Blockchain

Tecnologia blockchain: já ouviu falar?

26/09/21

O termo Blockchain surgiu do encontro do universo da tecnologia com o das finanças e ganhou a atenção do mundo há poucos anos. E, justamente por ser um assunto novo, um pouco complexo e que envolve dinheiro, ele acaba gerando muitas dúvidas. 

O que é a tecnologia blockchain?

Blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações pela internet. Em tradução livre do inglês, Blockchain é uma “cadeia de blocos”. Esta sequência de blocos de dados online que carregam informações conectadas – como blocos de dados que formam uma corrente.

É esse sistema que permite o funcionamento e transação das chamadas criptomoedas, ou moedas digitais. O blockchain é importante para garantir que ninguém consiga efetuar fraudes, tornando cada moeda rastreável desde o momento de sua criação. Funciona como um grande livro-caixa público, em que são registradas todas as transações, de forma rápida e segura.

A grande inovação do blockchain foi armazenar os dados de forma sequencial, porém sem a necessidade de uma entidade coordenando o processo. Os próprios usuários da rede conseguem verificar de forma simples e praticamente sem custo se as regras estão sendo cumpridas.

Como surgiu o Blockchain

O conceito do blockchain surgiu em 2008 no artigo acadêmico Bitcoin: um sistema financeiro eletrônico peer-to-peer, de autoria de Satoshi Nakamoto (pseudônimo do suposto criador do bitcoin).

Como funciona o Blockchain

O blockchain ordena blocos de informação em cadeia sequencial, e originalmente foi denominada de Timechain, ou cadeia temporal. Ela é importante para garantir que ninguém consiga fraudar transações, já que os saldos de cada endereço dependem das movimentações passadas.

Ao contrário de uma conta bancária, em que um banco de dados armazena os saldos, podendo inclusive apagar o histórico de períodos mais longos, o blockchain registra apenas as movimentações. Para calcular o saldo, deve-se percorrer todo o histórico da rede, acompanhando as transações desde a emissão de cada moeda.

Pilares da tecnologia blockchain

O blockchain foi criado para resolver o problema do gasto duplo, por meio de um banco de dados descentralizado e facilmente verificável. Neste sentido, existem alguns pilares básicos que permeiam esta estrutura, independente da criptomoeda.

Descentralização

Ausência de uma entidade central coordenadora, ou grupo, com poderes para reverter transações, ou alterar regras de consenso à revelia dos usuários. Embora seja tecnicamente possível realizar ataques, a característica descentralizada do blockchain permite que seja feito uma cisão da rede, ignorando a sequência de blocos indesejada pelo consenso.

Transparência e livre acesso

Em redes de blockchain abertas, utilizados pelas criptomoedas, é possível auditar em tempo-real todas as transações, além da quantidade já emitida. Este processo é simples e não-custoso, sendo possível utilizar seu próprio nó (node), ou confiar em um terceiro através de exploradores de bloco (block explorers) disponíveis na internet.

Imutabilidade

Uma vez que a transação é incluída no bloco cuja solução foi encontrada por um minerador e validada pelos usuários através de seus nós (nodes), não há como retroceder. Quanto maior o número de confirmações em uma transação, mais custoso seria para alguém criar uma cadeia de blocos concorrente, de forma a reverter tal transação.

Por que todo mundo está falando em blockchain?

Porque essa é uma tecnologia que permite criar uma série de produtos revolucionários – como as criptomoedas, moedas digitais que não têm lastro em nenhum país, por exemplo.

Além das criptomoedas, a blockchain também pode ser usada para validação de documentos – como contratos e troca de ações –, transações financeiras, comercialização de músicas ou filmes, rastreamento de remessas e até votos.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre essas novas tecnologias? A Blue está sempre ligada no que tem de atual no mercado de tecnologia.

 

Leia também:

https://blueedtech.com.br/5-tendencias-de-tecnologias-de-alto-crescimento/

https://blueedtech.com.br/lgpd/

https://blueedtech.com.br/conheca-mais-sobre-essa-inovacao-em-protecao-de-dados-as-regtechs/