A cada década aproximadamente surge uma linguagem aderente às novas tecnologias, o que torna a formação de programadores um aprendizado contínuo.

Linguagens de Programação: Python

29/04/21

Se você já teve curiosidade de aprender a programar, ou se já falou com alguém que trabalha na área, sabe que existem diferentes linguagens de programação. A cada década aproximadamente surge uma linguagem aderente às novas tecnologias, o que torna a formação de programadores um aprendizado contínuo. Linguagens de Programação: Python.

Hoje damos início a uma sequência de posts aqui no Blog da Blue que, a cada semana, vai explicar melhor sobre as linguagens de programação mais utilizadas no mercado. E hoje é a vez de falarmos sobre Python!

A linguagem Python foi desenvolvida pelo matemático e programador holandês, Guido van Rossum em 1991, e foi nomeada em homenagem ao grupo de comédia britânico Monthy Python. A principal característica é permitir a elaboração de códigos de programação em menos linhas do que em outras linguagens, como Java, JavaScript, SQL, PHP e C#, por exemplo.

Por isso, ela é amplamente utilizada em soluções web, desde sites até aplicativos para desktops e smartphones, além de aplicações voltadas à Inteligência Artifical (IA), Machine Learning e Deep Learning – conceito utilizado para recomendação de conteúdo, ou seja, sugestões que chegam até os usuários com base no histórico de navegação on-line.

Segundo um levantamento da HackerEarth, em 2020 a linguagem Python foi classificada como a segunda mais procurada por desenvolvedores iniciantes, atrás somente da linguagem de programação do Google, a Go. No mesmo ano, Python foi apontada com a linguagem mais popular do mundo, de acordo com a revista científica da IEEE Espectrum. Uma parte desse sucesso e popularização também se deve ao fato de a linguagem funcionar de maneira mais intuitiva do que as restantes e devido à sua aplicabilidade em diversos sistemas, como Windows, Linux e MacOs.

Diante de todos esses atributos, Python é sem dúvida uma linguagem que todo programador e desenvolvedor precisa saber. Na Blue, você aprenderá essa e outras linguagens de programação que estão sendo procuradas pelo mercado de tecnologia, incluindo aulas de inglês focadas em programação que funcionarão como ferramentas para que você decole ainda mais rápido.

Venha pra Blue, e conquiste o mercado de TI!