Daily Scrum

O que é e como fazer uma Daily Scrum

Precisando revolucionar sua gestão e acelerar seus projetos? Então conheça o método que vai mudar o seu dia a dia: o daily scrum.

Quando os projetos começam a atrasar ou a conclusão nunca chega ao fim, nem sempre a culpa é da equipe, do gestor ou do cliente. Às vezes pode ser a falta de uma metodologia de trabalho, com respostas rápidas a qualquer situação e um estudo minucioso do passo a passo do todo.

O que é uma daily?

A Metodologia ágil pode ser de diferentes tipos como Kanban, Lean, entre outras. A Daily, uma reunião diária,  é um dos pontos que é visto na metodologia, ou seja, ela faz parte do método.

A metodologia ágil auxilia as equipes no processo e na organização das entregas para que o mesmo se torne eficaz, dessa forma a entrega é mais rápida para poder ser validada e se, for o caso, mudar a rota do produto.

A daily scrum é uma reunião diária com os envolvidos de tal projeto, para alinhar as tarefas do dia, o que foi feito anteriormente, em que status se encontra e o que será feito hoje.

A daily scrum geralmente tem 15 minutos, é realizada todos os dias no início da jornada de trabalho e cada participante deve dizer em o que trabalhou ontem e no que vai trabalhar hoje.

 Os principais pontos da daily ágil, são:

  • O que fiz ontem?
  • O que farei hoje?
  • Tem algo me impedindo de trabalhar? Quem pode me ajudar?
  • Deve haver melhoria contínua na agilidade da reunião e nos processos de trabalho;
  • Feedback constante entre cliente e equipe;
  • Adaptabilidade rápida e inovação;

O feedback constante com o cliente é um dos pontos essenciais para tudo sair como planejado, afinal, a validação do trabalho é uma tarefa do cliente para que o projeto continue andando como previsto nas Sprints.

A metodologia ágil é vantajosa porque faz criar habilidade no gerenciamento de projetos e economiza tempo, dinheiro e retrabalho.

Por que a metodologia ágil funciona?

A metodologia ágil foi criada para que equipes de tecnologia e desenvolvedores entregassem projetos mais rápido e validando o software. A metodologia permitiu escalar  e inovar produtos onde a agilidade se resume em validar o software, colher feedbacks e se possível alterar o produto antes mesmo de terminar sua concepção.

“De acordo com a pesquisa PMI’s Pulse of the Profession 2018, realizada pelo Instituto PMI, 73% das organizações globais já utilizam os métodos ágeis para gerenciar seus projetos.

Inclusive, os projetos geridos com essa abordagem são 28% mais bem-sucedidos do que aqueles conduzidos pelos meios tradicionais, segundo o relatório Agile Project Delivery Confidence, lançado em 2017 pela PwC”.

Então, de acordo com as características e com os dados, conseguimos ver que o método realmente funciona e deveria ser usado por todas as equipes de qualquer setor para agilizar os processos de um projeto e não falhar em nenhuma das fases, entregando um projeto completo na data planejada.

A metodologia ágil ficou tão famosa por sua funcionalidade que ganhou outras maneiras de realizar e outros métodos de aplicação. Confira alguns abaixo:

As principais metodologias ágeis 

Lean  

Da metodologia Lean Manufacturing que significa manufatura enxuta, é um conceito vindo do sistema de produção da Toyota.

Em 2011, um pesquisador no Vale do Silício reescreveu o método para “enxugar” os processos e torná-los mais rápidos, claros e ágeis.

“A metodologia lean abrange ferramentas como o Business Canvas Model, Growth hacking e Customer Development, que simplificam e agilizam as estratégias do negócio. O método também pode ser combinado ao Scrum e Kanban, por exemplo”.

Kanban

Essa é uma das mais antigas metodologias de organização de trabalho vinda do Japão. Ela era utilizada nas grandes fábricas para organizar os dias e tarefas de trabalho.

Atualmente replicamos esse processo para o quadro de post-its ou plataformas como o Trello, onde alinhamos o que tem que ser feito, o que está no processo, o que deve ser revisado e o que está pronto.

Scrum

É um dos métodos mais abrangentes, ágeis e complexos, que abraça diferentes tipos de projetos.

O scrum oferece uma dinâmica única para organizar equipes em torno de um objetivo comum, seja a criação de um software, produto ou serviço.

A equipe cria um quadro com as tarefas a serem feitas, quem vai fazer o que, datas, o que precisa e todos os dias se reúnem em frente ao quadro para discutir as tarefas e ir mudando os status.

Além dessas, existem outras metodologias ágeis possíveis e que podem ser aplicadas em variados tipos de projetos. Isso significa economia de tempo, de reuniões e uma maior satisfação do cliente que sairá com um projeto completo, bem feito e bem-sucedido.

Todas as metodologias por premissa utilizam da Daily para conectar suas equipes e os gerentes de projetos, product owners e os owners.

O Método de Ensino da Blue e as Técnicas Ágeis

Aqui na Blue, sabemos a importância de todo profissional de TI ter conhecimento dos métodos e técnicas ágeis para se colocar bem no mercado. Por isso, nossas aulas incluem o conhecimento das principais técnicas e como utilizá-las na prática em execução de projetos.

Além disso, durante o curso, os Bluemers aprendem as seguintes skills:

  • Trabalhar pontos fortes e fracos por meio do autoconhecimento;
  • Comunicar-se com inglês básico;
  • Estruturar um currículo e um perfil no Linkedin;
  • Liderar equipes;
  • Se comunicar bem em entrevistas;
  • Atuar com ferramentas, técnicas e linguagens modernas amplamente utilizadas no mercado de trabalho;
  • Desenvolver sistemas, aplicativos, softwares e sites;
  • Programação full stack para atuar em diversas áreas de tecnologia.

Vem com a gente, seja um Bluemer e reprograme seu futuro! Clique aqui  para fazer sua inscrição.