Mercado de TI no exterior, programador utilizando computador

Mercado de TI no exterior: tudo o que você precisa saber para embarcar nessa onda

Fazer um intercâmbio é o sonho de muitas pessoas de todas as idades, envolvendo experiências não somente para o aprimoramento de idiomas, mas principalmente para vivenciar experiências culturais. Mencionamos anteriormente sobre a alta demanda de profissionais de tecnologia versus o número de candidatos devidamente qualificados, que não é equalizado. Esta é uma realidade não apenas no Brasil, mas também quando falamos de outros países. Sendo assim, abre-se uma nova janela de oportunidades: o intercâmbio para outros países a trabalho. Mercado de TI no exterior: tudo o que você precisa saber para embarcar nessa onda.

Segundo dados da Boston Consulting Group, a terceira edição do “Decoding Global Talent” traz estudo realizado em 2020, com o ranking dos países mais procurados pelos brasileiros para intercâmbio: Portugal, Canadá e Angola. Pelo menos 50% dos brasileiros tem o desejo de fazer uma mudança de país e 57% manifestaram a vontade de atuar em empresas estrangeiras sem deixar seu país de origem. A tecnologia atual e a nova dinâmica de trabalho permitem que se faça um intercâmbio no campo profissional sem ser necessária uma mudança física.

Segundo dados da Abracomex (Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior) os países que mantem as portas abertas para contratações de brasileiros da área de tecnologia são Estados Unidos, Portugal, Canadá, Irlanda, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia e Suécia.

Dicas para se destacar na procura de oportunidades no exterior

Se você tem essa vontade e curiosidade de saber como seria trabalhar em outro país, ou então para uma empresa estrangeira, fique ligado nas dicas abaixo:

  • 1) Mantenha seu perfil no Linkedin (rede social profissional e global) sempre atualizado;
  • 2) Saiba montar um currículo completo, que tenha todas as informações pessoais essenciais para os recrutadores estrangeiros;
  • 3) Deixe claro o seu nível de conhecimento nos idiomas;
  • 4) Tenha um portifólio sempre atualizado e disponível em suas redes profissionais;
  • 5) Profissionalize-se e mantenha os estudos em dia.

Palavra do especialista

Falar de intercâmbio sem mencionar o aprendizado de inglês é quase impossível, no entanto, apenas 5% dos brasileiros tem um nível considerável de conhecimento na língua. Mas não há motivo para desespero! Você não precisa ser fluente para concorrer a oportunidades no Brasil ou no exterior. Fernando Aires, diretor pedagógico da Blue, ressalta a relevância do desenvolvimento dessa habilidade enquanto segundo idioma, sendo um fator fundamental na carreira dos programadores:

“A maior parte das informações está disponível em inglês, que é a segunda língua em todo o ambiente corporativo. Como o mercado é muito globalizado, os sistemas e programas de computador são escritos utilizando variáveis ou comentários em inglês e é muito importante que tenhamos habilidades para lê-los”.

No curso da Blue você terá toda a estrutura necessária para embarcar na área de tecnologia nacional ou internacionalmente. Nossa grade foi pensada para que você se torne um profissional completo, onde poderá desenvolver a parte técnica com professores atuantes no mercado, e, no segundo semestre, serão desenvolvidas as habilidades comportamentais que incluem a disciplina do inglês técnico. Finalmente, você terá apoio de profissionais especializados em recrutamento para construir seu currículo de maneira estratégica, para que você seja visto pelos players do mercado.

Fique de olho nas datas e não perca tempo, as inscrições vão até 21 de abril. Vem ser um Bluemer!