tecnologia futuro

Não desista, aprimore: a importância da reciclagem de profissionais no setor de tecnologia

9/12/21

Que o setor de tecnologia da informação está em pleno crescimento, isso todo mundo já sabe. A área que, durante a pandemia, deu um salto nas contratações não deve desacelerar tão cedo o seu bom momento, isso porque o futuro das empresas e de seus colaboradores estão diretamente ligados ao desenvolvimento de bons profissionais e à transformação digital. 

Mas a verdade é que, mesmo diante de um cenário de infinitas oportunidades de emprego, muitas empresas estão enfrentando dificuldades no momento de preencher as vagas que estão surgindo. A falta de profissionais capacitados, principalmente na área de tecnologia da informação, tem testado o jogo de cintura das empresas, mais especificamente dos recrutadores, que atuam no departamento de recursos humanos, de companhias de todos os setores. 

Dificuldade em encontrar bons profissionais de TI

Com a chegada da transformação digital, que nos apresentou infinitas possibilidades de mudanças, apontando falhas e oportunidades de aprimoramento através do uso da tecnologia e da inovação, ficou difícil acompanhar todas as atualizações desse mercado, que a cada semana, apresenta uma nova forma de usar as ferramentas tecnológicas para aprimorar os resultados do trabalho de uma empresa, seja através de uma ferramenta diferente, um conceito novo e até mesmo a criação de novas profissões para acompanhar as necessidades do mercado.

Justamente por conta desse cenário, recentemente uma pesquisa feita pela Robert Half em parceria com a Fundação Dom Cabral revelou que encontrar profissionais qualificados está muito mais difícil do que antes. Ainda de acordo com um outro estudo, realizado pela McKinsey & Company, nove em cada dez gerentes já sofrem com a escassez de habilidades em algumas profissões. E 87% das empresas não possuem o talento que precisarão para o futuro. Para tentar equilibrar esse jogo e conseguir o profissional ideal com as características necessárias para exercer uma determinada função, as empresas estão investindo, cada vez mais, na chamada reciclagem de colaboradores.

A importância do setor de RH

Antes de nos aprofundarmos nesses novos conceitos do mundo atual, é importante compreender como o setor de recursos humanos pode ser fundamental para ajudar as empresas a desenvolver estratégias mais eficientes para aproveitar ao máximo as qualidades dos colaboradores e, desse modo, reduzir um pouco essa escassez de colaboradores qualificados. Atualmente, o RH é considerado como uma área de extrema importância para muitas empresas, e precisa ser composto por um time mais ágil, com uma visão mais analítica dos impactos das suas entregas. Por esse motivo, o profissional de recursos humanos precisa estar atento às novidades do mercado e ter a tecnologia como sua aliada para ser referência no setor.

Upskilling e Reskilling

Você sabe o que é upskilling e reskilling? 

Sempre que nos deparamos com um novo conceito, surgem alguns termos que nos ajudam a entender melhor do que se trata aquela realidade. No caso da reciclagem de colaboradores, fomos apresentados a duas novas palavrinhas com significados que podem ter um impacto gigante na vida das empresas: upskilling e reskilling

Chamamos de upskilling o profissional que busca aprimorar seus conhecimentos em áreas nas quais ele já está inserido, para que, desse modo, ele possa expandir o seu domínio sobre o assunto. Uma estratégia eficaz e que agrega maior visibilidade perante toda a empresa, possibilitando um crescimento de carreira mais estruturado. Já o reskilling acontece justamente quando um profissional busca aprender novas habilidades para se requalificar no mercado de trabalho ou quando a própria empresa, onde ele trabalha, identifica que é possível desenvolver talentos internos para essas novas funções e passa a investir em treinamentos mais específicos. Tanto o upskilling, quanto o reskilling são conceitos que investem no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, seja para crescer na área de atuação ou para investir em uma nova profissão. 

Dicas para aplicar os conceitos na empresa

Separamos algumas dicas que podem ajudar no momento de aplicar esses novos conceitos na sua empresa: 

  • Entenda quais são as habilidades necessárias para que a empresa alcance seus objetivos no futuro e estabeleça um conjunto de prioridades, desse modo, ficará mais fácil de visualizar o que já existe dentro do seu grupo e o que é preciso criar e desenvolver;
  • Invista em um programa de treinamento e desenvolvimento para que as pessoas possam performar cada vez melhor em suas áreas e para que novas habilidades sejam formadas.
  • Utilize a tecnologia como sua principal aliada. Como sabemos, existem vários softwares no mercado projetados para simplificar as tarefas do setor de RH. Já é possível, por exemplo, utilizar a inteligência artificial para auxiliar o recrutador a encontrar profissionais com as habilidades necessárias para cada vaga em um tempo mais curto
  • Transforme o conhecimento em uma parte da cultura da sua empresa: investir no conhecimento e na reciclagem de equipes deve ser algo natural para a sua empresa. Para isso, é preciso que todo o ambiente corporativo valorize esse aprendizado. Dessa forma, será possível conhecer os talentos da companhia e saber como cada um deles pode, efetivamente, colaborar para essa aprendizagem.

A Blue contribui para a capacitação em TI 

Apesar de todas as políticas de incentivo que podem ser implementadas nas empresas, para potencializar e encontrar os profissionais que elas precisam, mais do que nunca é preciso investir em uma formação de qualidade e que possa te diferenciar quando estiver diante dos recrutadores. Na Blue você pode transformar seu futuro, se tornar um programador diferenciando e que pode realmente mudar o mundo, se tornando peça-chave para qualquer instituição. Conheça nossos cursos e venha ser um Bluemer!