Segurança Cibernética: O que é?

Segurança Cibernética: O que é?

23/03/22

Ao longo de nossa série de textos abordando os pilares da Indústria 4.0, entendemos como o desenvolvimento da tecnologia impacta drasticamente diversas esferas. A globalização e a consequente digitalização de rotinas, aumentam a quantidade de dados que se fazem preciosos para múltiplos fins. Em um ambiente virtual, as barreiras são difíceis de serem delimitadas e, com isso, a segurança pode ser comprometida. Seguindo a evolução da tecnologia com o objetivo de proteger esses dados valiosos, a segurança cibernética se concretiza como mais um pilar da Indústria 4.0.

O risco de não ter segurança cibernética 

Muitos de nós já sabemos e inclusive vivemos na pele o risco de não se ter um antivírus no computador. Lá nos anos 2000, facilmente você ganhava de “brinde” um vírus ao baixar uma música no Kazaa ou Limewire que danificava o computador de uma família toda, impactando, muitas vezes nas rotinas de todos. Esse é só um pequeno exemplo para deixar claro que as empresas já transformadas digitalmente também estão sucetíveis. Uma vez que se tem um ambiente integralmente conectado e interdependente, se tem um banco de dados extremamente valiosos e de nada adianta não ter o pilar de segurança cibernética devidamente implementado.

O impacto de um cibertaque por vírus 

Para ficar claro, um exemplo aplicado ao ecossistema industrial: em 2012, o vírus Shamoon infectou 15 companhias do grupo Saudi Aramco e deletou informações de 30 mil computadores e 2 mil servidores. Todas as empresas pararam e levaram aproximadamente 6 meses para recuperar os danos causados pelo ciberataque. Em 2016 o vírus denominado Industroyer – invadiu companhia elétrica de Kiev, na Ucrânia, e a cidade ficou por mais de 1 hora sem energia.

Segundo o CEO e fundados da Safeway, Umberto Rosti “Cybersegurança é uma parte da disciplina de Segurança da Informação que também envolve processos, pessoas e tecnologia com o intuito de garantir integridade, confidencialidade e disponibilidade de recursos de tecnologia da informação.”

Principal pilar da Indústria 4.0

Por isso, esse é o principal pilar da Indústria 4.0, uma vez que dá suporte pra que todos sejam viáveis.

Segurança cibernética precisa evoluir ao mesmo passo que todos os outros pilares. Evoluir tecnicamente.

Seguindo por este caminho, nós da Blue, estaremos sempre a par das mudanças tecnológicas e manteremos a empregabilidade sempre em alta!