Programador

O que define um programador Júnior, Pleno ou Sênior?

2/09/21

Uma etapa importante do processo seletivo e avaliação dos anúncios de vagas é a do nível de experiência de quem está se candidatando. O candidato pode ser Júnior, Pleno ou Sênior.

O que exatamente define esses três níveis?

Os profissionais que acabaram de se formar ou ainda se encontram em um nível de pequenas experiências, são Júnior. As pessoas do nível Júnior, resolvem tarefas com exigência baixa e por serem profissionais que estão iniciando sua carreira, e contam sempre com um gestor por perto para tirar dúvidas.

Pleno são os profissionais que já têm experiências mais significativas, participaram de muitos e diferentes projetos e trabalham no mercado por volta de 4 e 5 anos. Tomam algumas decisões estratégicas sozinhos, conhecem bem sua área de atuação. São mais confiantes e podem ou não precisar de um gestor por perto para direcionamentos.

No nível Sênior, os profissionais têm por volta de 10 anos de experiência, fazem participações muito importantes em projetos e reuniões, e desenvolvem projetos muito mais exigentes com uma desenvoltura profissional. Profissionais do nível Sênior podem liderar equipes e coordenar projetos.

E o que define o nível de um profissional?

A definição tem muito a ver com suas experiências, tempo de trabalho, desenvoltura, conhecimento, formação e determinação. Apesar de algumas serem padrões, muitas empresas têm suas próprias regras e, para isso, deve-se observar os requisitos necessários para a vaga.

Os cursos da Blue são direcionados para dar início à sua carreira como Dev Júnior. Quer iniciar uma carreira de sucesso e mudar o seu futuro? Conheça a Blue e inscreva-se no nosso curso!