Scrum

Scrum, mais do que uma metodologia, uma filosofia de vida

28/10/21

Já comentamos em outros posts aqui e aqui,  sobre metodologias ágeis. Qual a sua origem e sobre as diversas metodologias que podem ser utilizadas. Uma dessas metodologias citadas foi o Scrum, que por conta da sua adaptabilidade e aplicabilidade extensas, pode se tornar até mesmo uma filosofia de vida!

O nome Scrum nasceu do Rugby, e é também o nome de uma formação onde oito jogadores de cada time devem se posicionar para formar uma muralha. O trabalho em equipe deve ser muito bem organizado, pois se um dos jogadores falhar, toda a jogada acaba sendo comprometida. 

Por conta de sua adaptabilidade e por ser bastante democrática, a metodologia ágil Scrum, pode ser aplicada a diversos tipos de projetos de diferentes complexidades: desde os relacionados à tecnologia, passando por gestão de eventos e até mesmo para projetos pessoais. Quem conhece a metodologia e já teve sucesso utilizando-a, passa a aplicá-la em seu cotidiano, seja para atividades comuns do dia a dia, como fazer compras, ou para a realização de um grande projeto, fazer um intercâmbio ou uma festa de casamento, por exemplo.

As caixas do Scrum

É necessário que se entendam as três principais “caixas” que definirão as atividades e seus responsáveis: 

  • Caixa 01 – Personagens: Product Owner, Scrum Master, Equipe de desenvolvimento;
  • Caixa 02 – Eventos: Sprint, Planejamento de Sprint, Daily Scrum, Revisão de Sprint, Retrospectiva de Sprint;
  • Caixa 03 – Artefatos: Backlog de produto, Backlog de Sprint, Incremento, Burndown chart.

Um exemplo na prática:

Vamos supor que você e seus colegas irão realizar um churrasco para o final de semana. O primeiro passo então é definir quem será o PO, o Scrum Master e quais estarão na equipe de desenvolvimento. 

Como definir?

  • O Product Owner deve ser uma pessoa organizada e detalhista;
  • O Scrum Master é aquele super articulado e agilizado na resolução de problemas;
  • A equipe de desenvolvimento é quem faz tudo acontecer! Deve ser composta por quem está disposto a colocar a mão na massa e transformar a ideia em produto.

A partir daí deve-se desenrolar uma Sprint considerando o maior número de detalhes possível, como: Quantas pessoas estarão presentes? Quais tipos de carnes serão disponibilizados? Teremos opções de acompanhamentos? Qual a quantidade de carne, acompanhamentos, refrigerante etc.? Tudo isso deverá definir: o tamanho do local escolhido para o evento e qual o tamanho da churrasqueira que comportará os alimentos na quantidade suficiente para atender aos convidados.

Mas… e quem é que manda?

Ninguém! O Scrum é uma metodologia de modelo horizontal que se baseia na democracia, onde todas as opiniões são igualmente ouvidas e assim, fica-se viável estimar prazos factíveis, definir funções e criar soluções.

A salvação para procrastinadores

Ela é aplicável a projetos para equipes de todos os tamanhos e, inclusive, para projetos individuais. Utilizar Scrum no dia a dia pode funcionar também para desenvolver as skills relacionadas à organização, uma vez que o objetivo é definido e as tarefas e suas datas-limite estabelecidas, fica muito mais fácil de registrar as informações e partir para a ação!

Scrum na Blue

Na próxima semana, o coordenador educacional da Blue, Rene Oliveira, que é um expert em Scrum, dará uma aula pelo YouTube da Blue de como você pode utilizar a metodologia no seu dia a dia para realizar seus projetos tanto profissionais quanto pessoais. Não vai ficar de fora dessa, né? Inscreva-se no nosso canal e não perca!