O que é o Golden Circle e como aplicá-lo em sua empresa?

O que é o Golden Circle e como aplicá-lo em sua empresa?

É verdade que não existe receita para o sucesso, mas a metodologia do Golden Circle ou Círculo Dourado, criada pelo renomado professor Simon Sineks, pode ajudar sua empresa a percorrer o caminho das pedras. Com ela, é possível alcançar os melhores resultados e formar uma equipe mais alinhada e motivada. Afinal, essa é a proposta do Golden Circle: fazer com que as empresas gerem confiança e aumentem seu êxito no mercado!

O que é o Golden Circle? 

O Círculo Dourado é uma metodologia que serve para inspirar e transmitir uma mensagem para outras pessoas, sejam elas colaboradores, clientes ou investidores. Esse mecanismo busca difundir ideias e crenças para despertar o interesse daqueles que compartilham um modo de pensar semelhante, por meio da identificação completa com a marca.

Segundo Sinek, utilizar o ‘Círculo Dourado’ pode ser determinante para ajudar sua empresa a alcançar o tão sonhado sucesso.

Para tanto, as ações devem ser orientadas por três perguntas básicas: Por quê, Como e O Quê. Na teoria do escritor, ao encontrar as respostas para essas perguntas será possível criar maior foco e inspiração no momento de tomar decisões mais precisas.

Por quê? 

Na camada central do Círculo de Ouro, Simon Sinek destaca o por quê do empreendimento existir. Para ele, quando uma empresa conhece o seu porquê, tudo flui de maneira mais assertiva. Esse é o primeiro passo para começar a entender e praticar o Golden Circle.

Como? 

O caminho que a empresa deve percorrer. Nessa etapa são determinadas as estratégias que indicam como chegar ao sucesso, através do propósito já determinado no por quê. Esse é o ponto onde a empresa estabelece o seu plano de ação, com base em valores que serão o pilar de sustentação do sucesso da companhia. Esses valores também devem ajudá-la a atravessar e superar possíveis dificuldades no futuro.

O quê? 

A camada externa do Golden Circle, é onde se define o que se faz ou vende. É nessa etapa que uma empresa pode expandir seus serviços. Essa é a face mais simples do todo o processo, afinal, o mais importante nessa metodologia não é o quê, mas sim o porquê.

A importância e exemplo de aplicações do Golden Circle 

É comum que muitas empresas invistam grandes quantias em campanhas de marketing para divulgar o produto ou o serviço que prestam. Sem dúvida, é algo muito importante. No entanto, é preciso lembrar qual é a proposta, a inspiração e a missão do negócio. Um empreendedor com o propósito claro em mente sabe que não basta apenas vender, e sim vender para pessoas que verdadeiramente acreditam na missão da empresa e valorizem a sua cultura organizacional.

Apple: um exemplo a seguir 

Quando pensamos em um exemplo da aplicação do Golden Circle é quase impossível não lembrar da Apple. A companhia é um modelo de empresa que investiu fortemente em seu desenvolvimento de dentro para fora, a partir do seu propósito, fabricando e comercializando produtos porque acredita na utilidade que eles terão para o seu público.

O foco principal da Apple são os seus celulares de última geração, correto? Errado. A empresa é dona do ITunes, uma das maiores lojas de música do mundo, cria relógios desenvolvidos pelos melhores designers, e todos os anos propõe alguma inovação em seus aparelhos, ainda que modesta.

Se quiser inspiração maior basta assistir aos vídeos de Steve Jobs, que falava com vontade sobre aquilo que gostava de fazer, pois esse era o seu propósito de vida. Ele não queria apenas uma empresa que oferecesse novas tecnologias, queria desenvolver produtos ligados à música e arte. São esses princípios que diferenciam uma marca e a tornam um grande sucesso em seu segmento.

Por quê: tudo o que fazemos é desafiar o que está no mercado e fazemos pensando de forma diferente.

Como: Através de produtos práticos, esteticamente agradáveis e fáceis de utilizar.

O quê: computadores, celulares, relógios, televisores, fones de ouvido, etc.

Não é sobre o preço e sim sobre o valor. Se sua empresa conseguir deixar isso mais nítido em suas ações, ela será capaz de tomar decisões mais acertadas que aumentem a fidelidade da marca. É mais importante construir uma ligação emocional do que racional com aquilo que você oferece ao mercado. Lembre-se: dificilmente o discurso de Martin Luther King intitulado como “Eu tenho um sonho” teria causado o mesmo impacto social que teve se tivesse sido intitulado como “Eu tenho um plano”.

Esteja sempre um passo a frente com a Blue 

A Blue compreende o valor dos sonhos e, por essa razão, trabalha para transformar o futuro de seus alunos através da educação. Somos uma startup com foco no impacto social, que cria ponte entre pessoas e empresas. Nosso objetivo é garantir o acesso à educação aos mais vulneráveis, preparar a sociedade para os desafios do futuro, além de expandir o leque de profissionais bem formados em TI que poderão fazer a diferença na construção de um mundo melhor e mais justo nos próximos anos.

Venha fazer parte dessa história, seja um Bluemer. CLIQUE AQUI para inscrever-se!