Senso de comunidade: o que é e como um jovem pode se apropriar desse conceito

Senso de comunidade: o que é e como um jovem pode se apropriar desse conceito

Já parou para fazer uma reflexão mais profunda sobre o seu papel na sociedade e como suas ações impactam no seu futuro, na comunidade onde vive e, de forma mais abrangente, em todo o planeta. A Blue te convida a pensar sobre o conceito “senso de comunidade”:

  • O que você enxerga que representamos para esse mundo?
  • Você acredita em um mundo que se renova? 
  • O que você quer deixar para seus filhos?
  • Ou, se você não quer ter filhos, o que você quer deixar para as próximas gerações? 
  • Você é uma pessoa preocupada com a logística reversa?
  • Você separa o lixo da sua casa?
  • Você utiliza canudos plásticos?
  • Como você se sentiria hoje se a escola na qual você estudou no ensino básico, fundamental e médio fechasse as portas por algum motivo?
  • E se a faculdade onde você se formou também fechasse ou o curso que possibilitou que você entrasse no mercado de trabalho e hoje sustentasse o seu padrão de vida precisasse encerrar as atividades por inadimplência? Como você se sentiria?

Todos os tópicos que mencionamos acima contém fatos que estão na nossa rotina e que podem impactar bastante o nosso planeta. Portanto, seria bacana que todos nós nos importássemos com eles.

(Pausa para um recado: sem exageros, tá? Não somos xiitas em nada, então, só de você se importar, querer mudar e fazer algo e contribuir com o seu conhecimento para uma sociedade melhor, já está show de bola, vamos trabalhar juntos para melhorar cada vez o mundo).

Hoje, no Brasil, há pouquíssimos cursos que oferecem capacitação para o mercado de tecnologia sem cobrar preços exorbitantes. Sem pagar nada, então? Acho que dá para contar nos dedos. É por isso que queremos tanto promover esse senso de comunidade e responsabilidade nos jovens. 

Durante todo o curso, nada é cobrado, ou seja, o aluno não precisa dispor de recursos financeiros no momento. Mas lá na frente, quando ingressar no mercado e estiver ganhando a partir de R$ 3.500 mensais, a Blue incentivará os estudantes que usufruíram da capacitação a pagar o equivalente a 15% do seu salário. 

E por que esta é uma forma de introduzir o senso de comunidade nos jovens capacitador pela Blue? Porque essa é uma forma de manter as portas da Blue abertas para que um outro jovem, futuramente, possa também ter uma escola para fazer, de forma gratuita, um curso para ingressar no mercado de trabalho, podendo pagar somente quando tiver empregado e ganhando ao menos R$ 3.500. E assim, o ciclo é feito. 

A Blue tem em seu programa incentivar a proliferação desse senso de comunidade, embora saibamos que, na geração Z, esse senso de comunidade aflorado já vem “de fábrica” e já está no DNA de cada um. 

O que é a geração Z?

Conforme indicam os estudos da consultoria global McKinsey, apresentados no podcast “McKinsey on Consumer and Retail”, disponível aqui, quando falamos sobre geração Z, é essencial ter em mente a força que tem para eles o senso de comunidade. 

Quem é da geração Z sente-se à vontade conectando-se a diferentes comunidades, dependendo de seus interesses e das causas que elas apresentam. Sabemos que a geração Z se conecta a ideologias, não a contratos corporativos, muito menos a dinheiro e posses (diferente das gerações anteriores  que queriam ter um carro, uma casa). 

Uma outra pesquisa, essa da Box 1824, também com a McKinsey, aponta que os integrantes da geração Z são radicalmente inclusivos, têm grande poder de mobilização e seu interesse se conecta amplamente com a diversidade.

A verdade é que os jovens da geração Z querem curtir uma vida digna e que valha a pena, usufruir de bons momentos, fazer o bem para as pessoas, tornar o mundo melhor. E a única estratégia que funciona esse grupo é a conversa. 

Qualquer marca de roupa, de alimentos, de calçados ou do que for que quiserem conquistar a preferência desse público, assim como qualquer empresa empregadora, não pode tentar expressar seu ponto de vista de forma impositiva: precisa propor diálogos.

É por isso que viemos aqui com este post sugerir esse bate-papo, fazer essa proposta. No final das contas, você só vai pagar mesmo se quiser. Mas o senso de comunidade já faz parte da essência das gerações mais jovens. O convite está feito, estamos te esperando!

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