Motivos para programar

Bons motivos para considerar uma formação em programação

A programação consiste em uma das ferramentas mais fundamentais para o desenvolvimento das tecnologias da informação. Uma boa formação de profissionais em programação possibilitou a existência de uma série de tecnologias, praticamente indispensáveis em nosso cotidiano atualmente, como os Smartfones, e que elas chegassem aos níveis modernos, práticos e visualmente atrativos de hoje em dia.

Steve Jobs, o criador da Apple, um dia disse a seguinte frase “Everybody in this world should learn how to program a computer, because it teaches you how to think” que traduzindo para o português: “Todas as pessoas do mundo deveriam aprender a programar um computador, porque isso nos ensina a pensar“.

Quando você sabe programar, pode criar o que quiser, desde um simples “script” (programa que realiza pequenas tarefas), quanto um aplicativo de celular ou um sistema complexo.

Conceito de Programação

Programação pode ser entendida como o ato de escrever, testar e realizar a manutenção de um código fonte, que é escrito em uma ou mais linguagens de programação por um programador.

Qualquer programa ou aplicativo foi programado por alguém, desde o despertador que você usa no seu celular (nesse caso, utiliza-se a programação mobile) até um complexo editor gráfico utilizado por profissionais (programação de computadores).

A programação também pode estender-se à web (programação web) onde o intuito é gerar instruções para determinar o comportamento de sites, portais, aplicações, fóruns e tudo que pode ser encontrado no ambiente web.

Um pouco da História da Programação

A programação teve seu início já há mais de um século, partindo das ideias da Ada Lovelace com o computador robusto do Babbage. Até o período da segunda Guerra mundial, os hardwares ainda tinham um protagonismo muito maior nos estudos e pesquisas dessas tecnologias do que os softwares, que são o objeto de criação da programação.

Depois da segunda guerra mundial, e, algumas décadas depois, com a criação dos smartphones, os aparelhos eletrônicos têm solicitado cada vez mais atenção aos softwares, que devem ser tão atualizados quando os hardwares, para que a tecnologia tenha visibilidade e atenda as demandas, cada vez mais exigentes, do mercado.

E quais são os motivos para você se apaixonar por programação?

Temos inúmeros motivos para essa paixão por programação, reunimos alguns deles para você conhecer ou se identificar:

Programação é arte

Programar é como fazer arquitetura, uma arte usada diariamente em suas vidas. Programadores criam soluções bonitas e eficazes com as quais as pessoas interagem e trabalham.

Trabalhar em equipe

Por mais que você trabalhe sozinho, é muito provável e normal que no meio de um desenvolvimento você precise de uma ajuda ou opinião. Há dezenas de comunidades online com usuários experientes prontos para esclarecer dúvidas.

Fazer a diferença na vida das pessoas

Quando o programador cria algo que economiza o tempo e simplifica a vida das pessoas, ele está fazendo a diferença para elas, que passam a ter mais tempo para aproveitar a vida, colocar suas ideias em prática e conectar-se com outras, graças ao programador.

Inventar coisas novas

Se você consegue criar uma lógica consistente que interage com partes do computador e outras aplicações, você pode programar essa solução. Não há limitações na programação além de sua capacidade de pensar em uma solução logicamente consistente.

Resolver problemas

Uma das coisas que mais incentivam os programadores é a possibilidade de ajudar as pessoas a resolverem problemas que, antes, pareciam insolúveis. Ter um programa que precisa de investigação e solução é algo muito instigador e os programadores adoram isso!

Combinação perfeita entre criatividade e matemática

A programação pode ser a melhor amiga de um cérebro ativo e com vontade de se desenvolver, já que é a combinação perfeita entre criatividade e matemática.

Programar é divertido

A sensação de realização de um programador quando consegue resolver um problema muito complicado e seu código roda sem nenhum erro é inexplicável e extremamente feliz!

O futuro da programação

Uma pesquisa feita em 2018 pela Universidade de Harvard (uma das mais renomadas do mundo) mostrou que até o ano de 2025 teremos aproximadamente 1.4 milhões de vagas de emprego na área da tecnologia, mas apenas 400.000 programadores, ou seja, teremos um déficit de 1 milhão de pessoas que “perderiam” a vaga simplesmente por não saber programar.

Então, que tal fazer parte desse time de programadores? Na Blue você pode transformar seu futuro, se tornar um programador e mudar o mundo. Conheça nossos cursos e vem ser um Bluemer!