Robôs Autônomos na Indústria: O que são e qual a funcionalidade?

Robôs Autônomos na Indústria: Quais os benefícios e funcionalidade?

11/02/22

Já pensou sobre a possibilidade de a sua pizza de domingo ser entregue por um robô? Parece coisa de filme, mas é algo que já vem acontecendo e até mesmo vem se tornando comum no Vale do Silício, graças ao segundo pilar da Indústria 4.0: Robôs Autônomos.

Como surgiram? 

O conceito de robôs não é atual, e podemos encontrar referências datadas de 1960, quando a americana SRI International criou Shakey, que, equipado com câmeras e sensores de impacto, foi o primeiro exemplar capaz de navegar em ambientes complexos. A evolução da tecnologia possibilitou a integração dos robôs com a Inteligência Artificial e o Machine Learning, por exemplo, tornando-os capazes de aprender e traçar novas estratégias de forma autônoma e inteligente.

Quais os benefícios dos Robôs Autônomos para empresas que investem?

Apesar de parecer algo ainda um pouco disruptivo, os robôs autônomos já vêm movimentando o mercado há algum tempo. Recentemente a empresa Serve Robotics, especializada no setor, recebeu um aporte de 13 milhões de dólares! No Brasil, os primeiros passos foram dados pelo iFood, que ingressou nessa onda em 2021 com uma experiência teste em um ambiente controlado.

Além disso ele pode interagir com outros robôs e equipamentos, de acordo com o ambiente externo. Caso ele identifique que há uma alta demanda no chão de fábrica, poderá otimizar seu funcionamento para que consiga absorvê-la acompanhando o ritmo da produção. Isso vale também para a sua manutenção. Os robôs autônomos são capazes de identificar necessidades de revisões de todos os tipos (elétricas, mecânicas etc.), realizando autoconsertos. É importante citar que todas essas decisões são automáticas e não precisam de intervenção humana! Podem se autoconsertar, verificar necessidades de revisões.

Robôs autônomos: Aplicação no Mercado

Amazon:

Armazém da gigante Amazon é totalmente automatizado e conta com robôs integrados, com posicionamentos geográficos que evitam colisões entre si e garantem a segurança do armazém

Fazendas automáticas:

Possuem robôs com câmeras de visão que possibilitam a avaliação plantação, necessidades de irrigação ou adubação e até mesmo a qualidade dos produtos.

Entregas de supermercado:

Enquanto algumas empresas vêm ainda dando seus primeiros passos no sentido da robotização autônoma, outras já vem pensando no futuro! É o caso da Nuro, uma startup do Vale do Silício que não apenas conta com uma frota de vans de entrega autônomas, mas também estão desenvolvendo um serviço que levará o supermercado até o cliente com os produtos prontos para consumo.

Na Blue você aprende sobre Indústria 4.0

Sem dúvidas, esse é um dos principais pilares que encabeçaram essa explosão de inovações trazidas pela Indústria 4.0! Fique de olho no blog da Blue, pois na próxima semana vamos explorar “Simulação Virtual”.