Qual a importância do BOM profissional de TI na sua empresa?

A necessidade de digitalizar a gestão de empresas que passaram por dificuldades durante a pandemia salientou  quão decisiva é a contratação de um profissional de TI qualificado para gerenciar a área de tecnologia da informação de uma empresa.

A pandemia da Covid-19 expôs diversas fragilidades em todos os setores da nossa sociedade, não apenas no Brasil, como no mundo todo. Quando avaliamos o impacto dessa crise no meio empresarial, fica fácil constatar que essa pandemia também foi responsável por impulsionar uma grande transformação tecnológica na vida de empresas que resistiam a necessidade de inovar.

As companhias tiveram que descobrir uma maneira mais eficaz de exercer suas tarefas, pois os meios antigos já não conseguiam mais responder com tanta agilidade às novas demandas que a pandemia impôs para que os negócios pudessem sobreviver. Foi preciso evoluir para não ficar para trás da maneira mais literal possível.

O digital veio para ficar e a tecnologia se tornou a principal aliada de empresas de diversos setores. Os profissionais do setor TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), foram treinados para descobrir qual a melhor tecnologia para um segmento, assim como a hora certa de adotar uma estratégia digital.

Foi por conta da escolha correta desse profissional que muitas empresas enxergaram a necessidade de substituir as antigas planilhas de Excel por sistemas capazes de reproduzir os mesmos comandos, mas de forma mais rápida e sem erros.

Vantagens de contratar um profissional de TI

Com o auxílio de um time de TI, também foi possível ajudar um vendedor que antes recebia a visita de seus clientes em sua loja, a descobrir que o distanciamento social, imposto pela pandemia, não iria afastá-lo de seus clientes, pois com a tecnologia foi possível levar a loja para dentro da casa dos clientes, por meio de canais de comunicação como redes sociais, chat’s, telefone, e-mail marketing, etc., além de diversas outras funcionalidades que permitem que o profissional possa investir seu tempo para pensar em novas formas de crescer o negócio.

Aliás, essa é justamente uma das principais vantagens de contar com um profissional de TI na sua empresa, pois entre as várias funções que ele pode exercer, destaca-se a habilidade que essa pessoa tem de criar comandos que automatizam tarefas repetitivas e cotidianas para que o resto da equipe possa investir o tempo no desenvolvimento de estratégias que resultem em decisões mais assertivas e que possam gerar resultados positivos nos negócios.

Perfil de um profissional de TI qualificado

É por conta disso, que as tarefas do setor de Tecnologia da Informação não podem ser destinadas a um funcionário que saiba como religar um computador que parou de funcionar ou que compreenda o segredo que envolve recuperar a conexão wifi da empresa, resetando o moldem e esperando uns 5 minutos para ligar novamente. Apesar do mérito dessas atividades, o impacto de se contratar um profissional de TI bem qualificado em uma empresa vai muito além do que se pode imaginar e não pode ser subestimado.

Abordamos anteriormente, as habilidades que são destaque para o profissional no mercado de Tecnologia, entre elas destacam-se as Softs Skills.

Parece que a compreensão desse fato fez com que as empresas optassem por abrir de vez um espaço para esse profissional na equipe, fato que explica o aumento no número de contratações que essa área vem apresentando nos últimos anos. Recentemente, o LinkedIn divulgou um relatório que identificava as 15 profissões com maior índice de crescimento nos Estados Unidos. A partir de informações, coletadas de seus próprios usuários, a companhia revelou que os profissionais de tecnologia, engenharia e análise de dados figuram na lista de profissões que mais crescerem nos últimos cinco anos.

Mas se o presente está se mostrando promissor, o futuro também reserva grandes oportunidades para aqueles que decidirem investir nessa carreira. A Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), anunciou que em 2020 o setor TIC foi responsável pela criação de 50 mil novas vagas, que de acordo com o mesmo estudo não foram suficientes para suprir as necessidades do mercado. Para essa conta fechar, a entidade afirmou que seria necessária à contratação média de 70 mil profissionais por ano entre 2019 e 2024. Calcula-se que, no setor, o gap entre vagas ofertadas sem profissionais para preenchê-las pode aumentar em 25 mil ao ano.

Como a Blue Edtech pode te ajudar a conseguir uma vaga em TI no mercado de trabalho?

Como vimos acima, a busca por bons profissionais só tende a crescer nos próximos anos e para aproveitar essa nova onda, é preciso que os interessados em trabalhar no setor tenham uma formação de qualidade e que os prepare para enfrentar todos os desafios da profissão. A formação que a Blue oferece prepara seus alunos para usufruir de todas as oportunidades tornando-os aptos para atuar com ferramentas, técnicas e as linguagens modernas mais utilizadas pelo setor. Conheça nosso programa de curso.