carreira programador

O que é preciso saber para ingressar na carreira de programador?

23/09/21

A carreira de programador é uma das profissões com maior demanda da atualidade. E não é difícil de entender o motivo. Atualmente, a maioria das empresas que já possuem ou precisam criar um departamento de TI estão abrindo vagas que devem estimular o crescimento do setor. No Brasil, o crescimento do mercado de trabalho para o profissional de TI, de acordo com a IDC Brasil, será 5,8% só neste ano.

Na prática, podemos dizer que programar é o trabalho de quem, por meio de uma série de instruções em formato de códigos, torna a tecnologia uma linguagem mais fácil e acessível aos ususários. Um aplicativo como a calculadora que está embutida em seu smartphone, por exemplo, requer um código de programação para funcionar. 

Os programadores são os responsáveis pela criação dessa e de outras funcionalidades e utilizam para isso a chamada “linguagem de programação”, que funciona como uma espécie de tradutor entre a nossa própria linguagem e o dialeto dos computadores. Do desenvolvimento de softwares à produção de videogames e aplicativos para dispositivos móveis, tudo passa pela programação. Aprender a criar códigos do zero é uma tarefa que exige empenho, mas com uma boa dose de preparação, torna tudo possível. 

A profissão de TI 

A popularidade da profissão cresceu muito nos últimos anos e entre os motivos que atraem as pessoas para essa área, podemos listar a facilidade na hora de aprender a programar, além é claro da alta demanda do mercado que oferece salários extremamente atrativos. A oferta de trabalho para programadores é ampla e cada vez mais são necessários profissionais especializados para atuar nessa área. 

A vantagem das novas profissões, que surgiram com o avanço da pandemia e a necessidade de quarentena, é que não é essencial ficar preso à geografia para trabalhar, principalmente no caso de quem decidiu aprender programação. Os empregos remotos estão em alta e você pode trabalhar em empresas de todos os lugares do mundo no conforto da sua casa!

À medida que aumenta a necessidade de programadores, aumenta também a competição em campo. Portanto, você deve criar habilidades e ferramentas para ingressar nesse mercado. Assim como em qualquer carreira, para ser um bom programador é preciso dedicação e disciplina. Não basta simplesmente aprender a codar, é necessário se diferenciar. 

Para ter sucesso como programador é essencial investir em uma boa base de formação que possa te ajudar a se estabelecer e ganhar confiança para atuar na área que quiser. Um dos principais trabalhos de programação são oferecidos para desenvolvedores web, que são responsáveis, entre outras coisas, por tornar nosso acesso à sites muito mais dinâmico. A dica de ouro é: estude bem as necessidades do mercado e tenha em mente a importância de redes como o LinkedIn para ser encontrado.

Como se diferenciar como programador? 

Devemos aplicar a máxima de qualquer carreira profissional: o aprendizado não pode parar! Essa é uma regra que aplica principalmente para as carreiras de tecnologia, nas quais a necessidade de conhecimento é ditada pelo ritmo acelerado de suas inovações. Podemos dizer então que a primeira coisa é manter-se atualizado fazendo cursos nas novas áreas da programação. É preciso ter em mente que para nos desenvolvermos de forma integral como profissional, devemos ampliar os conhecimentos e as ferramentas de que dispomos.

Também devemos gostar do que fazemos, pois não há maneira mais eficiente de se destacar, em qualquer atividade, do que gostar daquilo que você faz. Escolha uma área na qual se especialize e desenvolva suas habilidades ao máximo. Impulsione sua carreira de programação aprendendo tudo o que puder, compartilhando conhecimento com seus colegas e, acima de tudo, tente manter o interesse que te motivou a investir nessa trajetória. Estudar programação é, sem dúvida, entender as necessidades que serão essenciais para  transformarmos o futuro!

Suporte da Blue EdTech

Para saber como entrar no mercado de trabalho de TI, nossa CEO, Daniela Lopes, pode te dar mais dicas aqui.

Na Blue, você receberá suporte para se posicionar profissionalmente, e a encontrar o primeiro emprego no setor de TI. Não perca tempo, e comece a construir seu futuro hoje mesmo: CLIQUE AQUI e faça sua inscrição!