Lógica da Programação

Lógica de programação: o que é na prática?

Se você é iniciante na área de tecnologia, já deve ter ouvido falar sobre lógica de programação. O fundador da Apple, Steve Jobs, já disse que todos deveriam aprender a programar, uma vez que programar te ensina a pensar!

O começo pode ser simples

Famosos como Bill Gates e Mark Zuckerberg tiveram seus primeiros contatos com programação ainda crianças. Gates, por exemplo, iniciou aos 13 anos e seu primeiro projeto foi pensado para jogar o tão conhecido” jogo da velha”. Já Zuckerberg, também começou aos 13 anos, com o objetivo de desenvolver algo no computador que pudesse divertir ele e suas irmãs. Pode-se dizer que ambos começaram a programar com projetos bem simples e sem qualquer ambição.

Apesar de assustar os iniciantes, a lógica de programação é algo muito simples e, inclusive, está muito presente no nosso cotidiano. Portanto é bem possível que você já até saiba a programar, mas ainda não tenha consciência disso!

Um exemplo na prática:

Vamos supor que você precise se locomover de carro. Pense em todos os passos que você deve executar até chegar ao seu destino, desde colocar a chave na ignição, apertar a embreagem, mudar a marcha e girar a direção. Toda essa lógica e sequência de ações são muito similares à lógica de programação!

Na área de tecnologia, para desenvolver qualquer projeto, você precisa seguir uma lógica para resolver determinado problema. Quando se pensa sobre a forma de resolvê-lo, estamos falando de lógica e quando pensamos em como fazê-lo estamos falando da escolha da linguagem de programação que iremos utilizar para atingir o objetivo determinado. Portanto, juntando lógica e linguagem, estamos falando em transformar seus pensamentos em códigos, que resultarão em algoritmos.

Na Blue, a disciplina de lógica de programação faz parte do primeiro módulo do curso. É neste momento que os alunos terão uma introdução sobre esse novo mundo e aprenderão sobre o tema, pois uma vez que se entende a lógica de programação, o céu é o limite! Não existem restrições e é possível que se programe em qualquer linguagem!

 

Leia também:

Aprender programação vai muito além de aprender a escrever códigos

Programação: dicas para aprender por onde começar