças ao uso dessa tecnologia:

 

  1. 1. Melhora na tomada de decisão para a adoção de medidas mais estratégicas baseadas em dados;

 

  1. 2. Contribuindo para a automação de atividades lógicas, analíticas e cognitivas, que geram maior velocidade no tratamento de informações;

 

  1. 3. Redução de erros, de riscos e de custos operacionais através de previsões sobre eventuais dificuldades, com base em diagnósticos de diversos setores, para que a empresa tome providências antes que o problema aconteça;

 

  1. 4. Atendimento otimizado ao público: acordo com uma pesquisa da PWC, 60% dos consumidores afirmam que a IA pode diminuir o tempo necessário para conseguir respostas e, simultaneamente, ser bastante adaptada às suas preferências

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades…

Apesar de representar um avanço significativo, a capacidade das máquinas de raciocinar por conta própria deve ser encarada com bastante seriedade pelos desenvolvedores dessa tecnologia, afinal, é possível controlar o funcionamento de usinas nucleares, fornecimento de eletricidade, mísseis armados…

E se um dia uma inteligência artificial decidir que os humanos não são necessários?

Parece um filme de ficção científica ruim, mas essa é uma preocupação compartilhada por algumas das mentes mais brilhantes do nosso tempo: de Bill Gates a Elon Musk, e até mesmo o lendário Stephen Hawking já fazia ressalvas com relação ao poder da IA.

Mas, se por um lado as preocupações conspiratórias ganham força com o auxílio dos amantes da ficção, por outro vImos o impacto que o uso dessa tecnologia gera em nossas vidas.

Ao final, podemos concluir que, quando bem utilizada, a IA é capaz de oferecer grande benefícios para empresas e para nós, humanos.

Quer estar preparado para o futuro quando ele chegar?

A Blue tem um time de professores especialistas na área de programação. Todos com mais de 10 anos de carreira e experiência em empresas sólidas do mercado brasileiro, participando ativamente do desenvolvimento de novas tecnologias e outras inovações. Para se tornar um “bluemer”, basta ter um computador com acesso à internet e muita vontade de aprender. Não são necessários conhecimentos prévios de programação.

#SejaBlumer e saia na frente!