Os desafios do home office para 2022

Os desafios do home office para 2022

A crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus deixou sequelas e definiu importantes mudanças em nossa sociedade. No campo profissional, por exemplo, tivemos que aprender a nos adaptar às inúmeras mudanças que o trabalho remoto impôs em nossas vidas.

Quase dois anos depois, ainda estamos enfrentando o vírus e, apesar de algumas empresas já estarem retornando – de forma gradual – ao escritório, a verdade é que: para muitas companhias e colaboradores, os desafios do home office ainda estão longe de terem chegado ao fim.

Não se adaptar ao Home Office pode ser prejudicial às empresas 

Não se pode negar: a nossa relação com o trabalho nunca mais será a mesma depois da pandemia. Muitas empresas estão tendo que avaliar se vale à pena retomar suas atividades presenciais para não perder seus colaboradores. As pessoas mudaram completamente o seu estilo de vida e descobriram que trabalhar de casa também pode ser produtivo.

As ofertas de trabalho WFA (working from anywhere ou trabalhar de qualquer lugar) têm vantagem significativa sobre posições que determinam um local fixo de trabalho. Fato que se torna um diferencial para atrair pessoas.

Home Office para funcionários de TI 

Para algumas áreas, como tecnologia da informação, por exemplo, trabalhar de casa nunca foi impedimento. A única diferença é que o que antes parecia estranho ou diferente demais hoje se tornou a única opção para muitos colaboradores, que passaram a trabalhar de casa para aproveitar oportunidades de emprego em outros estados e até mesmo em outros países.

O que a empresa precisa garantir um Home Office eficiente? 

Apesar de todas as facilidades, os desafios também devem ser levados em consideração antes de definir uma mudança tão drástica que afete completamente a estrutura de trabalho da sua empresa. Afinal, não basta apenas permitir que o seu colaborador trabalhe de casa, também é preciso garantir que ele tenha condições para realizar essa tarefa.

Infraestutura 

A empresa deve se preocupar se ele possui a internet adequada, uma cadeira confortável, em um espaço adequado, além de diversas outras questões que se não forem bem alinhadas, podem trazer impactos negativos tanto a empresa quanto ao trabalhador.

Organização e controle da carga horária

Também é preciso definir a organização de todo esse trabalho, para que os momentos de lazer não invadam as horas de produção ou vice e versa. Um levantamento revelou que quando o assunto é a carga horária há quase um consenso que a carga de trabalho aumentou com o home office e a pandemia.

Muitos afirmaram que a hora do almoço passou a durar menos, o telefone pessoal toca bem mais e estender um pouquinho a hora do expediente passou a ser rotineiro. Mas nem tudo é unanimidade pois o contrário também acontece: para algumas pessoas é mais difícil se concentrar estando em casa. E muitos chefes já afirmaram ter aquela dificuldade em se comunicar com o funcionário durante o dia…

E-Leader

Existem algumas estratégias que podem ajudar a administrar as equipes como, por exemplo, o chamado e-leader (líder digital ou chefe virtual) que utiliza ferramentas digitais de informação e comunicação para projetar, planejar, delegar, comunicar, gerenciar o trabalho e avaliar resultados.

Os responsáveis ​​pela gestão de equipes virtuais devem fazer um grande esforço na fase de transição. Os e-líderes devem estar igualmente ou melhor preparados do que os seus colaboradores virtuais em termos de ferramentas de TIC para o uso eficaz e equilibrado dos canais de comunicação e colaboração.

A Blue prepara alunos para esse desafio 

Voltar ou não voltar? Eis a questão. Fato é que existem muitas discordâncias quando o modelo de trabalho está em jogo, mas para muitos especialistas, independente do formato adotado uma coisa é certa: a comunicação clara é o sucesso para moldar qualquer relação principalmente na era remota, por isso a comunicação é uma das soft skills mais buscadas no mercado. A Blue está atenta às necessidades do mercado e capacita todos os alunos em Hard e Soft Skills para estarem prontos e atuarem em meio a diversos desafios.