O poder do LinkedIn: como usar para conseguir um emprego?

O poder do LinkedIn: como usar para conseguir um emprego?

5/09/22

Saber como usar o LinkedIn corretamente pode ser a melhor estratégia para trocar de emprego ou se colocar no mercado de trabalho.

Uma pesquisa da consultoria PageGroup apontou que quatro em cada dez brasileiros pretendem trocar de emprego em 2022. Diante desse cenário, a Blue te ajuda a colocar esse plano em ação!

Listamos algumas estratégias para te ajudar a ser encontrado pelos recrutadores.

Estratégias para conseguir vaga de emprego no LinkedIn: 

Demonstre que está em busca de um emprego: 

Conhece a frase: Quem não é visto não é lembrado? Então, esse é o momento de ser visto!

Vá em “Configurações e privacidade”, na aba “Privacidade dos dados” altere a opção para “Sim” em “Indique seu interesse aos recrutadores em empresas para as quais você criou alertas de vaga”.

Ative seus alertas de vagas:

Determine a área que já atuou ou que pretende trabalhar e crie os alertas. Desse modo, sempre que surgirem vagas para esse setor a plataforma irá notificá-lo.

Utilize o selo “Open to Work”: 

Essa função foi criada justamente para facilitar o trabalho dos recrutadores na hora de descobrir quem está em busca de novas oportunidades.

Conte a história da sua carreira: 

Invista em um bom ‘storytelling’. O espaço ideal para contar sua história é o resumo do perfil, ele será a sua vitrine. Aposte em um texto que descreva como você entrou nessa área, como suas responsabilidades e valores evoluíram e como suas experiências podem contribuir para as empresas.

É comum que muitos perfis tenham apenas informações como o nome da empresa, cargo e data de entrada e saída, e nada mais. É bom lembrar que, o recrutador não tem tempo para ficar adivinhando o que ‘o candidato deve ter realizado em seu trabalho’. Facilite para aumentar as oportunidades!

Seja objetivo:

Ao preencher os campos do seu perfil, responda às perguntas:

  • O que eu faço?
  • Qual o propósito do meu trabalho?
  • Para quem faço?
  • Como faço?

Seu resumo precisa demonstrar valor e listar seus principais diferenciais. Afinal, não existe ninguém melhor do que você para explicar o motivo pelo qual deveria ser contratado.

Atualize seu perfil: 

Um perfil bem atualizado é um perfil campeão. Inclua experiências que podem te favorecer: certificações, cursos, participações em eventos, sistemas que tem habilidade em usar e idiomas

Lembre-se! Sempre que tiver uma nova informação profissional, não esqueça de adicionar ou compartilhar com as suas conexões.

Valorize sua foto:

Uma boa foto de perfil torna o seu perfil mais vivo e ajuda outros profissionais a te reconhecerem na rede social. A escolha correta da foto também estabelece uma marca pessoal e funciona como um cartão de visitas para os recrutadores.

  • Use uma foto atual com boa resolução e com fundo neutro
  • Não precisa ser um sorriso forçado, mas procure evitar uma expressão muito séria.
  • Use uma roupa que, de preferência, retrate como você se veste no seu dia a dia no trabalho.
  • Adicione também uma foto de capa para o fundo do seu perfil.

Use palavras-chaves para a sua profissão: 

Pense em quais palavras você usaria para encontrar alguém da sua área e coloque em seu perfil. Não use apenas sua função atual ou anterior, é importante colocar habilidades que você possui qualificação para desempenhar.

Foco em networking:

O LinkedIn existe para criar conexões. A plataforma até indica o grau de conexão (1º, 2º e 3º) que você possa ter com determinadas pessoas, de acordo com as suas áreas de interesse e número de conexões em comum.

Uma dica de ouro é usar essas conexões para aumentar sua credibilidade. Reserve um tempo para pensar em pessoas que trabalharam com você e peça uma recomendação. Certamente, na dúvida entre dois candidatos aquele com mais recomendações em seu perfil pode levar vantagem!

Aumente sua interação:

Curta, comente, celebre e compartilhe conteúdos que gostar. Lembre-se que o LinkedIn é uma plataforma onde profissionais compartilham histórias e experiências, mas evite entrar em discussões desnecessárias.

A Blue também te ajuda a se destacar entre os recrutadores 

Somos uma EdTech focada no impacto social que tem como propósito capacitar pessoas com o interesse em atuar no mercado de tecnologia com cursos de programação que oferecem ao aluno não apenas o desenvolvimento profissional, mas também um direcionamento prático de mercado. Buscamos pessoas que adoram desafios e querem se desenvolver na carreira de Tecnologia da Informação.

Se você é uma dessas pessoas, vem conhecer a gente!