talentos tecnologia

Talentos da tecnologia na era da transformação digital

Sem dúvida, a pandemia do coronavírus impactou significativamente diferentes setores da economia, e acelerou a transformação digital de muitas empresas, seja na adoção massiva do home office ou na digitalização de serviços que antes resistiam a sair do mundo offline. Conforme o mundo se digitaliza, mais necessários se tornam os profissionais com talentos nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

E de onde vem esses talentos?

De acordo com números coletados pela UNESCO, a Tunísia é o país com maior porcentagem de estudantes a se graduarem em áreas STEM, com 43% deles seguindo carreira nesses campos.

A Índia, com 32% dos estudantes, foi o país que mais produziu graduados nessas áreas, com quase 2,7 milhões de alunos em 2018.

A UNESCO não publicou dados da China, mas, de acordo com o World Economic Forum, em 2016 o país tinha produzido 4,7 milhões de graduados em STEM.

O Brasil aparece no final dessa lista com 17,9% dos graduados, totalizando mais de 227 mil estudantes.

Este cenário atual de inovação tecnológica tornou cada vez mais competitiva a atração e retenção de profissionais qualificados.

A importância da gestão de pessoas no mercado de TI

O aumento da demanda por serviços em tecnologia e, consequentemente, das oportunidades para os profissionais da área, acirrou a disputa por essa mão de obra super especializada. Em razão dessa realidade, a gestão de pessoas vem se tornando uma função ainda mais estratégica dentro das corporações.

Em tempos de pandemia, atrair e reter os melhores talentos em TI, a fim de garantir uma equipe qualificada, motivada, produtiva e com baixos índices de rotatividade, se tornou ainda mais desafiador para as empresas.

Os setores de RH e TI de muitas organizações com visão analítica já atestaram os benefícios de atuarem juntos, e cada vez mais colocam em prática ações no sentido de tornar a área tecnológica da empresa mais humanizada.

Quais as prioridades para os candidatos em cargos de TI?

A principal prioridade da maioria dos candidatos que hoje estão em busca de emprego na área de tecnologia, com destaque para programadores, desenvolvedores e suporte de TI, não é só a remuneração. Segundo pesquisas 54% deles, consideram muito importante ter oportunidades de desenvolvimento profissional e 44% mencionaram equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O ambiente de trabalho e a cultura da empresa também são considerados relevantes.

A Blue acompanha essa transformação digital, as necessidades das empresas, e usa a força revolucionária da tecnologia para conectar pessoas e expandir horizontes com metodologias e ensino inovador. Nossos cursos vão além de escrever códigos, com técnicas de estudo e aprendizagem focados na formação de talentos que o mercado atual busca.