JavaScript

JavaScript: a origem

25/11/21
Tags:

Nos anos 90, com o intuito de transformar as experiências com websites, que até então eram estáticos, Brendan Eich criou a linguagem de programação JavaScript a serviço da Netscape. Já nessa época os executivos da companhia chegaram à conclusão de que para acompanhar a evolução do mercado seria necessário investir no dinamismo de sites e sistemas web, o que a linguagem de programação consegue executar com maestria.

Atualmente quase todos os produtos e serviços tem seu próprio website e é por lá que podemos nos informar sobre pontos que são decisivos para fechar um negócio. Os sites estão cada vez mais completos e dinâmicos, e é possível acessar diferentes sessões que fazem com que sintamos confiança na empresa e isso aumenta consideravelmente sua credibilidade para os consumidores.

Mas nem sempre foi assim! Antigamente muitas indicações de produtos e serviços aconteciam no “boca a boca” e, caso fosse necessário conhecer um pouco mais da empresa, existiam duas possibilidades: ligar ou comparecer presencialmente. Os sites não nos traziam tantas informações e se você se lembra de como era acessar um website nos anos 2000, sabe do que estamos falando!

Com a aplicação de JavaScript é possível adicionar elementos complexos em um sistema web como interagir com formulários, mapas 2D ou 3D, permite também integrar sistemas, entre outras funcionalidades. Isso porque o conteúdo criado se atualiza de forma dinâmica, pode controlar multimídias ou imagens animadas, por exemplo.

Em 2009, com o surgimento do Node.js tornou-se possível executar o Javascript no servidor, possibilitando a criação de aplicações de ponta a ponta tanto no lado do cliente quanto internamente. Além disso, por se tratar de uma linguagem open source, a gama de variedade de ferramentas é extensa. Esse leque se estende a bibliotecas com JavaScript sendo possível a criação de apps web, mobile, desktop, smartTV etc. O Javascript é uma linguagem que viabiliza quase todos os projetos que sua criatividade produzir!

Hoje, JavaScript, está na maioria das descrições de cargo para a área de tecnologia e aqui na Blue nossos alunos contam com a disciplina na grade. Mas se você ainda não é aluno da Blue e quer saber mais como funciona essa linguagem de programação na prática, não pode perder a miniaula do professor Ivo Soares que vai ao ar na próxima semana no canal da Blue no Youtube

Inscreva-se no canal e já coloca um lembrete para não ficar de fora dessa. Nos vemos em breve!

Posts relacionados