Realidade Aumentada: O que é e onde pode ser usada?

Realidade Aumentada: O que é e onde pode ser usada?

2/02/22

Hoje abriremos a série sobre os nove pilares da Indústria 4.0 explicando um pouco mais sobre Realidade Aumentada e suas aplicações.

Definição e conceitos da Realidade Aumentada

O termo é utilizado quando estamos falando de sistemas que adicionam objetos virtuais no mundo real. Para que a R.A. seja viabilizada, precisamos de três elementos principais: uma câmera, um software potente que seja capaz de processar as imagens e adicionar objetos na tela e um gps. Pronto! É quase como enxergar por meio de uma janela, onde o sistema precisa primeiro enxergar o mundo real e colocar algo ali. Isso tudo pode acontecer por meio de sensores de movimento ou pontos de interesse, como cartões.

Falando um pouco de história

A primeira vez que se ouviu falar do conceito foi em 1901 (sim!), com o autor de “O Mágico de Oz”, Lyman Frank Baum. Há dois séculos, Lyman escreveu sobre um óculos virtual que permitia ao usuário visualizar elementos das personalidades das pessoas, e então, você poderia conhecê-la profundamente antes mesmo de cumprimentá-la. No entanto, a Realidade Aumentada teve seu marco inicial em 1959, quando o engenheiro Ivan Sutherlan criou um capacete com displays que permitiam incorporações de objetos virtuais na vida real.

A expressão “Realidade Aumentada” foi surgir de fato só em 1990, criada por Tom Caudell, bolou um sistema pra facilitar o trabalho dos mecânicos da empresa recebiam informações de cabos e ferramentas ao utilizar um óculos digital com essas informações, e aposentou os manuais de instrução.

Exemplos de aplicação e popularização da R.A.

As suas aplicações são diversas! Podem ser utilizadas no mercado de entretenimento e em um polo mais complexo, como por exemplo na área médica ou militar.

Hoje em dia, gigantes como Google, Apple e Facebook utilizam a realidade aumentada para melhorar a experiencia do usuário, alavancando as tendências de crescimento. A R.A. fez ainda mais progressos nos últimos anos e se popularizou com os jogos Pokémon Go e VR Chat. Restaurantes e bares – suporte para a captação de clientes, setor imobiliário (fotos 360 pra visitações remotas, simulações em imóveis q ainda serão construídos).

Onde pode ser usada a Realidade Aumentada na Indústria 4.0?

Agora que você já está mais inteirado sobre conceito, história e suas aplicações, vamos ao principal tema: como a Realidade Aumentada se aplica na Indústria 4.0?

A utilização do conceito traz otimizações de custo, rapidez na produção e diminui distâncias!

A R.A. na manutenção de equipamentos:

Basta posicionar a câmera ou tablet para leitura do código da máquina e para que se tenha uma visão total e em tempo real do equipamento. Ela proporcionará acesso à todas as peças mecânicas, motores, sensores, e é possível identificar rapidamente o motivo de um aquecimento extrapolado, por exemplo, sem que qualquer intervenção seja necessária previamente.

R.A. e Treinamentos: 

É possível evitar custos de viagem, aplicando a Realidade Aumentada em treinamentos de equipe. Mantendo a customização necessária para cada time, consegue-se treinar com os sistemas integrados que podem projetar determinadas situações comuns do cotidiano que os profissionais encontrão.

Melhor atendimento ao cliente: 

É possível proporcionar uma experiência inovadora com provadores virtuais, ou então, permitir que o consumidor visualize o produto dentro de casa antes de efetuar a compra. O mercado imobiliário vem sendo um grande adepto à R.A., permitindo visitas virtuais à empreendimentos que ainda não foram construídos por exemplo!

 

Na Blue você aprende sobre Indústria 4.0

Durante as próxima semanas, nós da Blue, vamos disponibilizar conteúdos relacionados à Indústria 4.0.

Fique ligado no blog para conferir mais tendência e conteúdos sobre tecnologia!