Lean, Kanban, Scrum, entre outras: saiba mais sobre o conceito de Metodologias Ágeis e as suas aplicações

Lean, Kanban, Scrum, entre outras: saiba mais sobre o conceito de Metodologias Ágeis e as suas aplicações

16/04/21

As Metodologias Ágeis de desenvolvimento de software compreendem um conjunto de comportamentos, processos, práticas e ferramentas, que são utilizados para a criação de produtos e sua disponibilização para os usuários finais, de maneira rápida e mais assertiva possível.

Originalmente, o conceito surgiu nos anos 80, quando as empresas de Tecnologia da Informação (TI) começavam a amadurecer, mas o termo Metodologias Ágeis foi cunhado somente em 2001, por um seleto grupo de especialistas em processos de desenvolvimento de software. Atualmente elas são aplicadas em todas a linhas de criação e produção dos mais variados segmentos, seja de carros, aparelhos smartphone, aplicativos de celular ou softwares corporativos.

Isso porque as Metodologias Ágeis visam acelerar e melhorar os processos de criação de produtos e até serviços, criando ambientes de inovação e colaboração. Grandes companhias nacionais e internacionais, como Apple, Toyota, Sony e a Rede Globo de Comunicação, por exemplo, utilizam as Metodologias Ágeis a favor de seus negócios.

Por que elas são importantes para os profissionais de Tecnologia da Informação (TI)?

Como dito acima, o conceito de Metodologias Ágeis, ou de Desenvolvimento Rápido, como é comumente chamado no setor de TI, foi criado por desenvolvedores de software, com o objetivo tornar a criação de aplicações e sistemas mais ordenada e rápida, e que garantisse a finalização dos projetos iniciados.

Após diversas adaptações, mudanças e comprovações de sua eficácia, as Metodologias Ágeis passaram a ser amplamente aplicadas por empresas de TI, sendo que hoje é praticamente impossível realizar um projeto de desenvolvimento de software ou aplicativo para celular, sem adotar pelo menos algumas delas.

Principais Metodologias Ágeis na área de TI

As Metodologias Ágeis são parte importante das habilidades que as companhias do setor de TI esperam de seus funcionários. Tanto é, que o relatório do Fórum Econômico Mundial chamado Jobs of Tomorrow (Trabalhos do Amanhã), aponta que entre as profissões mais promissoras do futuro estão profissionais com conhecimento sobre Metodologias Ágeis.

Entre as principais Metodologias Ágeis utilizadas pelas empresas, há três que se destacam: Lean, Kanban e Scrum.

Lean Development:

Filosofia que visa “enxugar” os processos de desenvolvimento, focando na redução de custos e no aumento da produção. Na criação de softwares, o Lean busca eliminar o desperdício, e quando falamos desperdício em equipes de TI, podemos citar o uso de recursos (incluindo recursos humanos), relação de tarefas ou atividades redundantes. Essa metodologia busca eliminar esses desperdícios e, consequentemente, reduzir custos, tempo e dinheiro para a conclusão de um projeto.

Kanban:

Sistema de gestão visual para controle de tarefas e fluxos de trabalho através da utilização de colunas e cartões (muito comum o uso de Post-Its). Kanban é um termo japonês que significa “cartão”, e nada mais é do que um sistema ágil e visual para controle de produção ou gestão de tarefas.

Scrum:

Um dos métodos ágeis mais populares para a gestão de projetos de desenvolvimento de softwares. No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (mensal, quinzenal, semanal etc.) chamados de Sprints. O Sprint representa as etapas dentro das quais um conjunto de atividades deve ser executado. Esse método se baseia em planejamento, execução, adaptação e entrega do projeto dentro do prazo previsto.

Metodologias ágeis na Blue

Para os profissionais de TI, seja de frontend, backend ou full stack, ter conhecimento sobre Metodologias Ágeis é fundamental para se colocar em destaque no mercado de trabalho. Na Blue, você será apresentado às principais técnicas e métodos ágeis e vai aprender como elas funcionam na prática com a execução de projetos de desenvolvimento de softwares.

Não perca mais tempo, e junte-se a nós! Faça sua inscrição AQUI

Leia mais:

10 tendências de negócios em TI para ficar de olho em 2021

Governos do mundo devem investir 5% a mais em TI em 2021

Como a educação e a tecnologia mudaram a história de um jovem programador