Os desafios da retenção de profissionais em TI

Se há alguns anos você dissesse aos seus pais que iria fazer um curso de programação, muito provavelmente eles iriam dizer aos amigos que seu trabalho era consertar computador. O tempo passou e atualmente os profissionais de TI tiveram suas funções devidamente reconhecidas, bem como a sua importância para a estratégia de desenvolvimento tecnológico das companhias.

Alta demanda por profissionais de TI:

A demanda pela mão de obra capacitada em TI começou a se tornar maior do que a quantidade de profissionais disponíveis e o desafio de reter esses talentos dentro das empresas se tornou um problema que muitos recrutadores não esperavam enfrentar.

A pandemia teve um papel importante para evidenciar ainda mais essa necessidade do mercado. A transformação digital se tornou uma realidade e as empresas tiveram que acelerar a atualização de sistemas e investir em novas tecnologias para se manterem no mercado.

A mão de obra ligada à tecnologia está em escassez em todo o mundo. Como resultado dessa realidade, tem sido muito frequente que multinacionais busquem profissionais brasileiros de tecnologia. Mas já adiantamos que até as multinacionais enfrentam dificuldade para reter os talentos.

Turnover do profissional de TI

Você sabia, por exemplo, que o tempo médio de permanência de um profissional na Amazon é de apenas um ano? O Google apresenta um desempenho um pouco melhor, com um tempo médio de 1,1 ano, de acordo com o recente relatório de rotatividade de funcionários da Payscale. Já o Facebook possui a mais alta taxa de retenção, com os funcionários atendendo a um mandato médio de 2,02 anos.

O desafio de reter profissionais não é um problema fácil de resolver, mas as empresas precisam investir em estratégias que possam ajudá-las a amenizar essa situação, pois a alta rotatividade de talentos em tecnologia pode custar caro. E nesse caso, não é apenas financeiramente.

As empresas levam em torno de 51 dias para preencher vagas no setor de tecnologia e têm um alto investimento para recrutar talentos técnicos – cada vez mais difíceis de encontrar. Também têm custos para substituir o talento que, em um ou dois anos, deixa o cargo.

Principais razões do desafio de reter talentos

Mas afinal, quais são os motivos que geram tamanha necessidade de mudar?

De acordo com o relatório de rotatividade do LinkedIn, uma das principais razões pelas quais os funcionários abandonam o emprego é a falta de oportunidades para crescer na carreira e desenvolver-se profissionalmente.

Há também a questão de salários mais atrativos, juntamente com ambientes de trabalho tóxicos. Maus-tratos de funcionários também disputam lugar na lista dos principais impulsionadores da rotatividade de talentos.

No entanto, o cenário é bastante positivo para aqueles que já atuam na profissão ou querem tentar uma carreira em TI, afinal o problema de reter talentos técnicos também está relacionado com a alta demanda e a crescente compen$ação que o setor oferece.

É um ciclo sem fim: à medida que empregadores e ofertas se tornam mais competitivos, os melhores talentos estão cada vez mais ansiosos para aproveitar as infinitas oportunidades desse mercado e acabam mudando de emprego.

Estratégia para retenção do profissional de TI 

Está na hora de começar a se concentrar em mais do que apenas recrutar talentos para as empresas. É preciso atraí-los para sua equipe, proporcionar a oportunidade de evolução da carreira, acompanhando o seu crescimento. Separamos algumas estratégias para retenção de talentos de TI:

Alto desempenho e liberdade criativa: 

Uma boa estratégia, especialmente para empresas de tecnologia, é desenvolver uma cultura de aprendizado, focada em produzir resultados e permitir que os funcionários cumpram seu melhor trabalho. Sempre incentivar a criatividade e a inovação, livres de comentários ou comportamentos discriminatórios.

Salários competitivos: 

Para renovar a cultura da sua empresa, a estratégia mais eficaz começa de cima para baixo. Seja mais competitivo com o os pacotes de remuneração, envolva os seus funcionários.

Trabalho Remoto: 

Também não podemos negar que trabalho remoto tornou a competição por talentos de tecnologia mais acirrada do que nunca. Por esse motivo também é importante que as empresas estejam dispostas a manter essa forma de trabalho, mesmo com o fim da pandemia.

Pesquisas já apontam que muitos funcionários preferem o trabalho híbrido ou totalmente remoto, devido a liberdade geográfica, flexibilidade, economia de tempo no deslocamento entre casa e trabalho proporcionada por esses modelos.

A Blue capacita profissionais de TI para o mercado

Na Blue acreditamos no poder da educação para transformar o futuro. Nossa formação prepara pessoas para ingressar no mercado de trabalho com acompanhamento profissional personalizado e práticas do dia a dia, contribuindo diretamente na formação de mais profissionais demandados pelo setor.

Incentivamos o autoconhecimento para compreender seus pontos fortes, habilidades e interesses, para que você consiga fortalecer sua imagem no mercado de trabalho e possa, inclusive, liderar e gerir equipes em qualquer lugar.

Conheça mais sobre a Blue, CLIQUE AQUI e esteja pronto para aproveitar ao máximo todas as oportunidades que a carreira em tecnologia pode te oferecer.