Mercado de Trabalho

Programador: como se apresentar profissionalmente

8/07/21

Apesar do mercado de TI estar superaquecido, com previsão da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), de que até 2024 o setor demande cerca 420 mil profissionais para ocupar vagas de trabalho em diversas áreas de atuação, ainda é importante para alunos em formação e especialistas como programador, com anos de experiência, se mostrarem a esse mercado, e a potenciais contratantes para se firmarem na profissão.

Afinal, como já foi dito aqui no blog, não basta saber programar se ninguém enxergar suas conquistas, sua evolução ou saber qual é a sua experiência e suas especializações, para te contratar. É preciso se fazer ser visto, anunciar seu nome para que todos possam saber quem você é, ou seja, fazer seu próprio marketing. Para quem está iniciando a jornada no mundo da programação, pode parecer difícil saber por onde começar.

Por isso, vamos falar neste texto sobre como montar um portfólio de programação, e onde colocá-lo para deixar à mostra o seu trabalho e a sua evolução profissional.

Portfólio do Programador

É imprescindível para qualquer programador ou desenvolvedor, criar um arquivo para registrar os trabalhos realizados durante a carreira ou mesmo durante a formação profissional, nas aulas de programação, por exemplo, para ter em mãos uma relação de tudo o que feito, a fim de servir como uma vitrine às empresas contratantes.

Esse portfólio deve conter apenas os melhores trabalhos produzidos por você, para ser objetivo e direto, sem deixar de mostrar sua personalidade, suas referências e principais habilidades. Para isso, faça um resumo das suas skills, do seu objetivo profissional, e da sua personalidade. Isso ajuda as empresas a se identificarem com você.

Em segundo lugar, não esqueça de colocar informações para contato e de experiências passadas, como onde se formou em programação, empresas onde passou, que trabalhos executou e que projetos participou, contextualizando sua atuação, as tarefas realizadas, e se foram concluídas de maneira satisfatória. Dessa forma, os contratantes podem conferir sua experiência, suas competências e se você se encaixa na vaga disponível.

Mesmo se não tiver experiência profissional, um portfólio simples, mas bem-feito e organizado, pode abrir portas para cargos de trainee ou júnior, com mais facilidade.

Onde anunciar o trabalho de programação?

Com um portfólio em mãos, é hora de mostrar para o mundo quem é você e o seu trabalho. Há diversas formas de fazer isso. Existem redes sociais corporativas, como o LinkedIn, e comunidades de programadores como o GitHub, por exemplo, que permitem expor portfólios e dados profissionais, ajudando profissionais e contratantes a se encontrarem.

Listamos aqui, algumas das características dessas plataformas:

LinkedIn 

Fácil de usar e gratuita, é sem dúvida a rede social corporativa mais conhecida do mercado, pode ser utilizada para mostrar sua expertise profissional, comentar e seguir outros programadores, empresas e instituições de tecnologia. As maiores empresas de TI estão nessa plataforma, sendo uma ótima ferramenta para acompanhar as novidades e anúncios de vagas de emprego que elas postam diariamente;

GitHub

Plataforma de hospedagem de código-fonte, formada por mais de 65 mil programadores, que permite que qualquer usuário cadastrado contribua em projetos privados e/ou Open Source de qualquer lugar do mundo. É uma ótima ferramenta para programadores;

Portfólio em Site 

Além dessas plataformas, que podem ser usadas simultaneamente, aumentando as chances de você ser visto por empresas contratantes, é bem interessante para qualquer programador, especialmente para aqueles em início de carreira, criar um site próprio, para colocar seu portfólio online, em um espaço de destaque, a fim de usar como cartão de apresentação.

Você pode contratar serviços de hospedagem de sites, dos mais simples aos mais completos, de acordo com sua possibilidade, e fazê-lo do jeito que você quer, com a sua cara. Isso ajuda a mostrar mais sobre você, no âmbito pessoal e profissional, apresentando suas hard e soft skills.

Suporte da Blue EdTech

Para saber como entrar no mercado de trabalho de TI, nossa CEO, Daniela Lopes, pode te dar mais dicas aqui.

Na Blue, você receberá suporte para se posicionar profissionalmente, e a encontrar o primeiro emprego no setor de TI. Não perca tempo, e comece a construir seu futuro hoje mesmo: CLIQUE AQUI e faça sua inscrição!