Resiliência no mercado de TI – O que é resiliência na prática?

Mercado de TI: o que é resiliência na prática?

Nem pandemia e crises econômicas parecem parar o crescimento do mercado de Tecnologia da Informação (TI). Muito pelo contrário, conforme novos desafios e problemas vão surgindo, aqui ou do outro lado do mundo, mais nos voltamos para o uso da tecnologia no nosso dia a dia, seja em casa ou no trabalho. E com o avanço acelerado e uso massivo das tecnologias, a figura do profissional de TI se torna cada vez mais necessária.

Segundo um levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE), feito entre janeiro e setembro de 2019, foram abertas 8.049 vagas de TI no Brasil, enquanto que, no mesmo período de 2020, ano em que a pandemia gerada pelo Coronavírus foi anunciada, o total de vagas disponíveis no setor subiu 63%, atingindo a marca de 12.682 vagas.

Profissionais de TI e Resiliência

Apesar do grande número de oportunidades e o baixo volume de profissionais qualificados no mercado nacional, que de acordo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) deve chegar a 2024 com uma demanda de 420 mil profissionais, recrutadores e empresas de TI têm buscado perfis de programadores, analistas de dados e desenvolvedores, que vão além da formação técnica e de especializações. Eles procuram por profissionais resilientes.

Isso porque, na área de TI, é comum que os profissionais se encontrem em situações de sobrecarga de trabalho (chamado de ‘crunch’ no mundo dos games e tecnologia), cobranças por resultados, atendimento de prazos e das expectativas dos clientes. Por esses motivos, a resiliência está cada vez mais presente na avaliação de candidatos a vagas de TI, junto com outras soft skills, como criatividade, proatividade, adaptabilidade e foco.

Mas o que é resiliência?

Resiliência nada mais é do que a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, como o estresse ou a pressão por resultados, por exemplo. 

Um profissional de TI precisa exercitar sua resiliência e inteligência emocional, para não se deixar abater, ou exceder seus limites (conhecido como burnout). Ambos prejudiciais para a saúde e, consequentemente, para seu nível de produtividade. 

Dicas para os profissionais de TI exercitarem a resiliência

E para ajudar nesse exercício, o Instituto de Psicologia Aplicada (INPA), sugere as seguintes dicas: 

  1. Pratique a adaptabilidade;
  2. Foque em atitudes assertivas;
  3. Extraia aprendizados das situações;
  4. Procure formas de liberar o estresse e a tensão;
  5. Confie em si mesmo;
  6. Encontre bases de apoio.

 

Resiliência na Blue Edtech


Algumas das softskills que envolvem o tema de resiliência no cotidiano de trabalho, fazem parte da grade curricular da Blue Edtech. No segundo semestre, o aprendizado dos alunos será focado no desenvolvimento de habilidades comportamentais como adaptabilidade e a gestão de demandas em situações de pressão. Aqui valorizamos os nossos alunos e damos todo o suporte para evoluírem e enfrentarem os desafios do mercado de trabalho, desenvolvendo as soft skills mais procuradas pelo mercado.

Venha conhecer o nosso trabalho, CLIQUE AQUI!

Posts relacionados

Mercado de Trabalho: O que é lógica de programação?

Mercado de Trabalho: O que é lógica de programação e sua importância na carreira de profissionais de TI

Lógica de Programação nada mais é do que a maneira como são inscritos os programas de computador. Essa escrita é chamada de Algoritmos, que são as sequências de ações a serem executados por um software para obter um determinado objetivo ou executar uma tarefa. Ou seja, Lógica de Programação é a linguagem utilizada pelos computadores. […]

Além do aprendizado técnico, o que fará você se destacar no mercado da tecnologia?

O que fará você se destacar no mercado da tecnologia?

O número de profissionais de tecnologia deve aumentar nos próximos anos, atendendo a essa crescente demanda de profissionais. Mas, além do aprendizado técnico, o que fará você se destacar no mercado da tecnologia? Ou seja, o que será (já é) preciso, além da competência e da formação técnica, para se destacar perante um “mar de […]