Tendências pós pandemia

Foco na inovação: novas tendências nas empresas, pós pandemia

20/06/21

Para o mundo inteiro, muita coisa mudou desde o início da pandemia. Provavelmente você está em casa ou então, veste uma máscara enquanto trabalha, mantendo um nível sem precedentes de atenção à higienização pessoal e do ambiente a sua volta. Mas não foi só o cuidado com a sanitização que mudou. Diversos setores da economia foram afetados e a crise causada pelo novo coronavírus será um divisor de águas do nosso século, com novas tendências na forma como consumimos, trabalhamos e nos relacionamos com tudo à nossa volta.

Além de todas as questões complexas que envolvem a perda de vidas e o cenário econômico conturbado, podemos considerar como positivo nessa turbulência, alguns avanços que já estavam em curso há algum tempo, mas que demorariam muito para serem colocados em prática, principalmente pela resistência das pessoas em aceitar o novo.

Momento de transformação digital

Já se falava muito sobre transformação digital, mas o fato é que a pandemia acelerou a necessidade de fundir os mundos físico, digital e biológico por meio da tecnologia.

Ela estará cada vez mais presente no cotidiano de todos e nos modelos de negócios. A capacidade de se adaptar rapidamente ou de mudar, passa a ser o elemento essencial e, neste contexto, não é possível prescindir da tecnologia.

Se antes a digitalização dos processos da empresa era importante, agora, ela se tornou imprescindível para a sobrevivência do negócio. A transformação digital deixou de ser um processo gradual e passou a ser algo urgente.

Busca pelo equilíbrio

A tecnologia deve ocupar um papel cada vez mais importante na rotina de todos. O desafio será buscar um equilíbrio neste novo mundo que está em constante desenvolvimento. Com o entendimento das pessoas do limite entre o mundo digital e o real nas suas vidas pessoais, esse equilíbrio acontecerá e poderá nos levar para a evolução que o mundo precisa, no âmbito econômico e de sustentabilidade.

Tendências no processo de inovação

Cocriação e Colaboração

No mundo atual, a preocupação de entender o público alvo e fornecer soluções adequadas trouxe o cliente para o centro do planejamento, de modo que ele é atuante nos processos de inovação. Isso faz da cocriação uma forma de encontrar novas soluções por meio da inteligência coletiva, trazendo benefícios para todas as partes envolvidas no processo.

Valorização da empatia

Este é o momento em que muitas empresas mostram empatia pelo consumidor. A ideia é que as marcas sejam ativas em proporcionar momentos de felicidade e tenham compromissos sociais com o bem estar dos clientes.

Experiência do cliente

A tendência é que as marcas procurem oportunidades para incluir práticas agradáveis aos seus produtos, serviços e campanhas. O objetivo é proporcionar níveis de satisfação mais saudáveis e felizes entre os clientes, proporcionando a aproximação com a empresa.

Novos hábitos de saúde

O mundo precisou se adaptar rapidamente para conter o coronavírus, sendo assim o isolamento social foi ampliado e as pessoas se preocuparam mais com a saúde física, mental e segurança.

Meio ambiente e tecnologia verde

O desenvolvimento sustentável do planeta sempre foi pauta em relevantes discussões, e no mundo do “novo normal”, todos os setores estão atentos às novas transformações que otimizam resultados e garantem manutenção da natureza.

Integração da mídia social com a rede social

As mídias sociais são espaços para a distribuição de conteúdo e divulgação de marcas, enquanto redes sociais são canais de amizade e networking. Embora sejam serviços diferentes, eles estão cada vez se complementando mais.  Nas atuais plataformas digitais, é possível comprar e vender produtos e serviços, criar ou consumir conteúdo ao mesmo tempo que se relaciona com quem você gosta.

Conectividade e inteligência artificial

A 4ª Revolução Industrial está acontecendo rapidamente, mudando as dinâmicas dos negócios, das cadeias de valor, da gestão do conhecimento, da formação e educação de pessoas.

Essa conectividade está sendo implantada nos serviços de educação (a ampliação das plataformas de ensino), uso da logística (soluções integradas que se comunicam em tempo real) e internet das coisas (relógios, geladeiras e diversos produtos ganham conectividade).

A inteligência artificial vem sendo amplamente usada para facilitar o dia a dia das pessoas e empresas, solucionando problemas e automatizando tarefas de forma rápida e eficiente.

Novos modelos de negócios

Como em todos os momentos de mudança,  enquanto algumas empresas fecham, outras aumentam os ganhos. É notável que esse cenário de adaptação para nova realidade, traz consigo transformações que emergem para construção de novos modelos de gestão e de negócios.

Trabalho e educação remotos e mais flexíveis

Devido ao isolamento social, muitas empresas se adaptaram rapidamente em trabalhar de forma remota e perceberam que esse modelo proporciona, muitas vezes, redução de custos e maior produtividade. É claro que nem todas podem – ou querem – caminhar nessa direção, mas o fato é que, ao que tudo indica, o home office ou mesmo o trabalho híbrido deve se fortalecer cada vez mais nos próximos anos.

Neste contexto, o mercado da educação vive uma grande transformação, como aumento das aulas virtuais, sejam elas ao vivo ou gravadas.

A Blue é uma Escola de Tecnologia com foco em programação. Nós ensinamos oferecendo os melhores cursos de programação on-line, e colocamos pessoas talentosas no mercado de trabalho. Somos focados em realizar um trabalho disruptivo, valorizamos a diversidade e a ágil adaptação às constantes mudanças de cenários presentes no mundo contemporâneo.

Vem com a Blue, e vamos juntos ao caminho da inovação!