Qual a origem dos hackathons e como ter uma boa performance

Qual a origem dos hackathons e como ter uma boa performance

Você que é nosso aluno ou que está prestes a se tornar um, já sabe o que é um hackathon, palavra aportuguesada e definida pela especialista Haydée Svab para o “Estadão” como uma maratona de programação em que vários hackers se reúnem para passar horas a fio desvendando dados, sistemas lógicos e desenvolvendo algo com isso, em sua maioria projetos de software, mas também coisas brilhantes ligadas a hardware. A duração pode variar de algumas horas a semanas, a depender do gosto dos organizadores. Qual a origem dos hackathons e como ter uma boa performance?


Em todos os cursos oferecidos na Blue, os alunos e alunas precisam passar por uma competição nesse modelo, um hackathon, no módulo 5 do primeiro semestre, que é focado em hard skills (habilidades técnicas).

Para nós, o hackathon é uma espécie de campo de treinamento com aulas imersivas. Aqui, o objetivo é preparar o aluno fazendo-o vivenciar um desafio do mercado enfrentando uma situação-problema, aplicando os conhecimentos técnicos e as novas habilidades desenvolvidas, na solução da problemática apresentada.

Por que esta atividade é importante?

Sendo você um futuro programador e programadora da área de tecnologia, desafios nesta área do conhecimento não faltarão na rotina profissional. E é preciso se virar nos 30 para solucioná-los com maior rapidez possível.

Esta abordagem, o hackathon, permite exercitar habilidades de comunicação, trabalho em equipe, empatia, solução de problemas, organização e liderança. Durante todo o processo, os alunos recebem acompanhamento e feedbacks diários dos professores sobre seu desempenho até a conclusão do projeto.

Mas qual a origem dessa palavra? 

Segundo a Agência USP de Inovação, o termo hackathon vem da junção de duas palavras da língua inglesa: hack, que quer dizer programar com excelência, e marathon, maratona. A maratona de programação, então, reúne hackers por muito tempo, com o objetivo de desenvolver soluções que causem impactos tanto internos (como no caso de uma empresa, por exemplo) quanto externos. 

Ainda de acordo com a entidade, o primeiro hackathon que se tem notícia aconteceu no ano de 1999. Desde então, virou uma prática popular, especialmente nos Estados Unidos, mas que logo se espalharia por diversos países, inclusive no Brasil. Atualmente, muitas empresas como Facebook e Google promovem hackathons com suas equipes por ser um vantajoso caminho para obter novas soluções.

Na web, há diversas referências de como mandar bem em uma competição deste tipo. Nesta matéria da Época Negócios, de 2018, Ian Oliveira, então com 19 anos e vencedor de 8 hackathons, compilou suas orientações em seis dicas principais: prepare-se previamente; busque sinergia; entenda o propósito do desafio; converse com todos à sua volta; use tecnologias que já existem e foque na experiência do usuário.Pronto, agora você já está bem informado sobre tudo o que acontece em um hackathon. E durante o curso, nos próximos meses falaremos muito mais sobre o assunto com você, para que chegue no dia e você esteja tinindo. Se tiver tempo hábil e quiser se preparar com ainda mais antecedência, é só dar uma busca na web com as palavras-chave por hackathon online 2021. E alea jacta est! Boa sorte!

Posts relacionados

O que são as soft skills e como elas impactam no sucesso profissional

O que são as soft skills e como elas impactam no sucesso profissional

Hoje é dia de falar sobre as soft skills. A tradução livre que se pode fazer da expressão, algo como habilidades suaves – ou leves, não é a mais indicada para essa situação.  Na verdade, quando o mercado de trabalho fala sobre o conceito de soft skills, ele está se referindo a habilidades interpessoais ou […]

Programador trabalhando em computador - Deep Tech

Saiba o que são as deep techs e por que 2021 pode ser o ano delas

Já ouviu falar nas deep techs? Se ainda não é do seu conhecimento, vale ficar de olho, pois essa pode ser uma de suas empregadoras. Saiba o que são as deep techs e por que 2021 pode ser o ano delas. Conforme demonstra artigo da Liga Ventures, o termo deep tech foi cunhado por Swati […]