Mulheres no setor de segurança da informação

Mulheres no setor de segurança da informação

O aumento de ataques cibernéticos transformou o setor de segurança da informação em uma das áreas com maior crescimento no mundo. No entanto, estima-se que a falta de profissionais capacitados para atuar nessa área seja de 2,5 milhões de vagas, e uma das melhores formas de preenchê-las é incentivando mulheres a seguirem carreira nesse mercado.

Quando falamos sobre desigualdade de gênero, a disparidade entre homens e mulheres é alarmante: De acordo com um levantamento realizado pela Cybersecurity Ventures, em 2021, as mulheres representavam apenas 25% da força de trabalho global na área de cibersegurança.

A escassez de especialistas nesta área aumenta a confiança dos criminosos e também coloca em risco empresas e organizações de todos os portes, que se tornam mais vulneráveis ​​a possíveis ataques. Mesmo assim, os indicadores ainda demonstram uma baixa representação de mulheres em um campo que carece de profissionais com habilidades suficientes para evitar e combater crimes cibernéticos.

A questão da desigualdade de gênero na indústria de segurança cibernética é um fenômeno mundial. No Reino Unido, por exemplo, a proporção de mulheres no setor de segurança cibernética é de apenas 8%, uma das porcentagens mais baixas do mundo, com os homens ganhando em média 16% a mais do que as mulheres.

A importância das mulheres em TI 

Incentivar a contratação de mulheres para atuar com segurança da informação pode contribuir para a solução de dois problemas importantes que acompanham o mercado de tecnologia há anos: o gap de profissionais, com o aumento de mão de obra qualificada; e a expansão da representatividade feminina em TI que, atualmente, reflete apenas a desigualdade salarial, que segue sendo um dos maiores problemas quando tratamos de equidade de gênero.

Programas e iniciativas para promover as mulheres no setor da segurança da informação

Como dissemos anteriormente, os cargos ocupados por mulheres em segurança da informação são muito baixos e vários relatórios asseguram que a lacuna continua aumentando. Mas incluir mulheres nesse mercado precisa ir além da contratação. Acima de tudo, uma vez que são incorporadas ao setor, é preciso incentivar oportunidades iguais de crescimento e desenvolvimento de carreira, além de eliminar práticas que contribuem para a formação de ambientes hostis.

Felizmente, a própria comunidade de tecnologia está aprendendo a identificar e repreender indivíduos e organizações que se comportam de forma antiética. Diante desse cenário e da necessidade que o mundo tem de preencher vagas relacionadas à segurança cibernética, as iniciativas e programas que promovem as mulheres em ambientes de tecnologia são cada vez mais essenciais para equilibrar a balança. Não apenas para desmistificar a lenda de que esse é um ambiente masculino, mas também para formar profissionais qualificados que possam atender a demanda.

For Woman in Science 

Algumas iniciativas conhecidas são, por exemplo, “For Women in Science”, que começou em 1998 e é organizada pela UNESCO em conjunto com o Grupo L’Oreal. Esta iniciativa promove o trabalho científico das mulheres, premiando anualmente uma cientista por continente e atribuindo bolsas de investigação às mais jovens.

Women in Tech Fund 

Outra iniciativa é o “Women in Tech Fund”, organizado por um grupo independente formado por pesquisadores em segurança da informação e ciência da computação e que há anos ajuda mulheres a participar de conferências de segurança, oferecendo ingressos para as mais importantes conferências do mundo.

Além desses exemplos, também existem diversas iniciativas nacionais que visam expandir as oportunidades para as mulheres e TI. Promover a diversidade ao formar sua equipe de colaboradores é essencial para as empresas, pois a diversidade agrega novas ideias, perspectivas e experiências que podem mudar para melhor a forma de performar e atingir os resultados!

Como as mulheres podem entrar para o mercado de TI? 

Na Blue acreditamos que a inclusão de mais mulheres no mercado de tecnologia da informação é de extrema importância e deve gerar inúmeros ganhos não apenas para as políticas de igualdade de gênero, mas também para o desenvolvimento socioeconômico em sua totalidade.

Se você deseja começar a sua carreria em segurança da informação e TI, aqui você terá essa oportunidade. Oferecemos formação focada na demanda do mercado!

Conheça mais sobre nossos cursos e processo seletivo!